Klabin KLBN11

A Klabin (KLBN11) é uma empresa de capital aberto de base florestal, é produtora de papéis e cartões, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de ser recicladora e produtora de toras para serrarias.

A história do Grupo Klabin teve início em 1899 com a chegada e um imigrante e empreendedor da Lituânia ao Brasil, Maurício Freeman Klabin. A companhia é centenária, possuindo vasta experiência no mercado com trajetória que passa por diversos cenários econômicos.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Klabin (KLBN11) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Klabin (KLBN11);
  2. Governança corporativa Klabin (KLBN11);
  3. Sustentabilidade;
  4. Evolução na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a Klabin (KLBN11).

O que faz Klabin (KLBN11)

Dez anos depois, Maurício aliou-se com os irmãos Salomão e Hessel, e o primo Miguel Lafer fundou a Klabin Irmãos e Cia – KIC, que era uma tipografia e casa importadora de artigos de escritório. No governo de Getúlio Vargas, a empresa teve seu grande “boom”, com a diminuição dos impostos, a empresa ampliou seu porte e conquistou reconhecimento no mercado.

Em 1990 a empresa compra a Companhia de Papéis e forma a Klabin Fabricadora de Papel e Celulose SA – KFPC. Esta passa a ser a maior produtora de papéis sanitários (papel higiênico) do Brasil, e em 2001 recebe o nome de Klabin S.A.

A Companhia é ciente que a sua principal matéria prima vem das árvores, assim, para diminuir o impacto pelo desmatamento, a empresa adota políticas de sustentabilidade. A Klabin investe no território onde opera, para que a população seja beneficiada pelas iniciativas nas áreas de desenvolvimento cultural, educacional e conscientização sócio ambiental. As suas florestas são cultivadas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com alto índice de preservação em um dos biomas mais ameaçados do Brasil, a Mata Atlântica.

A Klabin foca na produção florestal, de celulose, de papéis e embalagens, é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem no país, única do Brasil a vender simultaneamente celulose de madeira dura, celulose de madeira macia e celulose. É líder nos mercados domésticos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. A Companhia tem escritórios comerciais em oito estados, possui filial nos Estados Unidos, escritório na Áustria e diversos agentes em vários países.

Governança corporativa

O modelo de governança corporativa da Klabin segue rigorosos princípios de transparência e equidade. A companhia é listada, desde 2002, no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa e, partir de 2011, aderiu ao Código de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas da Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca), órgão que estabelece princípios, regras e recomendações para o aprimoramento das práticas de governança.

Sustentabilidade

A Companhia planta e colhe a própria matéria-prima, de forma sustentável, integra toda cadeia produtiva para oferecer ao mercado um produto responsável com o meio ambiente.

Evolução da Klabin (KLBN11) na Bolsa de Valores

Como analisar a Klabin (KLBN11)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda de celulose e produtos derivados dessa.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação, fábricas, logística, etc.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo a sua maior concentração nos ativos imobilizados e realizáveis a longo prazo.

Passivos

A empresa tem sua maior concentração dos passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e financiamentos.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub