Grupo Ultrapar (UGPA3)

O Grupo Ultrapar (UGPA3) controla 5 empresas, sendo elas: Ultragaz, Oxiteno, Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma, assim, atua nos segmentos de logística, óleo e gás e farmacêutico.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Grupo Ultra (UGPA3), elencando os seguintes pontos:

  • História da Grupo Ultra (UGPA3);
  • O que faz a Grupo Ultra;
  • Modelo de Negócios (UGPA3);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das Ações UGPA3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

História da Grupo Ultra (UGPA3)

O início das atividades da companhia começou com a fundação da Ultragaz, empresa pioneira no uso de GLP como gás de cozinha, no ano de 1937, por Ernesto Igel e em 1949, a companhia começa a distribuir gás de cozinha quinzenalmente através de carros, nas portas das pessoas, num sistema de entrega.

A década de 1960 é marcada pela criação da Transultra, uma unidade a fim de atender a demanda por serviços de entrega via transporte rodoviário. Além disso, a companhia atinge a marca de 1 milhão de clientes.

Na década seguinte, a companhia iniciou a produção no polo petroquímico de Mauá, São Paulo, e seu polo em Camaçari, na Bahia, juntamente com a Oxiteno Nordeste. Além disso, a companhia inaugurou o terminal Tequimar, na cidade de Aratu, na Bahia, a fim de ampliar a capacidade logística e de armazenagem.

A década de 1980 é marcada pela aquisição da Brasilgás e pela nomeação de Paulo Cunha para Diretor-Presidente da Ultra.

Na década seguinte, a companhia reestrutura e foca nos três segmentos: distribuição de combustíveis, química e logística, implantando um novo modelo de distribuição de gás GLP. Em 1999, a companhia abriu capital na BM&FBOVESPA e na NYSE.

Entre 2000 e 2010, a companhia fez aquisições importantes, como a Oxiteno, Shell Gás, Ipiranga, União Terminais e Texaco, possibilitando a companhia alcançar liderança no mercado GLP e a maior empresa de armazenamento de granéis líquidos do Brasil.

Na década seguinte, a companhia faz novas aquisições, como a aquisição da distribuição de GLP da Repsol no Brasil e expande seus projetos através de suas controladas, como a criação do ConectCar pela Ipiranga, ingresso no segmento farmacêutico com a associação com a Extrafarma, joint venture entre a Ipiranga e a Chevron para produção de lubrificantes, no geral, além da expansão dos negócios da Ultra.

O que faz a Grupo Ultra

O Grupo Ultra atua em três segmentos diferentes, sendo eles: óleo e gás (Ultragaz, Ipiranga e Ultracargo); especialidades químicas (Oxiteno); e varejo farmacêutico (Extrafarma).

Ultragaz: É líder de market share no Brasil, com 23,4% de participação de mercado. A empresa abrange cerca de 11 milhões de domicílios através de seus 5.300 revendedores independentes. A companhia possui dois segmentos operacionais distintos: envasado (o qual abrange a produção de vasilhames de gás de 13kg padronizados, utilizado principalmente em residências) e granel (utilizado no setor comercial, em shoppings centers, hotéis, condomínios, restaurantes, etc).

  • Oxiteno

A empresa é produtora de óxido de eteno e derivados, sendo uma das maiores, segundo a IHS Chemical, a empresa possui seis unidades no Brasil, três no México, uma nos Estados Unidos e uma no Uruguai, além de escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. Através da produção dos químicos, a companhia atua nos mercados de detergentes, cosméticos, pesticidas, alimentos, têxtil, fluidos hidráulicos, etc.

  • Ultracargo

É líder de mercado no Brasil, no segmento de armazenagem para granéis líquidos, com seis terminais e capacidade de 814 mil metros cúbicos de armazenagem.

  • Ipiranga

Uma das maiores redes de postos e distribuidoras de combustíveis, a empresa possui 7.090 unidades no Brasil, com cerca de 19,3% de participação de mercado. A companhia distribui diesel, gasolina, etanol, GNV, óleo combustível, querosene, ARLA 32 e lubrificantes no geral. Além de posto, a companhia conta com unidades de negócio, como a am/pm, Jet Oil e iniciativas digitais.

  • Extrafarma

Sexta maior rede de farmácias do Brasil, com 416 drogarias e 3 centros de distribuição.

Modelo de Negócios

No segmento de óleo e gás, a companhia não atua na produção nem extração da matéria-prima, apenas no transporte e armazenamento desses produtos através da Ultragaz e Ultracargo A venda do gás a domicílio acontece através de pedidos (disk gás e aplicativos), e uma rede de distribuidores.

No segmento de combustíveis, a companhia atua através de contratos com revendedores, os quais podem alugar da companhia os postos Ipiranga e passam a operá-los. Esses contratos de exclusividade de fornecimento possuem uma vigência de 1 a 10 anos.

Assim como nas empresas de óleo e gás, a Oxiteno não atua na extração da matéria prima. Toda a matéria prima é fornecida pela Braskem, a qual representa 28% dos custos variáveis da companhia.

Já na Extrafarma, suas atividades incluem apenas a distribuição e revenda de medicamentos aos consumidores finais, assim, não sendo responsável pelo processo produtivo em si.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações UGPA3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações UGPA3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A receita líquida proveniente das empresas controladas da companhia são: Ultragaz (8%); Ipiranga (84%); Oxiteno (5%); Ultracargo (1%); e Extrafarma (2%).

Balanço Patrimonial – Ativos e Passivos

A companhia não possui muitos ativos de longo prazo, como imobilizados, intangíveis, contas a receber de longo prazo, etc. Suas maiores concentrações estão em Caixa e Equivalentes, Contas a Receber(5.2) e Estoques (6). Das contas a receber, cerca de 10% está provisionado em PECDL e dos Estoques, a maior parte é representada por combustíveis e derivados, matérias primas e produtos acabados.

Nos passivos, há uma grande concentração da dívida da companhia no longo prazo, financiado tanto em moeda estrangeira quanto nacional.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub