ISA CTEEP (TRPL4)

A CTEEP surgiu em 1999 a partir da divisão da estatal paulista CESP. Já em 2001, a CTEEP (TRPL4) adquiriu a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE). Em 2006, a companhia foi privatizada transformando-se em ISA CTEEP S.A. (TRPL4).

Desde então, a ISA CTEEP vem se consolidando em vários estados brasileiros por meio das concessões promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a construção de redes de transmissão em municípios. Foi dessa forma que a CTEEP adentrou e se consolidou no mercado do Sudeste, por exemplo, e também foi a partir daí que a companhia deu início as subsidiárias IEMG, IENNE, IESUL entre outras.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa ISA CTEEP S.A. (TRPL4) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz ISA CTEEP (TRPL4);
  2. Modelo de negócio da ISA CTEEP (TRPL4);
  3. Governança corporativa ISA CTEEP (TRPL4);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações TRPL4 na Bolsa de valores;
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a ISA CTEEP (TRPL4)

A ISA CTEEP é hoje a maior empresa privada de transmissão de energia do setor elétrico brasileiro. A companhia está presente em 17 estados e é responsável por cerca de 33% de toda energia transmitida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, a CTEEP transmite cerca de 60% da energia consumida no Sudeste e cerca de 94% da energia consumida pelo estado de São Paulo por meio do SIN.

Modelo de negócio da CTEEP (TRPL4)

O modelo de negocia da companhia é baseado na transmissão de energia, uma vez que no setor elétrico pode ser dividido por etapas que passa pela geração, transmissão, distribuição e a comercialização da energia elétrica.

Além disso, a ISA CTEEP foca na expansão de novas conexões, além das melhorias e modernizações nas redes já existentes. A companhia conta uma série de subsidiárias que estão presentes nos estados de atuação.

Governança corporativa ISA CTEEP (TRPL4)

A ISA CTEEP está presente no segmento de listagem Nível 1 de governanças. Possui cerca de 28% de free float. A companhia possui alguns prêmios, que estão dispostos no site de RI, acerca do nível de transparência. Além disso, a TRLP4 garante 80% de tag along. O controle da organização está nas mãos do grupo ISA (89,50% das ações ON) e a Eletrobrás possui cerca de 36% das ações (9,75% de ações ordinárias e 52,94% de ações preferenciais) da TRLP4.

Sustentabilidade

A ISA CTEEP apresenta relatório de sustentabilidade, além de apresentar no site de RI os projetos sociais que a organização contribui e também divulga as iniciativas tomadas no âmbito ambiental e de governa. Dentre as estratégias adotadas estão o projeto Jaguar, que atua na preservação ambiental e na colaboração para melhorias das populações rurais, além do investimento em 13 projetos sociais.

Evolução da CTEEP (TRPL4) na Bolsa de Valores

Como analisar a ISA TEEP (TRPL4)

Receitas

A receita da ISA CTEEP é oriunda das manutenções, remuneração dos ativos de concessão, aluguéis e prestação de serviços, além da receita de infraestrutura.

Custos

Os principais custos da ISA CTEEP são os custos com as obras em construção, além da manutenção de toda a rede já existente.

Ativos

No tocante ao ativo, a ISA CTEEP apresenta um maior volume de ativo realizável a longo prazo e os investimentos.

Passivos

Por fim, no que compete ao passivo, a maior parte das empresas são de longo prazo com impostos deferidos e empréstimos e financiamentos.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub