Grazziotin (CGRA4)

 A Grazziotin S.A. (CGRA4) está inserida no comércio varejista, atacadista e e-commerce. Dentre as principais mercadorias vendidas, destacamos móveis (atacado), itens de lojas de conveniência, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Além disso, ainda vende utilidades domésticas, artigos de cama, mesa e banho, artigos do vestuário e acessórios, perfumaria, cosméticos, itens de decoração, camping e jardinagem, bem como realiza a prestação de serviços de correspondente de instituições financeiras e preposto de corretor de seguros. 

Desta forma, neste texto buscaremos compreender melhor a empresa Grazziotin S.A. (CGRA4) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Grazziotin (CGRA4);
  2. Modelo de negócio da Grazziotin (CGRA4);
  3. Governança corporativa Grazziotin (CGRA4);
  4. Grazziotin é uma empresa ESG?;
  5. Gráfico das ações CGRA4 na Bolsa de valores;
  6. Setor e concorrentes da Grazziotin (CGRA4); e
  7. Como analisar a empresa.

O que faz a Grazziotin (CGRA4)

A história da Grazziotin S.A. é fruto de investimentos da família Grazziotin. Para ampliar seus negócios, em 13 de fevereiro de 1879, chega ao Brasil vindo de Veneza na Itália, o Sr. Valentin Grazziotin e sua família em busca de novos mercados para os negócios. Em 1922, Valentin Grazziotin, buscou novos horizontes estabelecendo-se no interior de Caxias do Sul. Nos anos 70, já era uma empresa varejista, comercializando móveis, eletrodomésticos, bazar, ferragem e material de construção, com um sistema de comercialização de segunda vanguarda, que consistia em colocar o produto diretamente na mão do consumidor.

 Em 1979, a empresa já havia aberto seu capital e suas ações já eram negociadas na bolsa de valores. Em 1981, a razão social da companhia mudou para Grazziotin S.A., e, a partir daí, começou a abertura da empresa em redes diferentes. Primeiramente, a Grazziotin inicia o processo de modernização separando o material de construção do restante da loja, ficando o nome Grazziotin para a linha de moda e bazar. Em 1984, foi criada a rede Tottal para materiais de construção, pois não ficaria adequado comercializar moda e material de construção numa mesma loja, tampouco com o mesmo nome. 

Modelo de negócio da Grazziotin (CGRA4)

Algumas estratégias da Grazziotin (CGRA4) são manter o investimento contínuo em imóveis para a instalação de lojas, pois o grupo entende que em algumas cidades é a melhor maneira para se manter o negócio rentável e competitivo no mercado local, manter a liquidez e recursos de capital suficientes para financiar seus investimentos e despesas, manter o foco no varejo de roupas (moda).

Além disso, a exploração da floresta Grazziotin também é outra atividade a parte capitalizada pelo grupo. O objetivo dessa atividade é a venda das árvores, onde o comprador é o responsável pelo corte, limpeza da floresta e pelo transporte. 

Governança Corporativa da Grazziotin (CGRA4)

A VR Grazziotin, juntamente com outros membros da família possuem a maior parcela das ações da Grazziotin, conforte está apresentado abaixo. Além disso, a companhia possui ações ordinárias e preferenciais e garante 100% de tag along.

Principais acionistas da Grazziotin (ação CGRA4)

Grazziotin é uma empresa ESG?

A Grazziotin (CGRA4) divulga anualmente um balanço com as iniciativas adotadas no âmbito organizacional, ambiental e social. Além disso, no próprio site de relações com investidores há uma parte dedicada aos projetos que a companhia apoia.  

Gráfico das ações CGRA4 na Bolsa de valores

A partir do gráfico retirado do TC Matrix é possível observar que o preço das ações da companhia vem aumentando ao longo dos anos. 

Evolução da ação CGRA4 na Bolsa de Valores

Setor e concorrentes da Grazziotin (CGRA4)

As Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Guararapes (GUAR3) estão entre as empresas que fazem parte do mesmo subsetor da B3, mas é importante lembrar que a acompanha não atua somente no segmento de moda, o que torna essas empresas do mesmo setor não muito adequadas como concorrentes diretas da Grazziotin.

A maior parte das receitas da empresa advém da marca Pormenos, que foca na venda de produtos domésticos, como cama, mesa e banho. Em segundo lugar, está a Grazziotin com as operações no segmento de moda.

Sendo assim, a empresa possui concorrência por segmento. Além disso, como boa parte da receita é oriunda das operações no setor da moda, a organização depende da situação macroeconômica, entre outras coisas, para obter um melhor desempenho.  

Como analisar a Grazziotin (CGRA4)

Receitas

Cerca de 55% da receita das lojas da CGRA4 é oriunda da marca Pormenos, seguido da marca Grazziotin, com 25,7%. Além disso, a marca Tottal é responsável por 14,2% da receira e, por fim, a marca Franco Giorgi contribui com 4,5% na receita.  

Receitas da Grazziotin (ação CGRA4)

Custos

A Grazziotin (CGRA4) possui os custos principais decorrentes da produção dos bens e prestação de serviços, mas não detalha em seus relatórios tais custos. 

Ativos

No ativo da Grazziotin, três contas são mais relevantes, que são elas: as contas a receber,  o imobilizado e os investimentos. 

Ativos da Grazziotin (ação CGRA4)

Passivos

Em relação as obrigações da companhia, a Grazziotin possui as obrigações com os fornecedores e a conta de outras obrigações como as duas mais relevantes para o passivo. 

Passivos da Grazziotin (ação CGRA4)

Para mais informações sobre as empresas da Bovespa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub