Marfrig (MFRG3)

A Marfrig (MFRG3) é uma empresa do setor de proteínas fundada em 2000. É líder na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas (em capacidade) de proteína bovina do mundo.

A empresa está presente em mais de 100 países, contando com mais de 30 mil colaboradores em 21 unidades produtivas bovinas, 10 centros centros de distribuição espalhados por quatro continentes. Também foi pioneira na produção e comercialização de itens à base de proteína vegetal, é a primeira empresa brasileira a atuar nesse nicho, contando com parcerias de grandes empresas como a Burger King.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Marfrig (MRFG3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Marfrig (MRFG3);
  2. O que faz a Marfrig (MRFG3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações MRFG3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Marfrig

A Marfrig iniciou suas atividades em 1998 mas sua história começou em 1986, quando seu fundador, Marcos Molina abriu seu primeiro negócio, se consolidando como distribuidor de cortes bovinos. Em 1998 abriu seu primeiro centro de produção em Santo André para atender a crescente demanda da região.

Foi constituída como Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos Ltda e arrendou a primeira planta de abate e processamento na cidade Bataguassu em 2000. Se tornou uma sociedade anônima e logo depois obteve seu registro de companhia aberta junto à CVM, realizando IPO em 29 de junho de 2007 no segmento de Novo Mercado.

Em 2009 passou a operar mais de 13 unidades, ampliando as suas capacidades de processamento em até 8,8 mil cabeças de gado por dia, além de ter adquirido a Seara, empresa do segmento de aves, suínos e produtos de alto valor agregado. Em 2010, adquiriu a Keystone Foods, empresa norte-americana especializada em food service, com operações em 13 países. Em 2011 criou a Marfrig Beef, concentrando operações de bovinos e ovinos no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile.

Em 2013 vendeu a participação na Seara Brasil, voltando a se concentrar no mercado de carnes bovinas. Em 2016, se tornou a primeira empresa a exportar carne in natura para os Estados Unidos. Em 2019, completou a Aquisição da Iowa Premium, nos EUA. também Aumentou sua participação acionária na National Beef, de 51% para 81,73%.

Em 2020, formou Joint venture com a Archer Daniels Midland (ADM), dando origem à PlantPlus Foods, empresa voltada à comercialização de produtos de base vegetal por meio de canais de varejo e das redes food service nas Américas do Sul e do Norte.

O que faz a Marfrig

A Marfrig atua no setor de alimentos, nos canais de food service, varejo, industrial e de exportação, estando presente em diversos países. Possui um portfólio diversificado e abrangente e suas atividades se dividem em produção, processamento, industrialização, venda e distribuição de produtos à base de proteína animal (bovinos, ovinos e peixes) e também vegetal.

A companhia possui uma capacidade global de 31,2 mil cabeças de gado/dia, 222 mil toneladas de hambúrguer /ano e 209 mil toneladas de outros produtos de marcas especiais.

No Brasil, é a segunda maior empresa de proteína bovina, sendo uma das principais produtoras de hambúrgueres, com uma capacidade local de 13,2 mil cabeças de gado/dia, 77 mil toneladas de hambúrguer/ano e 66 mil toneladas de produtos de outro valor agregado/ano.

Governança Corporativa

A Holding MMS Participações (que tem como sócio Marcos Molina) detém o controle da companhia e 37.384% das ações, Marcos Molina, fundador da empresa, também possui 8,39% das ações da companhia em sua pessoa física. As ações da Marfrig estão listadas no novo mercado, com 100% de tag-along.

Gráfico das Ações MRFG3 3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A receita da companhia como dito acima, vem da venda de carnes bovinas, ovinas e vegetal para o mercado externo e interno, dessa forma, a conta de “Receita da venda de Bens e Serviços” merece destaque, note que a companhia tem conseguido aumentar a receita nos últimos trimestres.

As despesas também aumentaram, o que é natural para uma companhia em expansão de capacidade produtiva.

Ativos e Passivos

No Balanço Patrimonial da companhia destaca-se o nível de caixa no ativo, sinal que a empresa continua gerando caixa e o elevado nível na conta de aplicações financeiras.

No passivo, destaque para a conta de empréstimos e financiamentos, principalmente no passivo não-circulante.

Para mais informações sobre as empresas listadas em bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub