Como e porque investir na IRB Brasil (IRBR3)? | TC

IRB Brasil (IRBR3)

Líder disparada no setor de resseguros brasileiro, a IRB Brasil foi fundada como estatal sendo a primeira resseguradora do país e detentora do monopólio do setor por 69 anos com o intuito de reter no Brasil os riscos envolvidos nessa operação assim como as suas reservas, além de, acumular a posição de reguladora do setor até 2007 quando houve a criação da SUSEP.

O ano de 2020 marca a virada da IRB para o seu “novo normal” (até melhor que anteriormente, no quesito gestão), depois da substituição do antigo management que estava gerindo para benefício próprio ao invés de para a companhia e seus acionistas.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa IRB Brasil Resseguros S.A.(IRBR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz IRB Brasil (IRBR3)
  2. Modelo de negócios IRB Brasil (IRBR3)
  3. Governança corporativa IRB Brasil (IRBR3)
  4. IRB Brasil é uma empresa ESG?
  5. Evolução de IRB Brasil na Bolsa de Valores
  6. Como analisar IRB Brasil (IRBR3)
  7. Notícias de IRB Brasil (IRBR3)

O que faz IRB Brasil (IRBR3)

Instituto de Resseguros Brasil, tradução literal da sigla IRB, na época da sua criação por decreto de lei em 1939, era antiga sua razão social. A atuação inicial da firma focava em seguros de incêndio, mas, ao longo do tempo, a companhia estendeu seu portfólio para diversos segmentos desde a agrário até aeronáutico. Além disso, a IRB mostrou sua importância nacional ressegurando ou segurando projetos como: a fábrica de celulose da Klabin, os primeiros investimentos do BNDES, construção da Eletrobrás.

Com o fito de evitar a fuga de capital para o exterior e empoderar a economia nacional, o ressegurador iniciava sua missão de colaborar para o desenvolvimento do mercado de seguros com o emprego das reservas acumuladas no país. Mantendo o monopólio até 2007, o Congresso Nacional aprovou lei complementar que reabriu o mercado que havia sido fechado na época da criação da IRB. E, também nessa época é criada a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para regular o setor de seguros.

Nessa época também, a empresa foi responsável por contribuir à SUSEP com uma base de dados histórica do mercado brasileiro. E, essa base permite à IRB um prêmio em relação a outros players concorrentes, pois, a partir dela e do próprio histórico da empresa é possível ter uma expertise e uma segurança maior na hora de aplicar o modelo de negócio sobre a precificação, subscrição e retrocessão dos seguros. Tanto que em 2016 a AM Best, agência íntima ao estudo do setor de seguros e resseguros, pôs a IRB no ranking das 50 maiores emissoras de prêmios do mundo. Na média histórica entre 2014 e 2019 a IRB sempre apresentou uma participação de mercado acima dos 30%, tanto no mercado total como no mercado de resseguradores nacionais. 

Enfim, mesmo tendo um histórico positivo durante a sua trajetória, no início de 2020 a empresa passou por diversas polêmicas em relação à sua diretoria e governança, onde seus antigos componentes estavam a manipular em parte os acionistas e em parte a empresa, exclusivamente para benefício próprio. Isso porque, estes aprovaram uma política de remuneração variável de acordo com o lucro auferido pela companhia, e, assim, quanto mais a companhia apurasse lucro mais os diretores receberiam essa bonificação por resultado. E, para isto, usaram a manipulação contábil para inflar os lucros da IRB.

Toda essa situação veio à tona no mercado financeiro quando uma gestora divulgou um relatório extenso e detalhado apontando vários pontos inconsistentes da companhia que até então não haviam sido notados. Após isso, ocorreram uma série de fatores que prejudicaram ainda mais a companhia e as suas ações, incluindo falsas declarações por parte dos antigos diretores de que Warren Buffett estaria comprado na companhia e aumentando a posição. Até que, a SUSEP, decidiu por aplicar uma medida de fiscalização da empresa com o envio de um secretário próprio para atuar dentro da empresa como um mentor e guia para boa conduta, remoldando a IRB aos padrões regulatórios. 

No tocante ao novo normal de IRB, a empresa já nomeou novos cargos substitutos aos anteriores que ou foram demitidos ou pediram demissão. E, a atual gestão sobre a liderança de Antônio Cássio dos Santos vem reformulando de forma muito eficiente a imagem desestabilizada que havia sido imposta à IRB por tais escândalos e a transparência da companhia com o mercado e seus acionistas, indo além deste âmbito, e, ajustando algumas inconsistências do negócio da IRB que é uma resseguradora muito importante a nível mundial.

Modelo de negócio da IRB Brasil (IRBR3)

O negócio de resseguros é bem complicado de se compreender até mesmo para quem tem alguma experiência no mercado, mas, basicamente, a empresa busca auferir receita por meio dos contratos de seguros e resseguros ofertados por ela. Nesse sentido, a companhia se responsabiliza por cobrir o ativo envolvido no contrato, e, não havendo aviso de sinistro do ativo coberto a cada final de exercício, os ganhos com o capital (prêmios) envolvidos no contrato, os quais são aplicados à algum juros, ficam para a companhia.

Além disso, nos casos onde ocorrem sinistros, e, após segurar o cliente, a empresa vende o ativo que foi sinistrado e adquire uma receita em cima desta operação. Outra forma de gerar receita é por meio da retrocessão, que, nada mais é que uma diversificação conjunta a outras resseguradoras. Onde, ambas dividem os riscos entre si e consequentemente os prêmios. 

Governança corporativa IRB Brasil (IRBR3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Principais diretores de IRB Brasil

IRB Brasil é uma empresa ESG?

A companhia contribui com a sociedade por meio de patrocínios a ações sociais, culturais e esportivas, com foco em contribuir para a melhoria de vida de crianças, adolescentes e idosos, prioritariamente, na área de saúde. No quesito ambiental, mesmo com o baixo impacto decorrente de suas atividades, busca-se o uso racional de recursos naturais e o descarte correto de resíduos produzidos na operação, levando essa determinação também para os seus fornecedores de produtos e serviços. 

Evolução da IRB Brasil (IRBR3) na Bolsa

Performance de IRBR3 no Ibovespa

Como analisar a IRB Brasil (IRBR3)

Receitas

As receitas são obtidas sumariamente através dos prêmios emitidos. É importante verificar como e onde a companhia irá compensar as receitas que deixaram de ser auferidas com os negócios que foram descontinuados no segundo trimestre de 2020. Assim como, acompanhar o Índice de Sinistralidade, que mede a relação dos prêmios ganhos com os prêmios emitidos, o que nos passa a informação se a empresa está “alavancada” operacionalmente ou não.

Custos

No geral os custos da IRB se referem a despesas com ativos dos sinistros ocorridos. É interessante acompanhar o Índice de Combinado, que mede a relação dos prêmios ganhos com as despesas administrativas da companhia, o que nos passa a informação se a empresa está eficiente operacionalmente em relação aos seus custos ou não.

Resultados de IRB Brasil (IRBR3)

Passivos

A principal questão dos passivos da IRB Brasil são suas provisões técnicas, ou seja, montante de capital que constitui uma reserva com o fito de cobrir compromissos futuros, que no caso da IRB são os sinistros que ocorrem com clientes. Basicamente são duas, a Provisão de Sinistros a Liquidar – PSL e a Provisão de Sinistros Ocorridos mas não Avisados – IBNR. Essa preocupação ocorre justamente porque foram as Provisões que a antiga gestão manipulou contabilmente em benefício próprio. Já que, seu subdimensionamento inflacionava o lucro da companhia que rentabilizava os gestores. E, isso tem um custo, o qual a companhia está passando por ele, a insolvência.

Ativos de IRB Brasil (IRBR3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Últimas notícias de IRB Brasil (IRBR3)

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub