Lupatech (LUPA3)

A Lupatech S.A. (LUPA3) é uma companhia composta por negócios voltados ao setor de óleo e gás, fornecendo equipamentos e serviços para a cadeia de produção. É líder no Mercosul na fabricação de válvulas industriais. 

Neste texto, buscaremos compreender a empresa LUPA3 (LUPA3) abordando os seguintes pontos:

  • O que faz a Lupatech (LUPA3);
  • Governança Corporativa (LUPA3);
  • Gráfico das ações da LUPA3 na Bolsa de Valores;
  • Como analisar a empresa.

O que faz a Lupatech (LUPA3)

A Lupatech é uma companhia que fabrica equipamentos e realiza serviços para o setor de óleo e gás. A Lupatech é líder no Mercosul na produção de válvulas industriais e de equipamentos para controle de fluídos. Também é líder global na produção de cabos de ancoragem de poliéster para plataformas off-shore. 

O Grupo Lupatech é formado por sete empresas com sede em 3 estados no Brasil:

  • Lupatech ROPES: Com sede em São Leopoldo (RS), a Lupatech ROPES produz cabos de fibras sintéticas para aplicação de ancoragem de plataformas de petróleo em águas profundas.
  • Lupatech MNA: Com sede em Nova Odessa (SP), é líder brasileira em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de válvulas para aplicação no setor de óleo e gás.
  • Lupatech Valmicro: Com sede em Veranópolis (RS), atua na produção e comercialização de válvulas industriais de média e baixa pressão
  • Lupatech Fiberware: Com sede em Feliz (RS) e Pojuca (BA), atua na área de tubos, camisas e artefatos em polímeros reforçados com fibra de vidro, serviços de instalação de camisas e recuperação de tubos de produção de petróleo.
  • Lupatech Oil Tools: Com sede em Nova Odessa (SP), atua na fabricação de ferramentas de completação para o setor de petróleo e gás.

Governança Corporativa (LUPA3)

Figura 1: Quadro da Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações (LUPA3)

Figura 2: Gráfico das Ações

Fonte: TC Matrix

Como Analisar a Empresa (LUPA3)

Receita

A Lupatech concentra quase que a totalidade de sua receita no fornecimento de válvulas e cabos de ancoragem para grandes clientes. No passado, a companhia era conhecida por depender quase que exclusivamente dos pedidos da Petrobrás, hoje, a companhia possui uma carteira de pedidos bem mais diversificada com contratos com obrigação de compra (backlog) de R$ 22 Milhões, e um saldo em contratos de fornecimento sem obrigação de compra no montante de R$ 145 milhões. 

Esporadicamente, a empresa realiza serviços em campos de petróleo e fornece cabos de alta resistência para aplicação offshore.

A estratégia da companhia nos últimos anos foi de reduzir ao máximo suas obrigações para cumprir com seu plano de recuperação judicial. Para isso, além da venda de diversos ativos, a companhia focou exclusivamente na produção e fornecimento de válvulas, deixando de lado o setor de serviços. 

Figura 3: Demonstração de Resultado

Fonte: TC Matrix

Custos e Despesas

Observando a linha de Custo dos Bens/Serviços vendidos, percebemos uma grande redução com o passar do tempo, que pode ser explicada pela alteração no foco de produção da companhia. 

Ativos

A Lupatech perdeu diversos clientes e teve que se desfazer de parte de sua operação por conta do processo de recuperação judicial. Podemos ver isso no balanço, tivemos uma queda gradual nas contas a receber, uma queda no imobilizado e um aumento gradual de caixa. 

Figura 4: Ativo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Passivos

No Passivo da Companhia, é possível observar o grande impacto das dívidas em suas obrigações. Entre 2011 e 2013, a companhia chegou a ter um passivo maior do que o ativo, relação que se inverteu entre 2014 e 2016, onde houve um aumento das disponibilidades proveniente da venda de ativos. No período de 2015 a 2020 vimos uma gradual redução do passivo da empresa, isso se deve ao cumprimento do plano de recuperação judicial da companhia, homologado em 11 de dezembro de 2015.

Figura 5: Passivo – Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub