Indústrias Romi (ROMI3)

Fundada em 1938, a partir da antiga Máquinas Agrícolas Romi Ltda., a Indústria Romi (ROMI3) atua como líder nacional na fabricação de máquinas-ferramenta e processamento de plásticos. Além disso, também é um player relevante no mercado de peças resultantes de fundição e usinagem para o segmento automotivo e setor de máquinas agrícolas.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor as Indústrias Romi S.A. (ROMI3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz as Indústrias Romi (ROMI3);
  2. Governança corporativa nas Indústrias Romi (ROMI3);
  3. Gráfico das ações ROMI3 na Bolsa de valores;
  4. Como analisar a empresa.

O que faz as Indústrias Romi (ROMI3)

Em 1944 já começavam as exportações dos produtos da Romi, que hoje são comercializadas em mais de 60 países por todos os continentes. É da companhia o marco de produção do primeiro carro do país, o ROMI-ISETTA, produzido de 1956 a 1961.

Desde 1957 inaugurou-se a Fundação Romi, responsável pelo lado da contribuição da empresa à sociedade. E, em 1972 abriu o seu capital, que a partir de 2007 faz parte do Novo Mercado e hoje possui um baixíssimo free-float, com apenas 10.500 acionistas.

Desde a sua constituição, as Indústrias Romi se dedicam principalmente à produção e comercialização de máquinas-ferramenta para plásticos e outros produtos, com uma capacidade instalada de 2.900 máquinas ao ano. Há também a produção de peças à fundição em ferro cinzento e nodular, com capacidade instalada de 50.000 toneladas ao ano, que abastecem mercado interno e externo.

Para executar suas atividades, a Romi possui 13 fábricas, sendo 12 em São Paulo e uma na Alemanha. Além disso, possui 7 subsidiárias de vendas em países afora, e, outras duas subsidiárias indiretas na China e nos Estados Unidos. O negócio das indústrias Romi, se dá pela própria companhia e pelas outras 13 empresas que compõem seu portfólio. São elas:

  • Romi Machine Tool Ltda.: responsável por comercializa máquinas ferramenta e máquinas processadoras de plástico, peças de reposição e assistência técnica ao mercado da América do Norte;
  • Romi Europa GmbH: proprietária da subsidiária “Burkhardt + Weber Fertigungssysteme GmbH” e sediada na Alemanha, realiza no mercado deste país as mesmas atividade da empresa acima;
  • Romi Itália S.r.: com subsidiárias no Reino Unido, Espanha e França, realiza as mesmas atividades desempenhadas pela Romi Machine Tool Ltda;
  • Romi A.L. S.A.: sediada no Uruguai, representa a companhia na América Latina e a leva para eventos de exposição nesta região;
  • Rominor Comércio, Empreendimentos e Participações S.A.: administra e detém imóveis e outros recursos;
  • Rominor Empreendimentos: realiza participações em empreendimentos imobiliários; e
  • IRSA Máquinas México: desempenha as mesmas atividades da Romi Machine Tool Ltda., porém, para o mercado mexicano.

Governança corporativa Indústrias Romi (ROMI3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade

Com o compromisso de desenvolver uma gestão transparente com todos os públicos com os quais se relaciona – acionistas, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, a companhia possui metas com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Segundo a empresa, esta preserva recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Gráfico das ações ROMI3 na Bolsa de valores

É possível observar no gráfico com a cotação das ações ROMI3 na B3 que a empresa passou por forte valorização de seus ativos entre o início de 2017 e final de 2019. Após queda por conta da pandemia, já recuperou parte das perdas.

Como analisar as Indústrias Romi (ROMI3)

Receitas

As receitas da ROMI3 são com o valor arrecadado com as vendas das autopeças e peças no Brasil e no exterior, que por serem de consumo cíclico são muito sensíveis à variações macroeconômicas. Deve-se atentar ao desempenho do setor automotivo e de transportes, pois, esses são os principais mercados consumidores da companhia e possuem uma grande sensibilidade econômica, a qual pode afetar de forma significante a geração de receita.

Custos

Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados. Atentar para como a companhia gasta com os fornecedores, e, os gastos com a fundição e usinagem, atividade básica para a constituição das autopeças e peças. E, ter atenção na gestão financeira da companhia, que, trimestralmente vem apresentando resultados extremamente voláteis.

Ativos

Os ativos das Indústrias Romi (ROMI3) são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para o estoque da companhia, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que atenda a demandas inesperadas de curto prazo que venham a aparecer no mercado, pois, os ativos que a Romi comercializa possuem uma elevada capilaridade na economia.

Passivos

Para mais informações sobre as empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub