M Dias Branco (MDIA3)

A M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos inicia suas atividades em 1961, porém, seu idealizador Senhor Manuel Dias Branco já trabalhava em atividades ligadas à panificação e fabricação de biscoitos no estado do Ceará. A chegada do filho Sr. Francisco Ivens de Sá Dias Branco à sociedade de manipulação dos negócios, foi essencial à perpetuidade da empresa, pois, ele decidiu por investir em produção industrial em larga escala dos produtos que já comercializava. Atualmente com mais de 60 anos de experiência nesse mercado, a companhia é líder de mercado com mais de 30% do market-share nos segmentos de massa e biscoitos, de acordo com os dados da Nielsen.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa M Dias Branco (MDIA3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz M Dias Branco (MDIA3);
  2. Governança corporativa M Dias Branco (MDIA3);
  3. M Dias Branco é uma empresa ESG?;
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisar a M Dias Branco (MDIA3)

O que faz M Dias Branco (MDIA3)

Portanto, esse modelo de negócio que associava relacionamento íntimo com os clientes e produção em larga escala, permitiu à companhia expandir suas vendas dentro do Ceará e nos estados vizinhos. Nessa época a M. Dias já detinha a marca de biscoitos Fortaleza, consolidada no mercado, e buscava penetração da sua nova marca Richester, fundada em 1978. No início dos anos 90 a empresa se beneficiou de outro boom no mercado, pois, nesta época o setor de trigos foi desregulamentado no Brasil, tanto que, já em 1992 a empresa se viu na necessidade e oportunidade de inaugurar sua primeira “indústria” para tratamento do trigo, matéria prima base dos produtos de seu portfólio.

Nos anos 2000 a 2003, já como forma de se adaptar às proporções que a empresa tomaria, foram construídos mais 2 centros de tratamento de trigo, além de sua segunda fábrica que junta a um dos novos centros, marcaria a entrada da M. Dias no estado do Rio Grande do Norte. E, também da mesma forma no estado da Bahia em 2003. Neste mesmo ano, a companhia realizou a compra da empresa Adria, que, além de produtora de biscoitos e massas também era líder desse mercado nas regiões sudeste e sul. E, a partir dessas operações no ano de 2003, que a M. Dias Branco se consagrou líder incontestável de massa e biscoitos no Brasil, até os dias atuais.

Em 2006 a companhia realizou seu IPO diretamente no Novo Mercado da B3, e, a grande razão da M. Dias Branco chegar a este patamar, segundo a própria, é o modelo de negócio verticalizado com otimização de custos e integração da própria com clientes varejistas de até médio porte. Até 2012, aplicou uma estratégia de crescimento através de aquisição de outras empresas, a exemplo de marcas já renomadas do mercado como Vitarella, PILAR, Estrela, entre outras. Por isso, para simplificar a estrutura e negócio da empresa, em 2013 todas as controladas foram incorporadas pela companhia e se tornaram M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos.

Hoje, a M. Dias possui um portfólio de produtos da marca que atende diferentes camadas da sociedade, saindo desde produtos de baixo valor à alto agregado. Apesar de 61,5% de sua rentabilidade estar concentrada do mercado nordestino, a M. Dias é dominante nos biscoitos em todas as regiões do Brasil e em massa só não lidera no Centro-Oeste e no Norte. Isso pode se justificar pelo fato da companhia possuir 15 indústrias por 9 estados no Brasil, tornando mais dinâmico os custos e a oferta em variados estados e regiões.

Governança corporativa M Dias Branco (MDIA3)

No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA.

Principais diretores da M Dias Branco

Acionistas majoritários de M Dias Branco

M Dias Branco é uma empresa ESG?

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. A M Dias, por meio de práticas de gestão, busca tornar cada vez mais efetivo o comprometimento com a sustentabilidade do negócio. Por isso, gestores e colaboradores de todas as áreas são mobilizados com o objetivo de considerar a sustentabilidade um vetor importante para o exercício da cidadania corporativa. 

A  estratégia de sustentabilidade da empresa  foi definida após uma análise das macrotendências globais que impactam a cadeia de valor do setor de alimentos, complementada por estudo setorial e de mercado. A partir daí, foram priorizados os temas que influenciam as atividades da companhia como: 

  • Embalagens 
  • insumos
  • Nutrição
  • Meio ambiente
  • Energia e emissões

Evolução da M Dias Branco (MDIA3) na Bolsa de Valores

Evolução de MDIA3 na bolsa de valores

Como analisar a M Dias Branco (MDIA3)

Receitas

As receita são oriundas da venda dos seus produtos. 

Receitas e custos de M Dias Branco (MDIA3)

Custos

Por tem uma estrutura extremamente verticalizada de produção, seus custos são referente ao custo do produto vendido. 

Ativos

A empresa possui uma parte significante de ativo imobilizado (fábricas) e também de ativos intangíveis (marcas e patentes). Quando falamos do ativo circulante, a maior parte se refere a estoque e capital de giro.

Ativos de M Dias Branco (MDIA3)

Passivos

A empresa é bem enxuta em passivos, tendo praticamente apenas empréstimos de curto prazo e financiamentos de longo prazo.

Passivos de M Dias Branco (MDIA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub