Itaú (ITUB4)

O Itaú (ITUB4)  como conhecemos hoje se deu pela fusão entre o Banco Itaú S.A. (fundado em 1943) e o Unibanco (fundado em 1924). A fusão dos bancos gerou a maior instituição financeira do Brasil, combinando os negócios de ambos como método de crescimento por fusão e aquisição.

Atualmente o banco atua em todo território nacional e possui operações em outros 20 países na América, Europa e Ásia. Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor o banco Itaú (ITUB4) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Itaú (ITUB4);
  2. Governança corporativa Itaú (ITUB4);
  3. O Itaú é uma empresa ESG?;
  4. Diferença entre ITUB4 e IUTB3;
  5. Evolução na Bolsa de Valores;
  6. Como analisar Itaú (ITUB4);
  7. Vídeo sobre o Itaú (ITUB4).

O que faz Itaú (ITUB4)

A função principal do Itaú é gerir suas posições no capital social de instituições financeiras, e, nos limites da lei, exercer as funções de instituição financeira. Fazendo uma comparação com a Itaúsa, é possível dizer que ela é responsável pelo operacional das empresas em que o Itaú mantém posição e gerência da parte financeira. Um ponto interessante em relação à empresas de capital aberto aqui no Brasil, é que o Itaú “disputa” com a Petrobras a posição de empresa mais valiosa na bolsa de valores.

O negócio do banco é dividido em três atuações: mercado, varejo, atacado. No segmento de varejo, fica responsável de oferecer serviços financeiros (oferta de crédito, previdência, capitalização, financiamentos) típicos de bancos desde pessoas físicas à pequenas empresas. Já no segmento de atacado, é responsável por clientes grandes e corporativos, oferecendo serviços financeiros e gestão/solução de recursos e mercado de capitais dos clientes.

Por fim, o segmento de atividades com mercado, sendo este a operação efetivamente própria da empresa. Nesta parte, o Itaú se responsabiliza por gerenciar o resultado financeiro da empresa, a sustentação do negócio em si e das contas do Itaú para que haja perpetuidade da empresa e atendimento aos clientes. Um exemplo, é a gestão de risco e arbitragem que a equipe desse segmento faz, além de, realizar operações no mercado externo. Enfim, é esse segmento o responsável pela posição na empresa Porto Seguro S.A. e mercado de capitais.

Governança corporativa Itaú (ITUB4)

No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA, além de estar listada também na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Sua estrutura de governança conta com Diretoria Executiva, Conselho Administrativo, Conselho Fiscal em sua estrutura a empresa não reporta comitês.

Diretoria do Itaú

Acionistas majoritários do Itaú

O Itaú é uma empresa ESG?

A governança tem como objetivo fortalecer a agenda de sustentabilidade no processo decisório do Itaú Unibanco. Está estruturada em quatro instâncias: 

  •  Comitê de Acompanhamento da Sustentabilidade Composto por integrantes do Conselho de Administração, é responsável por acompanhar a implementação desta Política e das práticas relacionadas, verificando sua aderência aos valores da organização e observando padrões e referências nacionais e internacionais.
  •  Comissão Executiva de Sustentabilidade Composta pelos integrantes do Comitê Executivo, tem como objetivo definir a orientação estratégica da Política, integrando a sustentabilidade às práticas de negócio e à cultura do Itaú Unibanco. 
  •  Comitê de Sustentabilidade Composto por diretores, é responsável por definir estratégias de atuação do Itaú Unibanco, de acordo com as Políticas e Diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva de Sustentabilidade. 
  •  Comissão de Sustentabilidade Composta por superintendentes e gerentes, é responsável por promover a evolução da agenda de sustentabilidade do Itaú Unibanco, analisar riscos e oportunidades em relação ao mercado e propor projetos e soluções. 

Diferença entre ITUB4 e ITUB3

As ações terminadas em 3, como ITUB3, são as ações ordinárias. Esse tipo de ação dá aos acionistas direitos de participação na empresa. Já os tickers terminados em 4 indicam uma ação preferencial, que dá ao acionista direito a proventos e dividendos distribuídos pela empresa. Não são todas as empresas que possuem essa norma, varia de uma para outra, mas no caso o Itaú se encaixa neste modelo.

Evolução do Itaú (ITUB4) na Bolsa de Valores

Performance de ITUB4 na bolsa

Como analisar o Itaú ITUB4

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da intermediação financeira e serviços financeiros.

Resultado de Itaú (ITUB4)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da intermediação financeira. 

Ativos

A massiva parte dos seus ativos são ativos financeiros. 

Ativos do Itaú (ITUB4)

Passivos

Seus passivos, em maior parte, são passivos Financeiros ao Custo Amortizado.

Passivos do Itaú (ITUB4)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Vídeo sobre o Itaú no canal YouTube do TC

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub