Iguatemi (IGTA3)

A Iguatemi é uma companhia do ramo de shoppings brasileiros que faz parte do Grupo Jereissati que gera mais de 4.000 empregos no país e participa de empreendimentos muito reconhecidos nesse segmento de atuação. Um exemplo disso é o controle da empresa Construtora Alfredo Matias S.A., a qual, possui participação no Shopping Iguatemi em São Paulo (primeiro shopping do país e metro quadrado mais caro da América Latina), defendendo e investindo nessa posição até hoje, tanto que, é o shopping mais reconhecido do Brasil.

Além disso, historicamente a rede Iguatemi se expande através de aquisições ou participações em outros players do ramo de shoppings e do ramo imobiliário voltado a prédios comerciais. E, para custear tais operações rebuscadas, a Iguatemi realizou dois follow-ons que foram muito bem sucedidos ao levantar aproximadamente R$ 900 milhões de caixa que reforçaram esse ramo de seu negócio. Além disso, como forma de se adequar aos avanços do mercado, lançou o Iguatemi 365, divisão de e-commerce da companhia.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Iguatemi Empresa de Shopping Centers  S.A. (IGTA3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Iguatemi (IGTA3)
  2. Modelo de negócios Iguatemi (IGTA3)
  3. Governança corporativa Iguatemi (IGTA3)
  4. Iguatemi é uma empresa ESG?
  5. Evolução de Iguatemi (IGTA3) na Bolsa
  6. Concorrentes de Iguatemi (IGTA3)
  7. Como analisar Iguatemi (IGTA3)

O que faz Iguatemi (IGTA3)

Fundada em 1979 e transformada em sociedade por ações em 1983, a antiga La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A. foi criada por Carlos Jereissati em São Paulo, com o intuito de participar do setor de shopping centers brasileiro. Nos anos seguintes, pós a aquisição da Construtora Alfredo, a firma passa por uma série de investimentos para a expansão do negócio: em 1980 inauguração do Iguatemi Campinas (70% de participação), em 1983 inaugura o Iguatemi Porto Alegre (32,2% de participação) e marca a entrada da empresa no mercado sulista, tanto que, seu próximo investimento em 1991 foi o Praias Belas também no sul do país (37,55%).

Em 1995, volta a investir no seu estado sede ao abrir o Market Place (32% de participação), segundo shopping da empresa no estado de São Paulo e primeiro a utilizar plataforma mista, pois, havia espaço para atendimentos comerciais aliado ao shopping em si. Além disso, até o final dos anos 90 inaugurou os seguintes shoppings Iguatemi e respectivas participações: Rio (27,7%), Caxias do Sul (8,5%)  e São Carlos (45%). A virada do milênio para empresa é marcada pelo seu IPO em 2007, sendo a primeira do setor a ter capital aberto no país e conseguindo ser bem sucedida nesse processo, captando R$ 550 milhões.

Em abril do mesmo ano a empresa consolida sua atuação no mercado da região sul, pois, adquiriu um total de 30% do Iguatemi Florianópolis. Atualmente, a Iguatemi aumentou a participação nas unidades Praia Belas e Esplanada, além de, adquirir participação minoritária na Maiojama Participações. Esta empresa é co-desenvolvedora dos shoppings da empresa no sul e geradora de empreendimentos comerciais em Porto Alegre, e, por isso, a Iguatemi decidiu estreitar os negócios entre as partes como forma de ser mais competitivo no Sul do país.

Modelo de negócio da Iguatemi (IGTA3)

Como se pode ver, a empresa cresce por inauguração de shoppings de sua marca ou participações nos mesmos, o que, também é parte de seu negócio além da geração de receita através de aluguel das salas dos estabelecimentos de seu portfólio. No geral, a Iguatemi se dedica atualmente a administrar e rentabilizar todos os 15 shoppings em que possui participação e a maioria deles se situa em posição estratégica nos centros comerciais das regiões sudeste, sul e centro-oeste. Além disso, possui participação em 2 premium outlets e 3 torres comerciais.

Governança corporativa Iguatemi (IGTA3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Principais diretores do Iguatemi

Iguatemi é uma empresa ESG?

Há mais de 10 anos, a Aliansce Sonae, sempre preocupada com os aspectos socioambientais, implementa ações sustentáveis que buscam mitigar seus impactos no meio ambiente, tais como: redução do consumo de energia através da atuação no mercado livre, automatização de sistemas de iluminação, refrigeração e afins para torná-los mais eficientes; redução no consumo de água através do uso de poços artesianos e tratamento da água e esgoto. Além disso, vem realizando testes de um sistema de compostagem em 4 de seus shoppings na região sudeste e sul, para definir o mais eficiente e adotá-los em toda a rede.

Evolução de Iguatemi (IGTA3) na Bolsa

Performance de IGTA3 no Ibovespa

Concorrentes da Iguatemi (IGTA3)

 

NomeCódigo   Subsetor
Aliansce SonaeALSO3Exploração de imóveis
BR Malls Participações  BRML3Exploração de imóveis
General ShoppingGSHP3Exploração de imóveis
JereissatiJPSA3Exploração de imóveis
MultiplanMULT3Exploração de imóveis

 

Como analisar a Iguatemi (IGTA3)

Receitas

Valor arrecadado com a exploração comercial e o planejamento de shopping centers, a prestação de serviços de administração de shopping centers e complexos imobiliários de uso misto, a compra e venda de imóveis, a exploração de estacionamentos rotativos, a intermediação na locação de espaços promocionais, a elaboração de estudos, projetos e planejamento em promoção e merchandising.

Atentar para os lojistas que atuam nas salas comerciais desses empreendimentos, pois, esses são os clientes diretos da companhia. Assim, como os shoppings são locais de lazer e entretenimento, há uma alta sensibilidade ao desempenho macroeconômico. Outro ponto importante, que, pela natureza da companhia, suas receitas podem ser afetados de forma não recorrente caso a Iguatemi venha a vender shoppings do seu portfólio.

Custos

Gastos com a manutenção, gestão e construção desses ativos imobiliários que são o meio de atuação da companhia. Como são para público de alto padrão, deve-se atentar aos dispêndios de forma eficiente em materiais de construção. Outro ponto importante, que, pela natureza da companhia, seus custos podem ser afetados de forma não recorrente caso a Iguatemi venha a adquirir mais shoppings para o seu portfólio. Além disso, a taxa de juros impacta diretamente as dívidas e financiamentos que possui.

Resultado de Iguatemi (IGTA3)

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para a conta de Caixa e Equivalentes de Caixa ou de Aplicações Financeira, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que não seja necessário à Iguatemi tomar tanta dívida em financiamentos de ativos adquiridos para aquisição.

Ativos de Iguatemi (IGTA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub