Hypera (HYPE3)

A Hypera S.A. (HYPE3) é uma indústria de medicamentos e adoçantes brasileira focada no desenvolvimento de medicamentos OTC (sem prescrição), produtos de prescrição e medicamentos genéricos, além de atuação nos setores de limpeza e higiene pessoal. A companhia iniciou as operações em 2001 sob denominação de Monte Cristalina na época da aquisição da Prátika Industrial Ltda., então detentora da marca Assolan.

Ao longo de sua história a empresa realizou vários investimentos e desinvestimentos em seu portfólio na tentativa de seguir o ramo de negócios em que possui maior expertise, e, isso provocou várias alterações em sua razão social. Hoje em dia, a Hypera Pharma é um grande player do setor farmacêutico do Brasil com portfólio bem diversificado de produtos, principalmente no segmento de medicamentos sem prescrição médica (consumer health), além de dominar 50% do mercado de adoçantes.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Hypera S.A. (HYPE3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Hypera (HYPE3)
  2. Modelo de negócio da Hypera (HYPE3);
  3. Governança corporativa Hypera (HYPE3);
  4. Hypera é uma empresa ESG?;
  5. Gráfico das ações HYPE3 na Bolsa de valores;
  6. Setor das indústrias farmacêuticas; e
  7. Como analisar a empresa.

O que faz a Hypera (HYPE3)

A história da Hypera nesse segmento começa em 2007 com a aquisição da empresa Finn Administradora de Marcas Ltda., então detentora da marca Finn de adoçantes. Nesse mesmo período, também adquiriu a empresa DM, a qual, adicionou a esse segmento de portfólio da companhia as marcas Zero-Cal e Adocyl.

Por mais de uma década, até meados de 2011, a companhia fora a um dos principais players do setor de bens de consumo, quando daquele ano até 2016 iniciou uma série de desinvestimentos em suas operações. Sendo assim, ela alienou seu portfólio de empresas dos seguintes segmentos e alguns exemplos dos componentes: limpeza, alimentos, cosméticos (Monange, Bozzano, Risqué, York), preservativos (Olla, Jontex) e produtos descartáveis (POM POM, Sapeka).

A estratégia interessante durante a fase desinvestimento foi o ganho de capital, mais do que suficiente para custear o novo negócio voltado ao segmento farmacêutico. Afinal, apenas com a venda das operações em cosméticos, preservativos e descartáveis, a empresa capitalizou mais de R$ 5 bilhões.

Tratando agora do setor farmacêutico, carro chefe da empresa, suas operações se iniciaram no ano de 2007 com a aquisição da DM indústria Farmacêutica Ltda., na época vice líder do segmento de OTC’s (medicamentos isentos de prescrição), com um portfólio de mais de 10 empresas entre elas: Benegrip, Engov, Estomazil, Gelol, Merthiolate. Nos anos seguintes adquire o Laboratório Farmasa e se consagra líder do segmento de OTC’s no Brasil, além de entrar no segmento de genéricos e similares com a compra da empresa Neo Química.

Modelo de negócio da Hypera (HYPE3)

Atualmente, além dos adoçantes, a atuação da Hypera no setor farmacêutico está exposta aos seguintes segmentos:

  1. Produtos de prescrição;
  2. Produtos sem prescrição; e
  3. Genéricos e similares. 

Recentemente a empresa investiu em laboratório de estudos com o intuito de entregar mais rápido novos medicamentos e de maneira mais eficiente. Como também, ao final de 2019 e início de 2020 voltou a realizar aquisições de outras empresas, expandindo sua atuação agora também para produtos dermatológicos.

Governança corporativa Hypera (HYPE3)

As ações ordinárias da companhia estão listadas no segmento do Novo Mercado da B3 (categoria especial de listagem de companhias com o nível mais avançado de governança corporativa).

Hypera é uma empresa ESG?

As práticas de sustentabilidade da companhia podem ser conferidas totalmente no site de relações com investidores da empresa.

Gráfico das ações HYPE3 na Bolsa de valores

Podemos ver que a cotação das ações HYPE3 enfrentaram muita volatilidade no período analisado, isso deve-se principalmente ao envolvimento do principal acionista da empresa e de alguns diretores da companhia em esquemas de corrupção.

Performance de HYPE3 no Ibovespa

Concorrentes da Hypera (HYPE3)

A empresa está enquadrada no segmento de comércio e distribuição de acordo com a divisão da B3. Entretanto, a Hypera é uma indústria farmacêutica e não uma varejista (como a Drogasil, Pague Menos, Panvel e outras), logo, essa classificação da B3 não é a mais adequada para a companhia.

Setor das indústrias farmacêuticas

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Como analisar a Hypera (HYPE3)

Receitas

As receitas são obtidas através das vendas dos medicamentos para os distribuidores e também dos adoçantes.

Resultado de Hypera (HYPE3)

Custos

Os principais custos da Hypera (HYPE3) são relativos às matérias primas necessárias para elaborar os medicamentos e as despesas com vendas, já que a companhia é conhecida por ter uma veia comercial agressiva.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Hypera são os intangíveis e o caixa e equivalentes de caixa da companhia. Se você deseja saber mais sobre ativos intangíveis, não deixe de conferir o nosso texto CPC 04: entendendo o ativo intangível.  

Ativos de Hypera (HYPE3)

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa Hypera Pharma (HYPE3) são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para adquirir novas operações, financiar os projetos e para gastos de capital. 

Cabe salientar que a companhia possui uma estrutura de capital bem conservadora, com um Patrimônio Líquido muito grande quando comparado aos passivos.

Passivos de Hypera (HYPE3)

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