Jereissati (JPSA3)

A Jereissati Participações S.A (JPSA3) é uma holding de capital aberto que hoje controla diretamente o Iguatemi. Controlava indiretamente outras empresas como a  La Fonte Telecom e a Grande Moinho Cearense. As principais receitas da companhia advêm das participações que a mesma possui em empresas abertas e da prestação de serviços como assessoria e consultoria voltadas para área financeira. 

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Jereissati (JPSA3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Jereissati (JPSA3);
  2. História da Companhia (JPSA3);
  3. Governança Corporativa (JPSA3);
  4. Gráfico das ações da JPSA3 na Bolsa de Valores; 
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Jereissati (JPSA3)

Como dito, a holding tem participação societária e é acionista de algumas empresas. O principal investimento do grupo é no segmento de shoppings centers, representado pela participação na Iguatemi.

Com participações em 14 shopping centers, dois outlets e 3 torres comerciais, a Iguatemi é uma das maiores empresas do setor de shoppings do Brasil. Dentre os seus principais shoppings estão o Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi e Iguatemi Porto Alegre; Todos os três estão entre os aluguéis por metro quadrado mais caros do Brasil. A empresa fechou o ano de 2019 com um faturamento de mais de 850 milhões.

No passado, o grupo também exerceu controle indireto na Contax Participações e na Oi. A Jereissati retirou seus investimentos do setor de telecomunicações no ano de 2015.

História da Companhia (JPSA3)

O Grupo Jereissati surgiu no estado do Ceará, desenvolvendo atividades no comércio têxtil. Em 1946, diversificou suas atividades através da criação da Imobiliária Jereissati. Em busca de ainda mais diversificação, em 1960, a companhia adquiriu o controle acionário da Metalúrgica La Fonte S.A, líder no setor de ferragens. 

Em 1996, a Jereissati começou a adentrar no setor de shopping centers, investindo nas atividades de exploração comercial e planejamento de shoppings. Também começou a investir em outros empreendimentos, realizando a compra e venda de imóveis.

Governança Corporativa (JPSA3)

Figura 1: Quadro da Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações (JPSA3)

Figura 2: Gráfico das Ações

Fonte: TC Matrix

Como Analisar a Empresa (JPSA3)

Receita

A receita da Jereissati advém basicamente da receita de equivalência patrimonial gerada pelo resultado do Iguatemi. A Jereissati detêm 50,73% do capital total e votante da empresa de shoppings centers. Outras receitas também contribuem como receitas de revendas de pontos, taxas de transferências de lojas e multas por rescisão de contratos e vendas de ativos.

Figura 3: Demonstração de Resultado

Fonte: TC Matrix

Custos e Despesas

Os custos e despesas também estão em linha com as despesas operacionais e financeiras do Iguatemi, há também outras despesas operacionais representadas, principalmente, por provisões para créditos de liquidação duvidosa.

Ativos

Por ser uma holding, as contas mais relevantes na parte do ativo circulante são as aplicações financeiras, já do lado do ativo não circulante, a conta de maior destaque é a de investimentos.

Figura 4: Ativo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Passivos

No Passivo da Companhia, a conta mais relevante é a de empréstimos e financiamentos. A companhia fez uma série de empréstimos recentemente para equilibrar seu fluxo financeiro.

Figura 5: Passivo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub