Líder disparada no setor de resseguros brasileiro, a IRB Brasil foi fundada como estatal sendo a primeira resseguradora do país e detentora do monopólio do setor por 69 anos com o intuito de reter no Brasil os riscos envolvidos nessa operação assim como as suas reservas, além de, acumular a posição de reguladora do setor até 2007 quando houve a criação da SUSEP.
O ano de 2020 marca a virada da IRB para o seu “novo normal” (até melhor que anteriormente, no quesito gestão), depois da substituição do antigo management que estava gerindo para benefício próprio ao invés de para a companhia e seus acionistas.
Nesse texto, buscaremos compreender a empresa IRB Brasil Resseguros S.A.(IRBR3) perpassando pelos seguintes pontos:
- O que faz IRB Brasil (IRBR3)
- Modelo de negócios IRB Brasil (IRBR3)
- Governança corporativa IRB Brasil (IRBR3)
- IRB Brasil é uma empresa ESG?
- Evolução de IRB Brasil na Bolsa de Valores
- Como analisar IRB Brasil (IRBR3)
- Notícias de IRB Brasil (IRBR3)
O que faz IRB Brasil (IRBR3)
Instituto de Resseguros Brasil, tradução literal da sigla IRB, na época da sua criação por decreto de lei em 1939, era antiga sua razão social. A atuação inicial da firma focava em seguros de incêndio, mas, ao longo do tempo, a companhia estendeu seu portfólio para diversos segmentos desde a agrário até aeronáutico. Além disso, a IRB mostrou sua importância nacional ressegurando ou segurando projetos como: a fábrica de celulose da Klabin, os primeiros investimentos do BNDES, construção da Eletrobrás.
Com o fito de evitar a fuga de capital para o exterior e empoderar a economia nacional, o ressegurador iniciava sua missão de colaborar para o desenvolvimento do mercado de seguros com o emprego das reservas acumuladas no país. Mantendo o monopólio até 2007, o Congresso Nacional aprovou lei complementar que reabriu o mercado que havia sido fechado na época da criação da IRB. E, também nessa época é criada a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para regular o setor de seguros.
Nessa época também, a empresa foi responsável por contribuir à SUSEP com uma base de dados histórica do mercado brasileiro. E, essa base permite à IRB um prêmio em relação a outros players concorrentes, pois, a partir dela e do próprio histórico da empresa é possível ter uma expertise e uma segurança maior na hora de aplicar o modelo de negócio sobre a precificação, subscrição e retrocessão dos seguros. Tanto que em 2016 a AM Best, agência íntima ao estudo do setor de seguros e resseguros, pôs a IRB no ranking das 50 maiores emissoras de prêmios do mundo. Na média histórica entre 2014 e 2019 a IRB sempre apresentou uma participação de mercado acima dos 30%, tanto no mercado total como no mercado de resseguradores nacionais.
Enfim, mesmo tendo um histórico positivo durante a sua trajetória, no início de 2020 a empresa passou por diversas polêmicas em relação à sua diretoria e governança, onde seus antigos componentes estavam a manipular em parte os acionistas e em parte a empresa, exclusivamente para benefício próprio. Isso porque, estes aprovaram uma política de remuneração variável de acordo com o lucro auferido pela companhia, e, assim, quanto mais a companhia apurasse lucro mais os diretores receberiam essa bonificação por resultado. E, para isto, usaram a manipulação contábil para inflar os lucros da IRB.
Toda essa situação veio à tona no mercado financeiro quando uma gestora divulgou um relatório extenso e detalhado apontando vários pontos inconsistentes da companhia que até então não haviam sido notados. Após isso, ocorreram uma série de fatores que prejudicaram ainda mais a companhia e as suas ações, incluindo falsas declarações por parte dos antigos diretores de que Warren Buffett estaria comprado na companhia e aumentando a posição. Até que, a SUSEP, decidiu por aplicar uma medida de fiscalização da empresa com o envio de um secretário próprio para atuar dentro da empresa como um mentor e guia para boa conduta, remoldando a IRB aos padrões regulatórios.
No tocante ao novo normal de IRB, a empresa já nomeou novos cargos substitutos aos anteriores que ou foram demitidos ou pediram demissão. E, a atual gestão sobre a liderança de Antônio Cássio dos Santos vem reformulando de forma muito eficiente a imagem desestabilizada que havia sido imposta à IRB por tais escândalos e a transparência da companhia com o mercado e seus acionistas, indo além deste âmbito, e, ajustando algumas inconsistências do negócio da IRB que é uma resseguradora muito importante a nível mundial.
Modelo de negócio da IRB Brasil (IRBR3)
O negócio de resseguros é bem complicado de se compreender até mesmo para quem tem alguma experiência no mercado, mas, basicamente, a empresa busca auferir receita por meio dos contratos de seguros e resseguros ofertados por ela. Nesse sentido, a companhia se responsabiliza por cobrir o ativo envolvido no contrato, e, não havendo aviso de sinistro do ativo coberto a cada final de exercício, os ganhos com o capital (prêmios) envolvidos no contrato, os quais são aplicados à algum juros, ficam para a companhia.
Além disso, nos casos onde ocorrem sinistros, e, após segurar o cliente, a empresa vende o ativo que foi sinistrado e adquire uma receita em cima desta operação. Outra forma de gerar receita é por meio da retrocessão, que, nada mais é que uma diversificação conjunta a outras resseguradoras. Onde, ambas dividem os riscos entre si e consequentemente os prêmios.
Governança corporativa IRB Brasil (IRBR3)
No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:
IRB Brasil é uma empresa ESG?
A companhia contribui com a sociedade por meio de patrocínios a ações sociais, culturais e esportivas, com foco em contribuir para a melhoria de vida de crianças, adolescentes e idosos, prioritariamente, na área de saúde. No quesito ambiental, mesmo com o baixo impacto decorrente de suas atividades, busca-se o uso racional de recursos naturais e o descarte correto de resíduos produzidos na operação, levando essa determinação também para os seus fornecedores de produtos e serviços.
Evolução da IRB Brasil (IRBR3) na Bolsa
Como analisar a IRB Brasil (IRBR3)
Receitas
As receitas são obtidas sumariamente através dos prêmios emitidos. É importante verificar como e onde a companhia irá compensar as receitas que deixaram de ser auferidas com os negócios que foram descontinuados no segundo trimestre de 2020. Assim como, acompanhar o Índice de Sinistralidade, que mede a relação dos prêmios ganhos com os prêmios emitidos, o que nos passa a informação se a empresa está “alavancada” operacionalmente ou não.
Custos
No geral os custos da IRB se referem a despesas com ativos dos sinistros ocorridos. É interessante acompanhar o Índice de Combinado, que mede a relação dos prêmios ganhos com as despesas administrativas da companhia, o que nos passa a informação se a empresa está eficiente operacionalmente em relação aos seus custos ou não.
Passivos
A principal questão dos passivos da IRB Brasil são suas provisões técnicas, ou seja, montante de capital que constitui uma reserva com o fito de cobrir compromissos futuros, que no caso da IRB são os sinistros que ocorrem com clientes. Basicamente são duas, a Provisão de Sinistros a Liquidar – PSL e a Provisão de Sinistros Ocorridos mas não Avisados – IBNR. Essa preocupação ocorre justamente porque foram as Provisões que a antiga gestão manipulou contabilmente em benefício próprio. Já que, seu subdimensionamento inflacionava o lucro da companhia que rentabilizava os gestores. E, isso tem um custo, o qual a companhia está passando por ele, a insolvência.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.
Últimas notícias de IRB Brasil (IRBR3)
- IRB Brasil (IBRB3) sobe 2,87% após lançar serviço de dados e estatística
- BB Investimentos vê incerteza em IRB Brasil (IRBR3) e fixa preço-alvo a R$5,20
- IRB Brasil (IRBR3) cai mais de 3% após divulgação de prejuízo no terceiro trimestre
- IRB Brasil (IRBR3) sobe quase 8% na manhã de terça após anúncio de debêntures
- IRB Brasil (IRBR3) e B3 (B3SA3) anunciam parceria para a criação de plataforma inédita baseada em blockchain