ESPA3 - Como e por que investir nas ações da EspaçoLaser - TC

Espaçolaser (ESPA3)

A Espaçolaser (ESPA3) é a maior empresa de depilação a laser do Brasil em termos de número de lojas e clientes, atuando há mais de 16 anos no ramo. Fundada em 2004, por Ygor Moura, Paulo Morais e Tito Pinto, a companhia abriu o capital recentemente na B3, em fevereiro de 2021.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Espaçolaser (ESPA3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Espaçolaser (ESPA3);
  2. Modelo de Negócios (ESPA3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações ESPA3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Espaçolaser

Em 2014 a companhia possuía 30 clínicas, porém, com a parceria com a rede de franquias SMZTO, ligadas à apresentadora de televisão Xuxa Meneghel, a empresa iniciou um rápido processo de expansão em território nacional. Já em 2015, eram 120 unidades de franquia Espaçolaser, ampliando assim, a base de loja em mais de quatro vezes.

Em 2016, a empresa recebeu um aporte de capital da L Catterton, uma gestora de private equity, especialista no desenvolvimento de empresas de varejo e de bens de consumo, permitindo um avanço em termos de governança corporativa, além da experiência que a gestora de private equity contribuiu.

Em 2017 a empresa inaugurou sua nova marca, Estudioface, para atuar no tratamento facial, além da Universidade do Laser, a qual funciona como um centro de treinamento que permite formar mais de 3.000 consultoras e fisioterapeutas por ano.

Modelo de Negócios (ESPA3)

A Espaçolaser (ESPA3) funciona em formato de pequenas lojas de 25m² e 60m², as quais não necessitam de estocagem de produtos e proporciona uma flexibilidade de operação, permitindo a fácil operação de franquias, lojas próprias ou joint-ventures.

Desta forma, a empresa consegue estar posicionada em shoppings centers, ruas ou centros comerciais. Atualmente, a Espaçolaser (ESPA3) conta com 554 lojas físicas espalhadas pelo Brasil, as quais contribuíram para uma Receita Líquida nos primeiros 9M20 de R$ 315 milhões.

A empresa oferece serviços de depilação para homens e mulheres em até 29 e 35 áreas do corpo. O serviço de depilação é prestado através de 10 sessões a depender da área do corpo. Além disso, 91% dos clientes da Espaçolaser são do sexo feminino, porém, o público masculino vem crescendo nos últimos anos. De 2017 a 2020 o público masculino mais que dobrou. Dentre homens e mulheres, 71% do total de clientes estão entre os 20 e 39 anos, com uma presença maior das classes sociais B2 e C2.

Durante 2020, a empresa conseguiu manter 50% da sua receita graças a implementação de canais omnichannel, os quais são feitos através de aplicativos da loja, além de atendimento via WhatsApp e website.

A Espaçolaser possui ao todo 554 lojas, sendo 192 lojas franqueadas, as quais representam 35% das vendas. 374 lojas estão localizadas em shopping centers, 139 em ruas e 41 em centros comerciais.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações ESPA3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A Companhia possui apenas 16% de Margem Operacional (reduzindo todos os gastos operacionais da receita), o que acaba gerando um resultado negativo depois do pagamento dos encargos e juros da dívida, o que representa quase 20% da Receita Bruta.

Demonstração de Resultados

Balanço Patrimonial – Ativo

A maior parte dos Ativos é representada pelo Caixa e por Contas a Receber, este último que devemos acompanhar mais de perto, em termos de PECLD e de Prazo de Recebimentos. No Não-Circulante estão presentes os ativos imobilizados (lojas da empresa) e ativos intangíveis

Balanço Patrimonial – Passivo

A maior parte do passivo da Companhia está concentrado nas dívidas (capital de terceiros), as quais devemos acompanhar o custo – podemos ter uma ideia pela análise da DRE acima.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub