Como e porque investir na Fras-le (FRAS3)? | TC

Fras-le (FRAS3)

A Fras-le S.A. (FRAS3) é uma das líderes mundiais em materiais de fricção e um forte player do setor de autopeças na América do Sul. A Companhia tem um amplo portfólio, contendo mais de 12.000 itens de bens e serviços para o comércio global de autopeças, atendendo mais de 120 países. Seu controle acionário foi adquirido pela Randon S.A. Implementos e Participações, em 1996.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Fras-le S.A. (FRAS3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Fras-le (FRAS3);
  2. Governança corporativa Fras-le (FRAS3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Evolução das ações FRASE3 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa.

O que faz Fras-le (FRAS3)

A trajetória da Companhia começou no Rio Grande do Sul em 1954, ano de sua fundação, e no ano de 1961 passa a ter a denominação oficial Fras-le. Nos anos 60, estreia no mercado global fazendo suas primeiras exportações. Já em 1979, torna-se a maior empresa de fricção da América Latina, alcançando o índice de 81% das exportações brasileiras do setor. Na década de 80, acontece a aquisição do controle da Lonaflex, marca conhecida no mercado de reposição global de materiais de fricção, e começa as primeiras exportações para o continente europeu.

Em 2008, desenvolve sua estratégia de ser uma empresa global, inaugurada a Fras-le na Alemanha, México e China. Em 2012, alonga mais ainda sua atuação com a aquisição da empresa Controil, marca especializada em componentes para freios hidráulicos e polímeros. Dando continuidade ao processo de expansão, em dezembro de 2019 adquiri a Nakata Automotiva S.A., a maior fabricante de peças para moto, carro ou caminhão do mercado doméstico.

A Companhia tem forte presença em grandes mercados e foca em regiões com maior potencial e crescimento. Dentre os produtos oferecidos para o comércio global de autopeças, através das marcas Fras-le, Lonaflex e Controil, destacam-se: lonas e sapatas para freios, pastilhas, discos e tambores de freio, revestimentos de embreagem, patins enlonados, lonas moldadas e trançadas, produtos industriais para diversas aplicações e placas universais. Através da marca Controil, atende mercado internacionais importantes, exportando para países da América do Sul, Central, Ásia e Europa.

Governança corporativa Fras-le (FRAS3)

A constante busca pelo aperfeiçoamento das práticas de Governança Corporativa é um objetivo. Graças a tais políticas foi possível em 2012 a abertura do capital para a oferta de ações na B3 no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade Fras-le (FRAS3)

Desde a década de 90 a Companhia possui o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o qual tem como objetivos e metas minimizar e prevenir os impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos, o qual desenvolve sistematicamente ações voltadas à conservação ambiental. Assim como investe em programas sociais que acrescentam valores aos seus funcionários e à sociedade. Mais detalhes podem ser conferidos no site de RI da companhia.

Evolução da Fras-le (FRAS3) na Bolsa

Concorrentes da Fras-le (FRAS3)

NomeCódigoSubsetor
RandonRAPT4Material Rodoviário
TupyTUPY3Material Rodoviário

Como analisar a Fras-le (FRAS3)

Receitas

Valor arrecadado com as vendas das autopeças no Brasil e no exterior, que por serem de consumo cíclico, são muito sensíveis à variações macroeconômicas. Deve-se atentar ao desempenho do setor automotivo e de transportes, pois, esses são os principais mercados consumidores da companhia e possuem uma grande sensibilidade econômica, a qual, pode afetar de forma significantes a geração de receita.

Custos

Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados. Atentar para como a companhia gasta com os fornecedores, e, os gastos com o aço, matéria prima básica das autopeças e implementos.

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para o estoque da companhia, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que atenda a demandas inesperadas de curto prazo que venham a aparecer no mercado, pois, os ativos que a Fras-Le comercializa possuem uma elevada capilaridade na economia.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub