Marisa (AMAR3) - TC

Marisa (AMAR3)

A história da Marisa começa em 1948 ao abrir a Marisa Bolsas em São Paulo, e, aos poucos foi conquistando seu público feminino. Em 1952 ela começa as expansões pelo país já atendendo pelo nome de Marisa e em 1984 já atinge a marca de estar presente em todas as regiões do país. Em 1990 ela começa a participar do varejo em shopping, acompanhando as tendências do mercado, mas, é em 1999 que a empresa passa para um novo patamar. Isso porque, é neste ano que ela adere às lojas amplas e à moda masculina e infantil.

Neste ano também, além do lançamento do e-commerce, foi lançado o Private Label, cartão das Lojas Marisa que entregava às clientes maior flexibilidade no pagamento das compras. Além disso, cria a SAX em 2006, se tornando a instituição financeira da companhia e capaz de ofertar ainda mais possibilidades aos clientes no quesito financeiro das compras. No ano seguinte, ela realiza seu IPO já no Novo Mercado, levantando R$ 450 milhões e financiando os planos futuros da Marisa.

Até 2014, os negócios da Marisa e a base de seus clientes vinham em uma forte curva de alta. Porém de 2014 a 2018, um conjunto de fatores levou a companhia a ser fortemente penalizada e quase anular os bons resultados que vinha reportando.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Marisa S.A. (AMAR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Marisa (AMAR3);
  2. Modelo de negócio da Marisa (AMAR3);
  3. Governança corporativa Marisa (AMAR3);
  4. Marisa é uma empresa ESG?;
  5. Evolução da Marisa (AMAR3) na Bolsa de Valores;
  6. Concorrentes da Marisa (AMAR3);
  7. Setor de varejo e moda
  8. Como analisar a Marisa (AMAR3);

O que faz a Marisa (AMAR3)

A Marisa é uma das maiores redes de lojas de varejo da moda feminina, masculina e infantil do país. Dentre o público consumidor da companhia, a grande maioria são mulheres de 18 a 34 anos e pertencentes à classe média, o seu público-alvo. 

Além disso, já em 1999 a Marisa possuía sua loja virtual, com o intuito de atingir possíveis novos clientes em locais em que não existiam alguma unidade de sua rede de lojas físicas.

Modelo de negócio da Marisa (AMAR3)

Atualmente, as Lojas Marisa contam com mais de 300 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil e cinco pontos de distribuição estratégicos em estados importantes das regiões sudeste, sul, centro-oeste e nordeste. Como também comercializa marcas de terceiros como a Sawary e a Vizzano.

Governança corporativa Marisa (AMAR3)

As ações ordinárias da companhia estão listadas no segmento do Novo Mercado da B3 (categoria especial de listagem de companhias com o nível mais avançado de governança corporativa).

De acordo com o formulário de referência, a empresa segue as melhores práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e também está atenta às novas tecnologias e investe em seus controles internos a fim de aprimorá-los e mantê-los em linha com as práticas atuais de mercado.

Sustentabilidade

Atualmente, a companhia não possui uma política socioambiental institucional formal, apesar de estar constantemente envolvida em projetos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente e promover iniciativas socioambientais. 

São exemplos desses projetos e iniciativas praticadas pela Marisa: a participação no Portal ECOERA (“Portal”), plataforma digital que, entre outros projetos, apresenta aos seus usuários dados e informações relativas ao impacto ambiental do uso da água no mundo da moda, realizando ainda consultorias, assessorias e eventos ao mercado da moda, todos com foco na sustentabilidade; e atividades de consultoria em design e moda, com atuação em projetos de sustentabilidade junto a empresas varejistas para uso sustentável dos recursos hídricos, tais como a lavagem de tecidos utilizando água de forma eficiente e racionalidade, bem como outros recursos naturais.

Evolução da Marisa (AMAR3) na Bolsa de Valores

A partir da análise do gráfico abaixo, é possível perceber que as ações da Marisa não foram um bom investimento para o investidor que realizou o buy and hold da ação de 2015 até hoje. 

Marisa (AMAR3) na Ibovespa

Concorrentes da Marisa (AMAR3)

As principais concorrentes da Marisa listadas na bolsa são as Lojas Renner (LREN3), Guararapes (GUAR3), Le Lis Blanc (LLIS3), Grupo Soma (SOMA3) e C&A Modas (CEAB3).

Setor de varejo e moda

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio. 

Aprenda a escolher as melhores oportunidades no setor de varejo.

Com o TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Como analisar a Marisa (AMAR3)

Receitas

As receitas são obtidas através das vendas das lojas da Marisa espalhadas por todo o Brasil.

Resultado de Marisa (AMAR3)

Custos

Os principais custos da Marisa são relativos às despesas com pessoal e os projetos de pesquisa e desenvolvimento, já que neste setor é importantíssimo estar sempre à frente dos concorrentes.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Marisa são os intangíveis e as contas a receber da companhia. Se você deseja saber mais sobre ativos intangíveis, não deixe de conferir o nosso texto CPC 04: entendendo o ativo intangível

Ativos de Marisa (AMAR3)

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para adquirir novas operações, financiar os projetos e para gastos de capital.

Passivos de Marisa (AMAR3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub