Fertilizantes Heringer (FHER3)

Com 50 anos de história e fundada pelo engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer, foi umas das empresas pioneiras de produção e comercialização de fertilizantes aqui no Brasil. Sediada no Espírito Santo, a Heringer possui 19 unidades de mistura espalhadas pelo país (exceto na região norte) e 2 escritórios comerciais um no estado da Bahia e outro no Goiás. Dentre as culturas que utilizam os produtos da empresa, as quatro maiores são: soja, milho, café e cana.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Fertilizantes Heringer S.A. (FHER3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Fertilizantes Heringer (FHER3)
  2. Governança corporativa Fertilizantes Heringer (FHER3)
  3. Fertilizantes Heringer é uma empresa ESG?
  4. Evolução da Fertilizantes Heringer (FHER3) na Bolsa de Valores

O que faz Fertilizantes Heringer (FHER3)

O início das operações se dá em 1973 no Espírito Santo e a empresa busca se inovar para atender a culturas diferentes, e, assim, crescer no mercado. O destaque desta operação era sua localização, pois, situava-se em um armazém próximo ao porto de Vitória, e, por isso conseguia escoar os produtos da empresa para o estado da Bahia. Em 1979 ela se expande para o estado de São Paulo, o qual, gerou uma aumento significativo na base de clientes, pois são um grande mercado de fertilizantes.

Em 1979 e 1985 ela inaugura suas segunda e terceira unidades de produção em São Paulo, e, assim, consegue atender a demanda de todo o estado. Em 1994, a empresa abre um centro de pesquisa cafeeiro em Minas Gerais, para produzir fertilizantes eficientes e não nocivos às culturas. De 1996 a 2000, como estratégia de expansão, a Heringer inaugurou 4 novas unidades de produção dos fertilizantes sendo uma no Paraná e três em Minas Gerais, onde uma delas atenderia ao mercado existente no sul do país.

Com essas operações ela se consolida no Centro-Oeste do país em 2002. Em 2007 a Heringer realiza seu IPO, já no segmento de Novo Mercado. Até 2014 a companhia realiza uma série de investimentos em unidades operacionais pelas regiões Norte, Nordeste e Sul do país. E, em 2014 ela se vê na necessidade de aumentar seu capital social, fazendo-o com uma emissão de um total de quase 5,4 milhões de ações e aumento de mais de R$ 140 milhões em seu capital.

Recentemente em 2019 a Heringer passou por recuperação judicial em uma das unidades de produção em São Paulo, sendo o processo já deferido e em curso. Atualmente a empresa conta com 19 unidades de produção pelo Brasil e 2 escritórios comerciais. Além disso, possui uma fábrica de produção de ácido sulfúrico e superfosfato simples. Entre os principais clientes, em dados de 2017, a maioria eram produtores pessoas físicas seguidos pelos jurídicos e, depois, pelas cooperativas e revendas.

Governança corporativa Fertilizantes Heringer (FHER3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Diretores da Fertilizantes Heringer

Fertilizantes Heringer é uma empresa ESG?

A companhia investe no aprimoramento de seus produtos para que estes não sejam tão agressivos à natureza. Além disso, desenvolve e comercializa produtos voltados à nutrição vegetal, para proporcionar um maior nível de produtividade agrícola, evitando que novas áreas sejam desmatadas para serem incorporadas a atividades agropecuárias. Maiores detalhes podem ser conferidos no Relatório de Sustentabilidade da companhia em seu site de RI.

Evolução da Fertilizantes Heringer (FHER3) na Bolsa de Valores

Performance de FHER3 na Bolsa de Valores

Como analisar a Fertilizantes Heringer (FHER3)

Receitas

Valor arrecadado com as vendas dos produtos fertilizantes da companhia, atentar como ficará a situação do valor geral de vendas da companhia ao fim e após a saída da recuperação judicial em que se encontra.

Custos

Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados. Atentar para como a companhia gasta com os centros de pesquisa e desenvolvimento químico que utilizam para aprimorar seus fertilizantes. Outro ponto são as despesas financeiras que estão prejudicando os resultados da companhia.

Resultados da Fertilizantes Heringer (ação FHER3)

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para o desenrolar da Recuperação Judicial pela qual está passando, havendo o risco da necessidade de venda de seus ativos para quitar suas pendências. 

Ativos da Fertilizantes Heringer (ação FHER3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub