Como e por que investir na Ferbasa (FESA4)? | TC

Ferbasa S.A. (FESA4)

A Ferbasa S.A. (FESA4) foi fundada em 1961 em Campo Formoso, na Bahia, pelo engenheiro José Carvalho Filho. A empresa foi criada com o objetivo de produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional. Em 1963, é inaugurado o 1° forno elétrico para a produção de ferro cromo em Pojuca, Bahia. E no mesmo município, em 1986, inaugura a fábrica de ferrosilício.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Ferbasa S.A. (FESA4) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Ferbasa (FESA4);
  2. Modelo de negócio da Ferbasa (FESA4);
  3. Governança corporativa Ferbasa (FESA4);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações FESA4 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Ferbasa (FESA4)

A Companhia de Ferro Ligas da Bahia é uma sociedade anônima de capital que atua nas áreas de mineração, metalurgia, geração de energia elétrica renovável e produção florestal. A Ferbasa tem três segmentos de negócios, são elas: ligas de cromo, ligas de silício e outro segmentos (venda de excedentes que não são usados para a produção do produto final, como madeira, areia de cromita, cal virgem, cal hidratada). A Companhia é a maior fabricante de ferro ligas do Brasil e única produtora integrada de ferro cromo das Américas, abastecendo a indústria siderúrgica.

Desde 1975, a empresa mantém a Fundação José Carvalho, uma entidade que ajuda cerca de quatro mil jovens e crianças carentes a terem acesso à educação de qualidade e melhores condições de vida. A organização tem programas voltados a atividades de música, esportes e até de reforço escolar. Com o objetivo de garantir a sobrevivência e a saúde financeira da Instituição, o engenheiro decide doar grande parte das ações que possuía da Ferbasa para o projeto.

Modelo de negócio da Ferbasa (FESA4)

A firma fabrica e comercializa vários tipos de ferroligas, e cada uma tem seu mercado de atuação específico. O ferrosilício subdivide-se nas categorias cromo e 75% alta pureza. As ligas de ferrocromo subdividem-se em alto e baixo carbono, que são usados na fabricação de diversos tipos de aço e ligas especiais. A Companhia conta também com uma planta voltada à produção de cal virgem e mais quatro minas de quartzo. A principal matéria-prima utilizada na fabricação das ligas de ferrocromo é a cromita, que é o único mineral de cromo economicamente aproveitável. A Ferbasa tem aproximadamente 95% das reservas de cromita do país.

Governança corporativa Ferbasa (FESA4)

As ações da companhia estão listadas no segmento Nível 1 da B3.

Sustentabilidade

As práticas de sustentabilidade da companhia podem ser conferidas totalmente no site de relações com investidores da empresa.

Evolução da Ferbasa (FESA4) na Bolsa de Valores

Podemos ver que as ações da Ferbasa foram um excelente investimento para quem as adquiriu por volta de 2016.

Concorrentes da Ferbasa (FESA4)

A empresa está enquadrada no segmento de siderurgia e metalurgia, assim como a Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3), Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e Usiminas (USIM5).

Setor de siderurgia

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio.

Com o TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Como analisar a Ferbasa (FESA4)

Receitas

As receitas são obtidas através das ferroligas para os participantes da indústria.

Custos

Os principais custos da Ferbasa são relativos às matérias primas necessárias para elaborar os seus produtos.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Ferbasa são o imobilizado e o estoque da companhia.

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para adquirir novas operações, financiar os projetos e para gastos de capital.

Cabe salientar que a companhia possui uma estrutura de capital bem conservadora, com um Patrimônio Líquido muito grande quando comparado aos passivos

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub