JALL3 - Como e por que investir nas ações da JAlles Machado? - TC

Jalles Machado (JALL3)

A Jalles Machado (JALL3) é a maior companhia exportadora de açúcar orgânico do mundo, sendo responsável por possuir 100% da cana-de-açúcar própria e 100% da colheita e plantio mecanizados. Atualmente a empresa exporta açúcar para mais de 20 países.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Jalles Machado (JALL3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Jalles Machado (JALL3);
  2. Modelo de negócios da Jalles Machado (JALL3);
  3. Estratégia da Companhia (JALL3);
  4. Governança Corporativa (JALL3);
  5. Gráfico das ações da JALL3 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Jalles Machado (JALL3)

A Jalles Machado é uma companhia do setor industrial de materiais básicos, responsável pela produção de produtos derivados da cana de açúcar, principalmente, como: Etanol, Açúcar Branco, Açúcar Orgânico, Derivados de Levedura e Saneantes.

A companhia possui 2 fábricas atualmente, a Unidade Jalles Machado e a Unidade Otávio Lage, inaugurada em 2011. Ambas unidades produzem um volume de moagem combinado de 5,3 milhões de toneladas por safra. Ambas localizadas em Goianésia, Goiás, separadas por uma distância de 60 km.

Atualmente, a Jalles Machado espera pela finalização da ferrovia Norte-Sul, a qual conecta o estado de Tocantins e o estado de São Paulo, atravessando Goiás. Essa ligação ferroviária ajudaria a diminuir os custos (frete até os portos) da empresa e facilitaria a logística para a exportação dos seus produtos.

Modelo de Negócios

Atualmente, a Jalles Machado possui sua cadeia produtiva 100% verticalizada, desde a matéria-prima até o produto acabado. Visto que o mercado de commodity é extremamente competitivo, pois não possui muita diferenciação de produto, ganhando margem em cima da eficiência no seu processo produtivo. A companhia consegue disponibilizar matéria prima suficiente para 100% de uso de sua capacidade (custo de R$ 114/tonelada).

Além disso, a companhia possui um investimento em capacidade de Armazenamento da matéria-prima, o qual garante a Jalles Machado em comercializar o produto apenas em cenários de preço/safra vantajosos, garantindo melhores condições macroeconômicas de comercialização.

Nessa lógica de melhora de eficiência, a Jalles Machado utiliza os restos da produção (bagaço de cana) para produzir energia, a qual é comercializada com o intuito de gerar receita adicional para a empresa. Atualmente, a companhia tem capacidade instalada para geração de 142 MW, suficientes para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.

Estratégia Competitiva (JALL3)

Aumento da moagem via crescimento orgânico e aquisição de ativos industriais com meta de incrementar sua produção em 1 milhões de toneladas, a partir do:

  1. Plantio de expansão em 8 mil hectares;
  2. Substituição da caldeira da Unidade Jalles Machado por uma de alta pressão;
  3. Produção de etanol anidro;
  4. Aumento da capacidade de armazenagem; e
  5. Aquisição de novos ativos industriais com objetivo de diversificação geográfica (SP, MG, MS).

Além disso, a Jalles Machado pretende implementar um projeto de geração de energia com biogás, o qual agregará maior capacidade de geração de energia pela companhia. Além de utilizar tecnologias dentro do setor de sucroenergético para incrementar a produtividade dos ativos (energia solar para irrigação).

Governança Corporativa (JALL3)

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações (JALL3)

Como Analisar a Empresa (JALL3)

Receita

A Receita da Jalles Machado advém da produção e comercialização de Etanol (38%), Açúcar Branco (29%), Açúcar Orgânico (24%), principalmente. Além disso, a Companhia produz Energia, Saneantes (8%) e Derivados de Levedura mas em quantidades menos representativas.

A estratégia da companhia nos últimos anos tem sido focar na produção de produtos “não-commodity”, haja visto seu maior valor agregado, reduzindo o break-even da Companhia e aumentando sua margem frente aos concorrentes. Considerando o período de safra 17/18, a Companhia apresentou um CAGR de 12,3% da Receita Não-Commodity – hoje, 34% da Receita da empresa advém de produtos não-commodity.

Demonstração de Resultado

Custos e Despesas

Observando a linha de Custo dos Bens/Serviços vendidos, percebe-se que a Companhia possui uma certa “volatilidade” na sua linha de Receita e uma linha mais estável de Custos, o que pode ser explicado pelo impacto do câmbio em suas vendas.

Ativo – Balanço Patrimonial

Percebe-se que a empresa mantém um Recebíveis muito baixo, enquanto um Caixa bastante representativo, o que melhora a situação de liquidez da Companhia e necessitando de menos controle de Recebimento de Vendas e consequentemente Capital de Giro.

Outra conta mais significante são os Estoques, que como dito, representam a colheita que está armazenada.

Passivo – Balanço Patrimonial

No Passivo da Companhia, é notório o impacto das dívidas (capital de terceiros), na composição de suas obrigações. Esse impacto é refletido numa maior Despesa Financeira na Demonstração de Resultados, a qual representou, em média, 20% da Receita Bruta da Companhia.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub