Grupo GPS (GGPS3)

A GPS Participações (GGPS3) é um grupo que possui controle de 30 diferentes empresas, as quais atuam nos mais diversos segmentos de segurança, manutenção e soluções de facilities no geral.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa GPS Participações (GGPS3), elencando os seguintes pontos:

  • História do GPS Participações (GGPS3);
  • O que faz o GPS Participações;
  • Modelo de Negócios;
  • Ações da GPS Participações (GGPS3) na B3;
  • Governança Corporativa; e
  • Como analisar a empresa.

História do GPS Participações (GGPS3)

A GPS Participações começa a partir da empresa Predial Higienização, a qual ofertava serviços de limpeza e conservação. Nascida em 1962, na cidade de Salvador, Bahia, a companhia permaneceu 30 anos nesse segmento específico. Sua expansão começou apenas na década de 1990, passando a atuar em segmentos de segurança privada, também.

Em 1998, o Grupo GPS começou a atuar em outros mercados e cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, através da expansão orgânica. Com tal expansão, o Grupo  GPS precisou de uma gestão financeira mais robusta, e foi em 2002 que Carlos Pedreira (atual líder do grupo) convidou José Caetano Lacerda para se juntar à companhia, se tornando sócio, o qual permanece até hoje como Presidente do Conselho de Administração.

Em 2006, marca a entrada do grupo num novo mercado, o de logística indoor, através da criação da In-Haus Intralogística. Dois anos depois, a companhia recebe um grande investimento do fundo de private equity Capital Mezanino I, o qual viabilizou a implantação do sistema ERP que é utilizado até hoje.

Em 2016, a companhia adquire a Graber Segurança (maior aquisição do grupo até hoje), depois do aporte da gestora Gávea Investimentos. Desde então, o Grupo já adquiriu e integrou mais de 30 diferentes grupos empresariais, além de contar com mais de 100 mil colaboradores e 2.700 clientes, se tornando líder em market share no segmento de facilities management e de segurança, segundo pesquisa da AT Kearney.

O que faz o GPS Participações

A companhia fornece, através de suas 30 empresas, serviços de:

  1. Soluções de facilities;
  2. Segurança;
  3. Logística indoor;
  4. Serviços de engenharia; e
  5. Manutenção industrial a mais de 2.700 clientes, espalhados por 22 estados.

Serviços de facilities

Principal fonte de receita da companhia, tal atividade é caracterizada por limpeza, catering, manutenção predial, prevenção e proteção contra incêndio, recepção e apoio administrativo e mão de obra temporária;

Segurança

Segundo segmento com maior representatividade na receita da companhia, tal segmento engloba os serviços de segurança patrimonial, segurança pessoal, operações de centrais de monitoramento, escolta armada, segurança de eventos, solução integrada de segurança e proteção da aviação civil;

Manutenção e serviços industriais

Terceiro maior grupo de representatividade na receita da companhia, atua na manutenção eletromecânica; automação industrial; subestação elétrica; andaimes e plataformas elevatórias; estruturas metálicas e tubulações; manutenção refratária; esteiras transportadoras; pontes rolantes; montagem e paradas eletromecânicas; limpeza industrial; e manutenção predial (elétrica, civil, hidráulica e climatização); e

Logística indoor (In-Haus)

Menor segmento em termos de representatividade de receita da companhia, esse segmento possui soluções como o recebimento de materiais para clientes, armazenagem e controle de inventário, movimentação total dos almoxarifados, alimentação de linha de produção, retirada de produto e movimentações completas nos armazéns.

Há sinergia (cross-selling) entre os segmentos em que a companhia atua, pois é normal um cliente adquirir mais de um serviço. Cerca de 81% da receita é representada por clientes com mais de 2 soluções; 47% com mais de três; e 12% com mais de 4 soluções.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Ações da GPS Participações (GGPS3) na B3

Cotação das ações da GGPS3

Como analisar a empresa

Ativo

Dentre as contas do balanço patrimonial, destacam-se as Disponibilidades da companhia, Ativo Intangível (20) e seu Contas a Receber. Do Contas a Receber, mais da metade do saldo está “A vencer”, dessa forma, deve ser acompanhado de perto, para em caso da companhia reconhecer provisões.

Além disso, o Ativo Intangível representa, em sua maior parte, pela contabilização da mais valia oriunda de aquisições de empresas. Dessa forma, despesas com impairment devem ser acompanhadas de perto.

Balanço Patrimonial – Ativos

Passivo

Destaca-se no seu passivo, os salários de funcionários e empréstimos de curto e longo prazo.

Balanço Patrimonial – Passivos

Receitas

Sua receita líquida é dividida nos seguintes segmentos: Facilities (41%); Segurança (38%); Manutenção e Serviços Industriais (17%); e Logística indoor (5%).  Além disso, a companhia possui exposição para o setor industrial (44% da receita); serviços (32%); infraestrutura (15%); varejo (8%); e setor público (1%).

Sua receita advém, principalmente, das atividades da região Sudoeste (59%), seguido por Norte e Nordeste (18%), Sul (11%), Centro-oeste (4%) e outros 8%.

Demonstração de Resultados do Exercício

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub