Celulose Irani (RANI3)

A Celulose Irani (RANI3) é uma companhia de celulose e papel fundada em 1941 em Porto Alegre (RS). O objetivo inicial era implementar uma fábrica de papel em Santa Catarina.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Irani (RANI3), abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Celulose Irani (RANI3);
  2. Governança corporativa da Celulose Irani (RANI3);
  3. Gráfico das ações RANI3 na B3;
  4. Como analisar a Celulose Irani (RANI3);

O que faz a Celulose Irani (RANI3)

A Irani é uma das principais produtoras brasileiras de papel para embalagens e embalagem de papelão ondulado. A companhia fabrica produtos provenientes de base florestal renovável, 100% recicláveis, com absoluto respeito às pessoas e ao meio ambiente.

A companhia possui ampla área de atuação, com unidades em quatro estados brasileiros focadas nos seguintes pilares de negócios:

  • florestal;
  • papel;
  • embalagem; e
  • resina.

Em 1994 a companhia passou por um processo de reestruturação societária com a aquisição do seu controle pelo Grupo Habitasul. Já em 1997, a empresa adquiriu máquinas e equipamentos de uma fábrica de chapas de caixas de papelão ondulado situada em Santana de Parnaíba (SP), marcando seu ingresso no mercado de papelão ondulado e o marco inicial do processo de sua verticalização, integrando a cadeia produtiva a partir do cultivo da semente da árvore até embalagem.

Em 1999, a companhia adquiriu uma fábrica de móveis situada em Rio Negrinho (SC). Em 2005, a Irani inaugurou a usina de cogeração de energia na fábrica de papel para embalagens de Vargem Bonita (SC), proporcionando a garantia no fornecimento de energia e vapor, além de reduzir significativamente o custo de fabricação de seus produtos por meio da substituição de sua matriz energética de combustíveis fósseis para biomassa renovável.

Este projeto tornou a companhia a primeira empresa do setor de papel e embalagem do Brasil a gerar créditos de carbono nos termos do Protocolo de Kyoto.

Governança corporativa

Gráfico das ações RANI3 na B3

A Irani abriu capital na bolsa de valores do Brasil em 1977, sendo a primeira empresa do setor listada no Novo Mercado.

Como analisar a Celulose Irani (RANI3)

Receitas e Despesas

As receitas são oriundas, em sua maior parte, da venda de celulose. Os custos são, em essência, o custo da operação.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo a sua maior concentração nos ativos imobilizados e realizáveis a longo prazo.

Passivos

A empresa tem sua maior concentração de passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e financiamentos.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub