HBR Realty Empreendimentos Imobiliários (HBRE3)

A HBR Realty Empreendimentos Imobiliários (HBRE3) é uma empresa que atua no segmento imobiliário, localizada na cidade de São Paulo. A companhia possui foco em grandes empreendimentos, tais como: centros de convivência, shoppings e lajes corporativas, hotéis.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa HBR Realty Empreendimentos Imobiliários (HBRE3), elencando os seguintes pontos:

  • O que faz a HBR Realty Empreendimentos Imobiliários;
  • Modelo de Negócios (HBRE3);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das ações HBRE3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

O que faz a HBR (HBRE3)

A HBR Realty Empreendimentos S.A é uma companhia com fundada em Mogi das Cruzes (SP), em dezembro de 2011, pela família Borestein. Em 2014, a Tierra Fundo de Investimentos tornou-se sócio da empresa, a partir da subscrição de ações e aporte de capital.

Desde sua criação, a companhia explorava o conceito de “ComVem” – um shopping situado em localização diferenciada e de alta circulação. Em 2015, já tinha 4 ativos em seu portfólio: Tietê, Jardim Europa, Washington Luiz, além de outro ativo no segmento de Opportunities.

Em 2015, a empresa expande seu portfólio com a aquisição do Shopping Mogi e outros 11 ativos entre o ano de 2016 e 2018. Em 2019 vendeu seu empreendimento na Faria Lima para concluir a aquisição do Shopping Suzano – uma aquisição estratégica na época. Um ano depois, a empresa passou a investir em diferentes classes de ativos, como o Fundo Imobiliário HBRH11.

Ao final do período de setembro de 2020, a HBR (HBRE3) detinha em seu portfólio 38 ativos, sendo: 29 propriedades de renda já em operação e 9 m desenvolvimento, gestão e comercialização de propriedades de renda, totalizando uma Área Bruta Locável (ABL) de 278.801,60 m², com 179.112,82 m² sendo ABL própria (em que a companhia possui participação).

A companhia atua no segmento de renda imobiliária urbana, através de investimentos em:

  1. Centros de convivência (ComVem);
  2. Lajes corporativas de alto padrão; e
  3. Shoppings centers, além de outros ativos complementares.

Modelo de Negócios

De antemão, a HBR Realty (HBRE3) possui uma estratégia de portfólio focada em 5 classes de ativos, são eles:

  • ComVem: Nesse modelo de investimento, a companhia geralmente investe juntamente aos incorporadores do empreendimento.

A ComVem consiste em centros de convivência localizados no térreo. Nesse sentido, segmentos de farmácia, fast-food e mercados além de diversos tipos de prestadores de serviço são mais presentes nesse modelo de empreendimento. Além disso, esse modelo tende a se beneficiar da integração omnichannel devido suas possibilidades de last-mile delivery e pick-up-in-store;

  • HBR 3AAA: Esse investimento possui foco no desenvolvimento e gestão de lajes corporativas de alto padrão, na cidade de São Paulo.

Esses imóveis possuem uma TIR mais elevada, como: HBR 3A Faria Lima, HBR 3A Pinheiros, HBR 3A Itaim Bibi, HBR 3A Chucri Zaldan e HBR 3A Nações Unidas – todos com taxa interna de retorno entre 24% – 34%;

  • HBR Malls: A companhia desenvolve e adquire esses imóveis com a intenção vendê-los em momentos oportunos para parceiros estratégicos e/ou players de renda, após a maturação e expansão desses ativos;
  • HBR Opportunities: Contempla ativos como hotéis, empreendimentos built-to-suit, sales-leaseback, self-storage e estacionamentos; e
  • HBR REITs: A companhia também atua no segmento de consultoria imobiliária de fundos de investimento imobiliário.

Governança Corporativa

Gráfico das Ações HBRE3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub