Lojas Renner (LREN3)

A história da empresa começa por causa de Antônio Jacob Renner, quando em 1922 na cidade de Porto Alegre decide criar um ponto de venda de artigos têxteis. Com o avanço dos negócios, tornou-se uma loja de departamentos e veio a constituir a Lojas Renner em 1965 e abrir o capital em 1967. Atualmente, é um player reconhecido do varejo destinado a moda e utilidades domésticas, tendo em seu portfólio outras duas marcas: a Camicado e a Yucon. Além da Realizer CFI, braço operacional da empresa responsável pelas transações financeiras entre a empresa e seus clientes.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Lojas Renner (LREN3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Lojas Renner (LREN3);
  2. Governança corporativa Lojas Renner (LREN3);
  3. Lojas Renner é uma empresa ESG?;
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisar a Lojas Renner (LREN3);

O que faz Lojas Renner (LREN3)

Em 1994 as Lojas Renner iniciaram seu primeiro plano de expansão, o qual, foi o responsável não só por levar a atuação da empresa a todos os estados do sul do Brasil, como, em 1997, é marcado pela chegada da mesma em São Paulo (que chegaria a marca de 3 lojas já no ano seguinte). Nessa onda de expansão, nos primeiros anos dos anos 2000, já possuía filiais em todos os estados do sudeste e em 70% dos estados do centro-oeste. Em maio de 2005 a Renner adere ao Novo Mercado e se torna a primeira corporation do Brasil de acordo com o Valor Econômico, já que agora possuía 100% de free-float.

Isso porque, o acionista controlador da empresa, a JC Penney Brasil Comercial Ltda. então subsidiária da JC Penney Brazil (empresa americana), foi incorporado pela Renner no processo de aderência citado anteriormente. Sendo assim, as ações e os direitos da subsidiária foram repassados para a empresa americana, que, decidiu por não manter a posição na companhia. Enfim, as ações foram vendidas por completo na B3 o que deixou a Renner sem acionista controlador (corporation) e 100% de free-float no mercado. E, também, no ano seguinte realizou desdobramento de 1 para 5, com o intuito de gerar liquidez das ações da empresa.

Nos anos 2006 e 2007, a empresa adentra tanto no mercado da região Norte quanto da Nordeste e nos anos seguintes vai inaugurando lojas nos estados restantes dessas regiões. Já em 2009 inicia as vendas pela internet e em 2011 inicia suas operações no segmento de casa & decoração, através da aquisição da Maxmix Comercial Ltda que atende até hoje ao nome fantasia Camicado. Em 2013 lança sua outra marca, a Yucon, responsável por atender ao público jovem de classe média. Além disso, em 2014, chegou a marca de atuação por lojas em todos os estados do Brasil.

É em 2017 que a companhia inaugura a última controlada de sua ramificação operacional, a Realize CFI, responsável pela gestão financeira da empresa. Como pode-se compreender, a Lojas Renner é uma varejista da moda que atende ao público geral, com foco nas mulheres de classe média, e, nos jovens de classe média através da Yucon. Recentemente ela criou a própria marca de roupas para esse público, a Ashua (que conta com 3 lojas próprias). Já na moda casa, utiliza-se a empresa Camicado.

Em 2017 abriu suas 3 primeiras lojas fora do país, todas em Montevideo no Uruguai. Lá a economia é relativamente estável e possui característica semelhantes ao sul do país, sede da Renner e local onde há um de seus centros de distribuição, portanto, essa sinergia de fatores foi favorável à instalação da empresa nesse novo país. Como também, mais recentemente em 2019, a Renner inaugurou 4 lojas na Argentina (metade em Buenos Aires e metade em Córdoba). Enfim, a empresa possui 10 controladas dentro e fora do Brasil que vão desde serviços internos às varejistas do mercado da moda.

Governança corporativa Lojas Renner (LREN3)

No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA, além de está listada também na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).

Principais diretores das Lojas Renner

Acionistas majoritários das Lojas Renner

Lojas Renner é uma empresa ESG?

Entenda os objetivos da Lojas Renner em Sustentabilidade:

  • Gerar valor com base no respeito ao meio-ambiente, aos direitos humanos e de trabalho;
  • Identificar, mensurar e reduzir: água, energia, químicos, resíduos, emissões de gases de efeito estufa;
  • Inovar no desenvolvimento de matérias-primas e processos menos impactantes;
  • Engajar colaboradores, comunidades e clientes;
  • Entregar linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, com qualidade, e comunicar o valor ao cliente.

Evolução da Lojas Renner (LREN3) na Bolsa de Valores

Evolução de LREN3 na bolsa de valores

Como analisar a Lojas Renner (LREN3)

Receitas

As receita são oriundas da venda produtos (roupas e acessórios).

Resultado de receita e custo das Lojas Renner (LRNE3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida e manutenção das lojas.

Ativos

Na parte do ativo circulante, a maior posição da empresa está em estoques e capital de giro. Já a parte do ativo não circulante está mais concentrada em ativos imobilizados (lojas).

Ativos das Lojas Renner (LREN3)

Passivos

A maior parte dos passivos da empresa está concentrada no curto prazo, com destaque para dívidas com fornecedores e outras obrigações.

Passivos das Lojas Renner (LREN3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub