Presente em todas as regiões do Brasil através de suas 1.705 lojas e atendendo a 161 milhões de clientes em 2019, a Lojas Americanas S.A. é uma das maiores companhias do setor de varejo brasileiro em valor de mercado, avaliada em aproximadamente R$ 27 bilhões. Comercializando tanto em lojas físicas como virtuais os produtos dos variados segmentos varejistas (alimentos, brinquedos, eletrônicos, moda casa, etc), com destaque para as lojas virtuais, a Americanas detém a plataforma digital B2W, também uma das maiores companhias do e-commerce brasileiro avaliada em R$ 25 bilhões.
Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Lojas Americanas S.A. (LAME4) perpassando pelos seguintes pontos:
- O que faz Lojas Americanas (LAME4)
- Modelo de negócios Lojas Americanas (LAME4)
- Governança corporativa Lojas Americanas (LAME4)
- Lojas Americanas é uma empresa ESG?
- Evolução da Lojas Americanas (LAME4)
- Concorrentes da Lojas Americanas (LAME4)
- Como analisar a Lojas Americanas (LAME4)
O que faz Lojas Americanas (LAME4)
A história da Lojas Americanas começa em 1929, quando quatro americanos recém chegados ao Rio de Janeiro que viram uma janela de mercado ainda não explorada por brasileiros, o varejo de produtos de baixo custo. Na década de 90 a empresa passava por decadência por causa da governança, mas, em 1982 Carlos Sicupira em apoio de Jorge Paulo Lemann assumiram a gestão da companhia, e daí em diante a Americanas vive seu turn around para voltar a entregar aos seu clientes produtos a preços competitivos e se atualizar às demandas do mercado.
De lá para cá a Americanas já atua no comércio varejista através de 5 vias: lojas tradicionais (934 unidades), loja digital (7 unidades), conveniências (53 unidades), Americanas Express (709 unidades) e Ame Go (2 unidades), e, aproximadamente 73% delas está concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste. Como também sua plataforma digital integrada, a B2W Digital, atua também no e-commerce através das marcas: Submarino, Shoptime e Sou Barato. E, pensando no futuro e na adaptação do varejo às novas demandas do mercado, possui as marcas IF, Ame e Let’s, responsáveis pela inovação na Americanas.
Modelo de negócio da Lojas Americanas (LAME4)
A companhia busca comercializar seu produtos do varejo através de sua rede de lojas, tanto físicas quanto digitalizadas. Nas físicas, a Americanas consegue auferir uma forte geração de caixa, que gera à mesma crescimento contínuo. Nas digitais, em parceria com a divisão de Inovação e Futuro, são responsáveis pelo crescimento rápido e futuro da companhia, como também, adaptação do modelo de negócio da companhia ao longo do tempo de acordo com as demandas do mercado.
Governança corporativa Lojas Americanas (LAME4)
A constante busca pelo aperfeiçoamento das práticas de Governança Corporativa também é um objetivo. Graças a tais políticas foi possível em 1940 a abertura do capital para a oferta de ações na B3, no Nível 1 de governança corporativa. O colegiado do Conselho de Administração é responsável por tomar decisões tais como aumento ou redução do capital social. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:
Lojas Americanas é uma empresa ESG?
A Americanas, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), atua na Amazônia desde 2018 promovendo educação e geração de renda na região para que os moradores locais possam se manter em suas comunidades com uma infraestrutura que não agrida o meio ambiente e que proporcione melhores condições de vida. Como forma de contribuir para o combate à pandemia do Covid-19, o Universo Americanas doou 300 mil máscaras, além de 14 toneladas de álcool gel para ajudar na limpeza e prevenção do contágio de povos indígenas e populações tradicionais.
Evolução da Lojas Americanas (LAME4) na Bolsa
Concorrentes da Lojas Americanas (LAME4)
Nome | Código | Subsetor |
Magazine Luiza | MGLU3 | Comércio |
Via varejo | VVAR3 | Comércio |
B2W Digital | BTOW3 | Comércio |
Como analisar a Lojas Americanas (LAME4)
Receitas
Valor arrecadado com as vendas, que por serem de consumo cíclico, são muito sensíveis à variações macroeconômicas.
Custos
Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados.
Ativos
Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para a conta estoques, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que não haja tanto excesso de mercadoria parada quanto a mercadoria necessária para suprir demandas extras.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.