A história da empresa começa por causa de Antônio Jacob Renner, quando em 1922 na cidade de Porto Alegre decide criar um ponto de venda de artigos têxteis. Com o avanço dos negócios, tornou-se uma loja de departamentos e veio a constituir a Lojas Renner em 1965 e abrir o capital em 1967. Atualmente, é um player reconhecido do varejo destinado a moda e utilidades domésticas, tendo em seu portfólio outras duas marcas: a Camicado e a Yucon. Além da Realizer CFI, braço operacional da empresa responsável pelas transações financeiras entre a empresa e seus clientes.
Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Lojas Renner (LREN3) passando pelos seguintes pontos:
- O que faz Lojas Renner (LREN3);
- Governança corporativa Lojas Renner (LREN3);
- Lojas Renner é uma empresa ESG?;
- Evolução na Bolsa de Valores;
- Como analisar a Lojas Renner (LREN3);
O que faz Lojas Renner (LREN3)
Em 1994 as Lojas Renner iniciaram seu primeiro plano de expansão, o qual, foi o responsável não só por levar a atuação da empresa a todos os estados do sul do Brasil, como, em 1997, é marcado pela chegada da mesma em São Paulo (que chegaria a marca de 3 lojas já no ano seguinte). Nessa onda de expansão, nos primeiros anos dos anos 2000, já possuía filiais em todos os estados do sudeste e em 70% dos estados do centro-oeste. Em maio de 2005 a Renner adere ao Novo Mercado e se torna a primeira corporation do Brasil de acordo com o Valor Econômico, já que agora possuía 100% de free-float.
Isso porque, o acionista controlador da empresa, a JC Penney Brasil Comercial Ltda. então subsidiária da JC Penney Brazil (empresa americana), foi incorporado pela Renner no processo de aderência citado anteriormente. Sendo assim, as ações e os direitos da subsidiária foram repassados para a empresa americana, que, decidiu por não manter a posição na companhia. Enfim, as ações foram vendidas por completo na B3 o que deixou a Renner sem acionista controlador (corporation) e 100% de free-float no mercado. E, também, no ano seguinte realizou desdobramento de 1 para 5, com o intuito de gerar liquidez das ações da empresa.
Nos anos 2006 e 2007, a empresa adentra tanto no mercado da região Norte quanto da Nordeste e nos anos seguintes vai inaugurando lojas nos estados restantes dessas regiões. Já em 2009 inicia as vendas pela internet e em 2011 inicia suas operações no segmento de casa & decoração, através da aquisição da Maxmix Comercial Ltda que atende até hoje ao nome fantasia Camicado. Em 2013 lança sua outra marca, a Yucon, responsável por atender ao público jovem de classe média. Além disso, em 2014, chegou a marca de atuação por lojas em todos os estados do Brasil.
É em 2017 que a companhia inaugura a última controlada de sua ramificação operacional, a Realize CFI, responsável pela gestão financeira da empresa. Como pode-se compreender, a Lojas Renner é uma varejista da moda que atende ao público geral, com foco nas mulheres de classe média, e, nos jovens de classe média através da Yucon. Recentemente ela criou a própria marca de roupas para esse público, a Ashua (que conta com 3 lojas próprias). Já na moda casa, utiliza-se a empresa Camicado.
Em 2017 abriu suas 3 primeiras lojas fora do país, todas em Montevideo no Uruguai. Lá a economia é relativamente estável e possui característica semelhantes ao sul do país, sede da Renner e local onde há um de seus centros de distribuição, portanto, essa sinergia de fatores foi favorável à instalação da empresa nesse novo país. Como também, mais recentemente em 2019, a Renner inaugurou 4 lojas na Argentina (metade em Buenos Aires e metade em Córdoba). Enfim, a empresa possui 10 controladas dentro e fora do Brasil que vão desde serviços internos às varejistas do mercado da moda.
Governança corporativa Lojas Renner (LREN3)
No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA, além de está listada também na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).
Lojas Renner é uma empresa ESG?
Entenda os objetivos da Lojas Renner em Sustentabilidade:
- Gerar valor com base no respeito ao meio-ambiente, aos direitos humanos e de trabalho;
- Identificar, mensurar e reduzir: água, energia, químicos, resíduos, emissões de gases de efeito estufa;
- Inovar no desenvolvimento de matérias-primas e processos menos impactantes;
- Engajar colaboradores, comunidades e clientes;
- Entregar linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, com qualidade, e comunicar o valor ao cliente.
Evolução da Lojas Renner (LREN3) na Bolsa de Valores
Como analisar a Lojas Renner (LREN3)
Receitas
As receita são oriundas da venda produtos (roupas e acessórios).
Custos
Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida e manutenção das lojas.
Ativos
Na parte do ativo circulante, a maior posição da empresa está em estoques e capital de giro. Já a parte do ativo não circulante está mais concentrada em ativos imobilizados (lojas).
Passivos
A maior parte dos passivos da empresa está concentrada no curto prazo, com destaque para dívidas com fornecedores e outras obrigações.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.