Como e por que investir nas ações da Estapar (ALPK3) - TC

Estapar (ALPK3)

A Estapar (ALPK3) é uma companhia que atua no segmento de locação de estacionamentos através da participação em outras empresas de objetivo social similar. A companhia está primordialmente localizada em centros urbanos e possui como maior fonte de receita, a aquisição de direito de prestação de serviços de estacionamento e contratos de longo prazo em estabelecimentos privados.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Estapar (ALPK3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Estapar (ALPK3);
  2. O que faz a Estapar e Seu Modelo de Negócios (ALPK3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações ALPK3 na Bolsa de Valores; 
  5. Como analisar a empresa.

História da Estapar (ALPK3)

A Estapar começa sua história no início da década de 1980, através da Estapar – Estacionamentos do Paraná S/C Ltda., fundada pelos sócios Hélio e Francisco Cerqueira. Alguns anos depois, a empresa se expande para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de alterar sua denominação social para Allpark e abrir filiais em outras cidades do País.

1994 é um ano marcado pela inovação tecnológica na empresa, a qual passou a automatizar alguns de seus estacionamentos. 3 anos depois, a companhia implementou um sistema de estacionamento rotativo pago em vias e logradouros públicos, com utilização de parquímetros.

Em 2009, a companhia muda novamente sua denominação social para Estapar (nome da empresa no começo de sua história) e recebe investimentos do BTG Pactual Alpha Participações Ltda. e BTG Alpha Investments LLC. Dois anos depois, a companhia recebe investimentos do fundo de private equity, Franklin Templeton e do Bozano Investimentos.

2014 é um marco para a companhia, pois é quando ela firma contrato com diversos aeroportos do País, de prestação de serviços de estacionamento. Entre 2014 e 2020, há a troca na participação dos seus acionistas majoritários, até que em 2020 a companhia abriu capital na bolsa de valores B3.

O que faz a Estapar

A companhia atua em 23 cidades do País, por meio de 16 sociedades controladas diretamente, sendo a mais relevante a Hora Park. Ao todo, a companhia conta com 684 operações, localizadas nos principais pólos urbanos, com um total de 400 mil vagas de estacionamento, o que faz dela líder de market share com ~7,2%.

A companhia está exposta indiretamente a segmentos como aeroportos, prédios comerciais, hospitais, shoppings centers, universidades, etc).

Modelo de Negócios

Seu modelo de negócio combina serviços asset-light (em que é necessário apenas o espaço do estacionamento, em sua maioria), com contratos de longo prazo. Seus parquímetros funcionam de forma mais automatizada o possível, os quais aceitam pagamentos eletrônicos via aplicativos e plataformas digitais.

Essas aplicativos permitem: Controlar o fluxo de entrada e saída de veículos e auto pagamento; Reserva antecipada de vagas; Pagamento de tíquete On-Street e Off-Street; Fiscalização dos carros através da leitura de placa e reconhecimento digital das placas (LPR); Monitoramento 24 horas; entre outros.

A companhia atua através de cinco tipos de contratos distintos:

  • Alugadas e Administradas: Aluguéis fixos ou variáveis, com duração de até 5 anos, podendo ser renovado;
  • Concessões Públicas (On-Street): Contratos com municípios, com duração entre 5 e 20 anos, com possibilidade de renovação;
  • Concessões Públicas (Off-Street): Contratos com municípios ou entidades governamentais, com duração de longo prazo (10 a 30 anos). Esse tipo de investimento requer elevado nível de investimento, infraestrutura e equipamentos;
  • Contratos Privados de Longo Prazo: Contrato com entidades privadas (aeroportos, estádios, shoppings, hospitais, etc), com duração média entre 10 a 30 anos, com pagamento mínimo de aluguel. Esse tipo de investimento requer elevado nível de investimento, infraestrutura e equipamentos; e
  • Operações Próprias: Aquisição do direito de exclusividade na operação dos estacionamentos nos prédios comerciais e shopping centers, com prazo de contrato perpétuo.

Atualmente, o contrato com maior participação nos lucros da companhia são os Contratos Privados de Longo Prazo (50%), seguido por Alugadas e Administradas (23%), Concessões (23%) e Operações Próprias (4%). Atualmente, a exposição para Contratos Privados fez com que o prazo médio dos contratos aumentasse de 4,5 para 11,5 anos.

Governança Corporativa

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

 

Gráfico das Ações ALPK3 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações ALPK3

Fonte: TC Matrix

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Em 2019, a distribuição da Receita Líquida da companhia era separada nos seguintes segmentos operacionais: Alugadas e Administradas (47%); Contratos de Longo Prazo (35%); Concessões (15%); Operações Próprias (3%); e Outros (1%).

Ativos e Passivos

Dentre os principais ativos da companhia, estão os contratos de concessão, assim como as estruturas concedidas que a empresa tem de dispor a fim de prestar o serviço, esses que são amortizados ao longo do tempo do contrato.

Figura 4: Balanço Patrimonial – Ativos

Fonte: TC Matrix

Figura 5: Balanço Patrimonial – Passivos

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub