Linx (LINX3) - TC

Linx (LINX3)

A Linx é uma empresa renomada no Brasil e na América Latina no desenvolvimento de sistemas e softwares de gestão voltadas ao segmento de varejo. Apesar de ter iniciado as operações a mais de 30 anos, só foi constituída no ano de 2004.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Linx (LINX3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Linx (LINX3)
  2. Governança Corporativa da Linx (LINX3)
  3. Evolução da Linx na Bolsa de Valores
  4. Como analisar a Linx (LINX3)

O que faz a Linx (LINX3)

Sua constituição se deu com o intuito de agrupar a participação societária das empresas de seu portfólio. Logo em 2008 e 2009, a Linx Sistemas adquiriu a sua maior concorrente e uma empresa de soluções em gestão para, assim, além de aumentar atuação no mercado, fazer isto com ainda mais expertise. Em 2008 também, para tornar o negócio mais eficiente, a Linx Sistemas incorporou a Linx Serviços de Informática Ltda. e assim aumentar a sinergia das atividades das áreas administrativa, comercial e financeira. Do ano de 2009 a 2011, a empresa realizou uma série de compras (10, ao total) de empresas de gestão dedicadas ao setor das varejistas e também ao setor de concessionárias. 

Como já é possível identificar, a Linx desde a sua concepção cresce através de aquisições e/ou incorporações de empresas semelhantes, o que até este período marcou sua expansão no Brasil. Dentro dessa estratégia da empresa em focar no seu mercado de atuação, ela decidiu por vender a controlada Linx Fashion Armazém Geral Ltda. para a Log S.A. por R$1,6 milhão, já que a mesma atuava em um segmento alheio ao da própria. De lá ao fim do primeiro trimestre de 2020, a Linx realizou incríveis 33 aquisições de empresas que tratam de software, gestão, e-commerce, tecnologia da informação, nuvens e tecnologias periféricas a essas atividades em sistemas de gestão. Apesar do lado forte em aquisições, o negócio que garante as receitas da Linx é a cobrança de assinaturas dos serviços de software que desenvolve, a preços competitivos no mercado brasileiro.

Governança Corporativa da Linx (LINX3)

A companhia está listada no segmento Novo Mercado, o segmento de listagem da B3 com os mais elevados padrões de governança corporativa.

Evolução da Linx na Bolsa de Valores

Em 2013, concluiu com sucesso o IPO das ações ordinárias no Brasil. Já em 2016, uma nova oferta pública primária (oferta follow-on) de ações ordinárias, destinando os recursos líquidos oriundos da emissão para o financiamento de aquisições estratégicas no setor de softwares para o varejo. Em 2019, concluíram a oferta pública inicial de 32.774.601 ações ordinárias, inclusive na forma de American Depositary Shares, ou ADSs na New York Stock Exchange, com o objetivo de apoiar ainda mais a estratégia de aquisição.

 

Como analisar a Linx (LINX3)

Receitas

Em média, mais de 80% das receitas da companhia são receitas de manutenção de uso dos softwares e royalties (em conjunto “receita de assinaturas”).

Ativos

Passivos

Para mais informações sobre as empresas da bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub