Gafisa (GFSA3)

A Gafisa (GFSA3) atua desde 1954 no setor de construção civil, sendo uma das líderes no mercado imobiliário brasileiro. Fundada no Rio de Janeiro sob o nome de Gomes de Almeida Fernandes, a construtora tem forte presença no mercado imobiliário em SP e no RJ. No final da década de 1990 a GP Investimentos S.A. firmou sociedade com os sócios e, após algumas transformações, foi batizada com a atual razão social.

Nesse texto buscaremos compreender melhor a empresa Gafisa (GFSA3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Gafisa (GFSA3);
  2. Governança corporativa Gafisa (GFSA3);
  3. Gráfico das ações GFSA3 na Bolsa de valores; e
  4. Como analisar a empresa

O que faz Gafisa (GFSA3)

 A Gafisa tem participações em sociedades com propósitos semelhantes ao seu, constituídas especificamente para o desenvolvimento de projetos de agregação imobiliária e para a construção de empreendimentos comerciais ou residenciais. O grupo Gafisa está presente em diversas regiões do país, já tendo atuado em aproximadamente 30 cidades localizadas em 12 dos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal.

A construtora Gafisa tem como foco empreendimentos direcionada para todas as classes sociais, tal estratégia foi a responsável pela consolidação do grupo Gafisa entre os maiores do setor imobiliário brasileiro. Vale notar que o mercado de imóveis no Brasil é bastante promissor, espera-se que o déficit habitacional brasileiro seja cada vez menor com a melhora do cenário macroeconômico ao longo dos próximos anos, o que provocaria um crescimento expressivo do setor imobiliário como um todo. 

Governança corporativa da Gafisa

Em 2006 passou a empresa abriu seu capital, no ano seguinte teve suas ações negociadas nas Bolsas dos Estados Unidos, sob a forma de American Depositary Receipts. Hoje, está listada no Novo Mercado da B3. No ano de 2016 a empresa se separou da sua controlada a construtora Tenda S.A. (TEND3).

Diretoria da Gafisa

Acionistas majoritários da Gafisa

Gráfico das ações da Gafisa na Bolsa de valores

É possível notar no gráfico de cotação das ações GFSA3 que o ativo sofreu forte desvalorização entre 2010 e 2012 e desde então mantém-se lateralizado.

Evolução GFSA3 na bolsa de valores

Como analisar a Gafisa (GFSA3)

Receitas

As receita da Gafisa (GFSA3) são oriundas, em sua maior parte, da venda de imóveis.

Resultados de Gafisa (GFSA3)

Custos

Os custos da construtora são, em essência, o custo da construção, incorporação e venda.

Ativos

O ativo da empresa está mais concentrado no curto prazo. Sendo as contas mais representativas as de Estoques (imóveis) e Contas a Receber

Ativos de Gafisa (GFSA3)

Passivos

A Gafisa (GFSA3) tem sua maior concentração dos passivos no curto prazo, sendo a maior parcela em Empréstimos e Financiamentos.

Passivos de Gafisa (GFSA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráfico de cotação das ações, dividendos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub