Como e por que investir na Guararapes Confecções (GUAR3)? | TC

Guararapes Confecções (GUAR3)

A Guararapes Confecções (GUAR3) iniciou suas operações em 1974 com a abertura da loja “A Capital” em Natal (RN) sob o comando dos irmãos Nevaldo e Newton Rocha. Após quatro anos, a companhia abriu a primeira confecção em Recife (PE) e adquiriu alguns pontos de venda. Ainda na mesma década, a empresa abriu o seu capital na Bovespa.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Guararapes Confecções S.A. (GUAR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Guararapes Confecções (GUAR3)
  2. Modelo de negócio da Guararapes Confecções (GUAR3);
  3. Governança corporativa Guararapes Confecções (GUAR3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações GUAR3 na Bolsa de valores
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Guararapes Confecções (GUAR3)

A Guararapes (GUAR3) é a maior empresa de segmento de moda do mercado brasileiro. É dona da rede de lojas Riachuelo, que conta com 315 lojas instaladas em todo o território nacional. Sendo assim, a organização comercializa, principalmente, roupas e acessórios voltados tanto para o público feminino, quanto para o público masculino.

Modelo de negócio da Guararapes Confecções (GUAR3)

A Guararapes Confecções aposta em um modelo de negócio baseado em três vertentes: varejo, indústria e financeiro. A companhia foca no mercado varejista de moda por meio da Riachuelo, onde aposta no modelo de lançamento de coleção com assinaturas de nomes de peso desse universo atendendo sempre as tendências.

Além disso, a companhia se configura como uma indústria por ter fábricas responsáveis pela produção dos produtos comercializados na Riachuelo. Sendo assim, a organização vem investindo para ter uma eficiência maior na rapidez da criação e produção das peças com a comercialização. Vale lembrar que a Guararapes Confecções (GUAR3) também atua no setor financeiro com Midaway Financeira, que tem o objetivo de realizar as operações de financiamento dos consumidores das Lojas Riachuelo.

Governança corporativa Guararapes Confecções (GUAR3)

A GUAR3 divulgou um fato relevante em outubro com a sua entrada no segmento de listagem Novo Mercado da B3. Além disso, a companhia conta com um conselho de administração, um conselho fiscal e uma diretoria.

Sustentabilidade

A Guararapes Confecções divulga no site de RI ações que são adotadas no âmbito social, organizacional e ambiental, que considera pontos chaves para a geração de valor e impacto positivo por parte da organização.

Evolução da ações GUAR3 na Bolsa de Valores

As ações da Guararapes (GUAR3) apresentaram uma onda de variação ao longo dos últimos 5 anos, como é possível observar no gráfico abaixo.

Setor e concorrentes da Guararapes Confecções (GUAR3)

O setor varejista, especialmente o da moda, depende bastante das condições macroeconômicas porque o consumo neste tipo de produto depende indiretamente de nível do emprego, por exemplo. Além disso, é um setor grande, competitivo e, consequentemente, cheio de desafios. Dentre as principais concorrentes da Guararapes Confecções que estão listadas na B3, temos:

Como analisar a Guararapes Confecções (GUAR3)

Receitas

As principais fontes de receita da GUAR3 são as vendas a varejo seguindo das receitas com produtos e serviços financeiros.

Custos

Os principais custos da Guararapes Confecções são relacionados aos produtos vendidos e serviços prestados, além dos custos com estoque.

Ativos

A maior parte do ativo da Guararapes é composto pelas contas a receber e pelo estoque, conforme está apresentado abaixo.

Passivos

Boa parte das obrigações da Guararapes são de curto prazo, com destaque para outras obrigações que representa o maior peso na composição do passivo.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub