Fleury (FLRY3)

A Fleury (FLRY3) é um dos maiores players de saúde brasileiro e conta com uma estrutura sólida e atraente para os novos investidores. A companhia foi fundada em 1926 pelo Dr. Gastão Fleury da Silveira como um pequeno laboratório clínico na cidade de São Paulo.

Nas décadas seguintes à sua fundação, a empresa apresentou forte crescimento devido a grande oferta de procedimentos diagnósticos e não diagnósticos, integrados com uma equipe bem prestigiada frente aos clientes.

Com os avanços da medicina, o Dr. Gastão Fleury decidiu se aliar a um grupo de jovens médicos para criar no Brasil o primeiro laboratório multifuncional, composto por um especialista em cada área de patologia clínica.

A Fleury é umas da companhias do setor laboratorial e saúde com mais história no país. Desta forma, nesse texto buscaremos compreender melhor os laboratórios Fleury S.A. (FLRY3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Fleury (FLRY3);
  2. Modelo de negócio da Fleury (FLRY3);
  3. Governança corporativa Fleury (FLRY3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações FLRY3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Fleury (FLRY3)

A empresa Fleury (FLRY3) se constitui em 1964 sob a razão social de Médicos Associados – EMEÁ. Até os anos 90, a empresa passou por uma forte revolução tecnológica em seu portfólio laboratorial a exemplo do website da empresa e atendimento com terminais informatizados.

A empresa cresceu adotando uma central de diagnósticos integrados que atendia a demandas diferentes do segmento laboratorial, como também, fornecendo serviços no segmento de medicina preventiva, como o check-up de rotina (exame rotineiro feito para auferir como está a saúde geral da pessoa).

A partir de 2002, o Grupo Fleury começa a atuação em um dos pilares de seu modelo de negócio que é a participação em outras empresas. A companhia adquiriu ao longo de uma década aproximadamente 30 empresas em diferentes estados das regiões Sudestes, Sul e Nordeste do Brasil.

Destacamos os últimos 3 anos, os quais, em cada ano, a Fleury ou suas controladas adquiriram outras empresas que lhe trouxeram novos segmentos de atuação não explorados ainda pela empresa, sendo eles: hospitalar, odontológico e co-branding.

Reconhecida nacionalmente pela equipe médica e pelo público, a companhia é uma empresa tradicional no ramo em que atua, seja por si própria ou por participações. A Fleury hoje é destinada a consultoria, prestação de serviços e pesquisas na área médica e de medicina diagnóstica.

Atualmente, por meio de 9 empresas, ela atua em 7 estados brasileiros e no Distrito Federal. E os planos de expansão da companhia continuam. O Grupo Fleury anunciou recentemente um investimento milionário para a abertura de até 90 filiais clínicas em 2021.

Modelo de negócio da Fleury (FLRY3)

O modelo de negócios da Fleury (FLRY3) consiste na prestação de serviços diretamente ao público através das suas unidades de negócios e prestação de serviços a outras empresas (B2B) como hospitais e outras redes que não possuem a tecnologia necessária para os exames mais complexos.

Governança corporativa Fleury (FLRY3)

No quesito governança corporativa, desde a sua abertura de capital, em dezembro de 2009, a Companhia aderiu ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da Bovespa.

1 - diretoria da fleury

2 - conselho da fleury na bolsa de valores

Sustentabilidade – Empresas ESG

Por fim, cabe destacar a atuação ESG da empresa. A Fleury (FLRY3) possui um relatório de sustentabilidade no qual todas as ações que a companhia está realizando, realizou ou planeja realizar envolvendo a questão social, ambiental ou de governança. Esse relatório pode ser conferido na íntegra no site de relações com investidores da empresa.

Desde 2014, o Grupo Fleury integra a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Esse índice da B3 é responsável por reunir as empresas listadas na bolsa brasileira com as melhores práticas de sustentabilidade nos aspectos de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa

Gráfico das ações FLRY3 na Bolsa de valores

A partir da análise do gráfico abaixo, é possível perceber que as ações da Fleury foram um excelente investimento para quem as adquiriu por volta de 2016 e manteve-as até hoje.

Concorrentes da Fleury (FLRY3)

As principais concorrentes da Fleury listadas na bolsa são a Dasa (DASA3), Hermes Pardini (PARD3) e Alliar (AALR3), todas pertencentes ao setor de medicina diagnóstica.

Setor de medicina diagnóstica

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio. 

Com o TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Como analisar a Fleury (FLRY3)

Receitas

As receitas são obtidas através das unidades de atendimento do grupo Fleury e de parcerias com hospitais e outras redes de laboratório.

4 - receita da jbs resultado trimestral bolsa de valores

Custos

Os principais custos da Fleury são relativos às despesas com pessoal e os projetos de pesquisa e desenvolvimento, já que neste setor é importantíssimo estar sempre à frente dos concorrentes.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Fleury (FLRY3) são os intangíveis, técnicas de análise e softwares que a companhia possui.

7 - ativo da Fleury na bolsa de valores

Se você deseja saber mais sobre ativos intangíveis, não deixe de conferir o nosso texto CPC 04: entendendo o ativo intangível.  

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da Fleury (FLRY3) são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados par adquirir novas operações, financiar os projetos e para gastos de capital.

5 - custos da fleury na bolsa de valores

6 - custos da fleury na bolsa de valores

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, dividendos, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub