Como e porque investir na Itaúsa (ITSA4)? | TC

Itaúsa (ITSA4)

Holding de participações e capital aberto, a Itaúsa é controladora do seguinte portfólio: Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, NTS e Itautec. Sua constituição foi exatamente para concentrar as decisões estratégicas dessas empresas e torná-las mais eficientes. Tanto que, ao final de 2019, as empresas do portfólio chegaram a um patamar de atuação em 20 países, no entanto, com foco na área financeira.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Itaúsa (ITSA4) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Itaúsa (ITSA4);
  2. Governança corporativa Itaúsa (ITSA4);
  3. Itaúsa é uma empresa ESG?;
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisa Itaúsa (ITSA4);

O que faz Itaúsa (ITSA4)

A história da empresa começa em 1966 com a fundação do Banco Federal Itaú de Investimentos S.A., o primeiro banco de investimentos do Brasil. Até 1973 atingiu sua terceira razão social, Banco Itaú Português de Investimentos S.A., isso porque, vinha em uma rotina de reformulação de seu modelo de negócios principalmente voltado à área de investimentos. Sendo assim, como as proporções foram tomando uma posição muito grande do free-float das empresas do Itaú, decidiu-se reaver essa situação. E, por isso, deixa de ser banco de investimentos e passou a ser apenas holding das empresas em que possuía posição. Em 1991 chega ao final dessa reorganização da holding e seu negócio com a renomeação da razão social para Itaúsa – Investimentos Itaú S.A.

Do ponto de vista do setor de atuação, a holding está exposta a dois setores: financeiro e não financeiro. No entanto, entende-se mais por uma empresa do setor financeiro, já que, desde sua criação, o intuito da mesma era cuidar das operações das empresas que o Itaú Unibanco detinha e detém posição majoritária. Dentre as controladas do setor financeiro, apenas está o Itaú Unibanco. Já dentro do setor não financeiro temos, Duratex (DTEX3), NTS, Alpargatas (ALPA3; ALPA4) e Itautec. Esta última não tem capital aberto, logo, não possuímos texto sobre ela no TC, porém, basicamente é a divisão do Itaú responsável por prestar os serviços financeiros.

No segundo trimestre de 2020 a Itaúsa e o Itautec entraram em acordo de incorporação das ações destas pela holding, e, esta operação teve como objetivo simplificar a estrutura acionária das envolvidas e facilitar a gestão da estrutura de capital. Além disso, em junho de 2020 a razão social de 1991 deu lugar a apenas “Itaúsa – S.A.”. Como também, a empresa está envolvida em um processo de liquidação da Liquigás, e, quando os desdobramentos burocráticos dessa operação chegarem ao fim, a Itaúsa deterá aproximadamente  49% da Copagaz, a qual, é também participante deste processo e ao fim do mesmo se consagrará da Liquigás e Nacional Gás.

Governança corporativa Itaúsa (ITSA4)

A estrutura de governança da Itaúsa é composta por Assembleia Geral de Acionistas, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Comitê de Ética, Divulgação e Negociação. Em 2015, adicionalmente, foram criados três comissões de apoio à Diretoria Executiva: Pessoas; Sustentabilidade e Riscos; e Estratégia e Investimentos.

Nomes dos principais diretores da Itaúsa

Acionistas majoritários da Itaúsa

Itaúsa é uma empresa ESG?

A preocupação com os impactos ambientais, o apoio ao desenvolvimento social e dos colaboradores e a geração de valor estão presentes em todos os planos de ações executados conforme as necessidades de cada companhia. 

Um dos indicadores de êxito dessa estratégia é a participação da Itaúsa e do Itaú Unibanco na carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI), referência de empresas com elevados padrões de gestão da sustentabilidade. Apenas sete empresas brasileiras fazem parte desse seleto grupo. 

Além disso, o relatório anual  publicado em 2018, com informações referentes a 2017, foi publicado pelo Itaú Unibanco e Duratex de acordo com os critérios da Global Reporting Initiative (GRI), padrão internacionalmente reconhecido e aceito para a prestação de contas e comparabilidade das informações das organizações. O relatório anual da Itaúsa publicado em 2018, com informações de 2017 e segue a versão GRI-Standards das diretrizes da GRI, com abordagem abrangente, em que são relatadas informações de perfil e governança da holding, bem como mudanças referentes ao porte, à estrutura e à participação acionária da organização.

Evolução da Itaúsa (ITSA4) na Bolsa de Valores

Evolução de ITSA4 na bolsa de valores

Como analisar a Itaúsa (ITSA4)

Receitas

As receita são oriundas das companhias que a Itaúsa detém participação, com maior concentração nas receitas provenientes do Banco Itaú.

Receitas de Itaúsa (ITSA4)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da holding.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante, tendo a maior concentração em Investimentos (Participação nas companhias).

Ativos de Itaúsa (ITSA4)

Passivos

A empresa é bem enxuta em passivos. São algumas obrigações de curto prazo e empréstimos e financiamentos de longo prazo.

Passivos de Itaúsa (ITSA4)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub