Grupo SBF (SBFG3)

O Grupo SBF (SBFG3) é uma holding que controla as lojas Centauro, ByTennis e Almax Sports. Mais recentemente a companhia também fechou uma parceria com a Nike, para expandir as lojas da empresa americana no Brasil.

Até março de 2021, as ações da empresa eram negociadas na B3 sob o ticker CNTO3 em referência a Centauro. A mudança no nome veio de uma decisão estratégica do CEO da empresa, Sebastião Bomfim Filho. 

Neste texto, buscaremos compreender o Grupo SBF (SBFG3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz o Grupo SBF (SBFG3);
  2. Modelo de negócios do Grupo SBF (SBFG3);
  3. Estratégia da Companhia (SBFG3);
  4. Governança Corporativa (SBFG3);
  5. Gráfico das ações da SBFG3 na Bolsa de Valores; 
  6. Como analisar a empresa.

O que faz o Grupo SBF (SBFG3)

O Grupo SBF é uma holding criada para atender as necessidades dos mais diversos consumidores relacionados ao esporte. Tem sede em São Paulo e conta com mais de 8 mil colaboradores.

A companhia tem em seu portfólio a maior rede varejista de artigos esportivos, a Centauro, que conta com mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil. 

Em 2020, o grupo adquiriu a Fisia, a distribuidora oficial da Nike no Brasil que conta com uma operação de cerca de 25 lojas. Mais recentemente, também adquiriu a Network Brasil (NWB), líder de mercado digital que possui canais próprios como Desimpedidos, Falcão 12 e Fatality.

Modelo de Negócios do Grupo SBF (SBFG3)

Como dito, o Grupo SBF busca atender os desejos dos mais diversos perfis de consumidores relacionados ao esporte. Para isso, o grupo busca que todas suas unidades de negócio funcionem de modo integrado no seu ecossistema. No varejo (Centauro e Fisia), busca proporcionar aos seus clientes uma experiência única de shopping, através do modelo Omnichannel. 

Na parte digital, a Network Brasil, focada em conteúdo de esporte, busca gerar audiência e engajamento, reduzindo assim o custo de aquisição de cliente (CAC) e gerando vendas.  

O plano do grupo é participar de toda a jornada do cliente, desde a atração até a venda do produto ou serviço.

Governança Grupo SBF (SBFG3)

Figura 1: Quadro da Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações (SBFG3)

Figura 2: Gráfico das Ações

Fonte: TC Matrix

Como Analisar a Empresa (SBFG3)

Receita

A receita do Grupo SBF vem principalmente da venda de produtos em suas lojas físicas, tanto na Centauro como na Fisia. A plataforma digital de ambas as varejistas está colaborando cada vez mais com a receita líquida do grupo. Na Centauro, houve um aumento de 39,4% na receita vinda do digital no 1T21 em relação ao 1T20.

Figura 3: Demonstração de Resultado

Fonte: TC Matrix

Custos e Despesas

Observando a linha de Despesas/Receitas Operacionais, vemos um aumento nas despesas. O que pode ser explicado pela queda temporária nas receitas de lojas físicas que não é acompanhada pelas despesas (fixas). A incorporação de novas operações como da Fisia também fizeram com que as despesas da companhia aumentassem.

Ativos

Percebe-se que a empresa mantém um bom nível de recebíveis, assim como um Caixa bastante representativo.

Outra conta mais significante são os Estoques, que como dito, representam a colheita que está armazenada.

Figura 4: Ativo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Passivos

No Passivo da Companhia, é notório o impacto das dívidas (Empréstimos e Financiamentos), o que também pode ser explicado pela entrada de novas operações na companhia. 

Figura 5: Passivo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub