Intelbras (INTB3)

A Intelbras (INTB3) é a maior fabricante nacional de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação do Brasil, com presença em 98% dos municípios brasileiros.

A empresa foi fundada em 1976 no Estado de Santa Catarina, iniciando suas atividades com o foco na fabricação de centrais e aparelhos eletrônicos. Ao longo dos anos, a Intelbras foi crescendo e seu mix de produtos e serviços foi aumentando, passando a oferecer produtos e soluções em segurança, redes, comunicação e energia.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Intelbras (INTB3) abordando os seguintes pontos:

  • O que faz a Intelbras (INTB3);
  • Modelo de negócios da Intelbras (INTB3);
  • Governança Corporativa (INTB3);
  • Gráfico das ações da INTB3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

O que faz a Intelbras (INTB3)

Atualmente, a companhia conta com 4 canais de vendas dos seus produtos:

  1. Rede de distribuição (76%);
  2. Varejo (14%);
  3. Integradores & contas nomeadas (10%); e
  4. Vendas online.

A Intelbras possui cerca de 370 distribuidores ativos e aproximadamente 80.000 revendedores em sua rede de distribuição, a qual representa seu maior canal de vendas. O varejo é composto por lojas localizadas em shoppings, supermercados e e-commerce. Já os integradores representam os clientes que compram diretamente da Intelbras a fim de fazer serviços à grandes clientes.

Conforme o prospecto e dados da administração, a Intelbras é líder de mercado no segmento de Segurança Eletrônica, com 44% do market share em 2019. Seguido de Comunicação (32%), Redes (23%) e Controle de Acesso (22%).

Sua Receita advém da comercialização de um portfólio de produtos voltados a três segmentos:

  1. Segurança;
  2. Comunicação; e
  3. Energia, conforme detalhado abaixo:
  • Segurança

Alarmes, Câmeras de Segurança, CFTV IP, Sensores, Acesso Condominial, Acesso Corporativo, Incêndio, Iluminação de Emergência e Automatização de Portões e Acesso;

  • Comunicação

Redes empresariais, Fibra ótica, Redes domésticas, racks, Comunicação corporativa e residencial, além de acessórios;

  • Energia

Fontes, Baterias, Nobreaks, Filtros de linha e Soluções solares (on-grid e off-grid).

Modelo de Negócios da Intelbras (INTB3)

A Companhia possui uma cadeia verticalizada, composta pelos seguintes processos:

  1. Pesquisa e desenvolvimento;
  2. Aquisição de matéria prima;
  3. Produção; e
  4. Amostragem e testes.

Para isso, ela conta com 3 unidades fabris localizadas em São José/SC, Manaus/AM e Santa Rita do Sapucaí/MG. Além disso, a companhia conta com unidades de negócios localizados na China, Coréia e Vietnã pertencentes aos seus fornecedores.

Ao longo dos anos, a companhia fez diversas aquisições como: Maxcom (2006), Automatiza e Engesul (2013), Seventh e Décio (2019), com o objetivo de entrar em novos segmentos de mercado.

Estratégia da Companhia (INTB3)

A Companhia abriu capital em 2021, captando R$ 1,3 bilhão na operação. O capital foi captado levando em conta 3 objetivos principais da empresa:

  1. Expansão inorgânica; através de aquisições;
  2. Expansão de capacidade fabril (CAPEX); e
  3. Expansão de portfólio e canais internos (OPEX).

Governança Corporativa (INTB3)

Gráfico das ações da INTB3 na Bolsa de Valores

Como Analisar a Intelbras (INTB3)

Receitas

A Companhia apresentou trimestres bastante voláteis ao longo de 2020, muito provavelmente explicados pela sazonalidade do varejo.

Apesar disso, a Intelbras vem entregando resultados interessantes com crescimento de 20% da Receita Bruta 9M20 vs 9M19.

A Receita Líquida é composta pela seguinte composição, conforme 9M20: Segurança (53,1%); Comunicação (37,2%); e Energia (9,7%).

Custos & Despesas

A Companhia possui cerca de 85% do CPV (Custo do Produto Vendido) vinculado ao dólar. Dentre seus principais materiais de fabricação estão: condutores, placas de circuito impresso, plásticos ABS, componentes eletrônicos passivos e material para embalagem.

Percebe-se que a companhia possui um “custo fixo” (overhead) em torno dos 20% da sua Receita Bruta.

Ativo – Balanço Patrimonial

A maior parte do seu Ativo Circulante é Operacional, representado pela conta de Estoques (24%), Contas a Receber (22%) e Caixa (30%). Seu não-circulante é representado majoritariamente pelas plantas das fábricas (12%).

Passivo – Balanço Patrimonial

No Passivo Circulante, a conta de Fornecedores possui uma representatividade de 27% e Empréstimos e Financiamentos com 8%. No não Circulante, as dívidas de longo prazo representam 15%.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub