Iochpe-Maxion S.A. (MYPK3)

Fundada em 1918, Iochpe-Maxion S.A. (MYPK3) iniciou suas operações no ramo madeireiro no Estado do Rio Grande do Sul, e ao longo de sua história vem diversificando o seu portfólio de atuação, englobando o setor financeiro e posteriormente o setor industrial.

A partir da década de 90 a empresa passou a concentrar suas atividades nos segmentos de autopeças e equipamentos ferroviários, em 1998, reestruturou suas operações e definiu seu modelo de negócio passando a atuar no segmento ferroviário e no segmento automotivo. A companhia oferta rodas, chassis e componentes automotivos através de duas empresas:  — a controlada AmstedMaxion e a Maxion Sistemas.

Com a aquisição de várias empresas na década de 2010, a organização ganha destaque dentro do setor automotivo. Duas aquisições foram o Grupo Galaz, empresa mexicano fabricante de longarinas de aço para veículos comerciais; e da Hayes Lemmerz, empresa norte americana fabricante internacional de rodas automotivas.

Desta forma, nesse texto buscaremos compreender melhor a empresa Iochpe-Maxion S.A. (MYPK3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Iochpe-Maxion (MYPK3);
  2. Governança corporativa Iochpe-Maxion (MYPK3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Evolução das ações MYPK3 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Iochpe-Maxion (MYPK3)

Atualmente a companhia conta com 31 unidades fabris, localizada em 14 países e aproximadamente 15 mil funcionários. Ela opera com dois negócios principais a Maxion Wheels e a Maxion Structural Components; na Maxion Wheels ela produz e comercializa: rodas de aço e alumínio para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas; já na Maxion Structural Components, produz e comercializa: longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves. Além disso, por meio da subsidiaria AmstedMaxion produz e comercializa: rodas, fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.

Governança corporativa

Em janeiro de 2018 a empresa passou a fazer parte do “Novo mercado” junto à BMF&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa é composta por: Diretoria Executiva, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal; além de três comitês responsáveis por ajudar a diretoria nas tomadas de decisões, são estes: Comitê de Auditoria, Comitê Financeiro e o Comitê de Nomeação e remuneração.

Sustentabilidade

A companhia possui políticas sustentáveis e promove diversas inciativas voltadas para cidadania corporativa, iniciativas estas que garantem o desenvolvimento das cidades em que suas unidades industriais estão instaladas. Possui também a Fundação Iochpe, uma entidade sem fins lucrativos criada em 1989, onde ao longo de sua história especializou-se no estabelecimento de “pontes de corresponsabilidade”, criando parcerias com organizações, universidades, associações e outras empresas afim de ampliar o alcance de projetos voltados a desenvolvimento vocacional, alcançando melhoria na qualidade de vida e geração de capital social.

Além do social, a empresa também conta com políticas sustentáveis visando uma harmonia com o meio ambiente, todas as suas unidades industriais contam com o assessoramento dos Comitês de gestão ambiental que tem como principal função padronizar e melhorar as práticas ambientais.

Evolução da Iochpe-Maxion (MYPK3) na Bolsa de Valores

Podemos ver que as ações da Iochpe-Maxion enfrentaram muita volatilidade no período analisado.

Concorrentes da Iochpe-Maxion (MYPK3)

A empresa está enquadrada no segmento de consumo cíclico de automóveis e motocicletas, junto com a Metal Leve (LEVE3).

Setor da Iochpe-Maxion (MYPK3)

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio.

Com o TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Como analisar a Iochpe-Maxion (MYPK3)

Receitas

As receitas são obtidas através das vendas dos produtos para as montadoras de veículos.

Custos

Os principais custos da Iochpe-Maxion são relativos às matérias primas necessárias para elaborar os seus produtos.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Iochpe-Maxion são o intangível, o imobilizado e os estoques da companhia. Se você deseja saber mais sobre ativos intangíveis, não deixe de conferir o nosso texto CPC 04: entendendo o ativo intangível. Confira também nosso texto sobre o CPC 27: entendendo o ativo imobilizado.

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para adquirir novas operações, financiar os projetos e para gastos de capital. As obrigações com fornecedores também correspondem a parte significativa dos passivos da companhia.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub