Como e por que investir nas ações do Hospital Mater Dei (MATD3)? | TC

Hospital Mater Dei S.A. (MATD3)

A Hospital Mater Dei S.A. (MATD3) é uma companhia do ramo da saúde, a qual atua através de serviços hospitalares privados, com foco na região de Minas Gerais e futuros planos de atuação em Salvador, Bahia.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Hospital Mater Dei, elencando os seguintes pontos:

  • História do Hospital Mater Dei S.A. (MATD3);
  • O que faz o Hospital Mater Dei S.A.;
  • Modelo de Negócios;
  • Ações da Mater Dei S.A. (MATD3) na B3;
  • Governança Corporativa; e
  • Como analisar a empresa.

História do Hospital Mater Dei S.A. (MATD3)

A companhia foi fundada no dia 15 de outubro de 1973 pelo Dr. José Salvador Silva, o qual inaugurou a primeira unidade do Hospital Mater Dei Santo Agostinho, em 1 de junho de 1980. Até o ano de 2000, o Hospital Mater Dei passou por várias transformações, como a criação da unidade de mastologia, se firmando como centro de referência para tratamento de câncer de mama, desenvolvimento de um centro de reprodução humana, o qual permitiu o Mater Dei ser um dos primeiros hospitais no Brasil a desenvolver o processo de fertilização in vitro, criação de unidades de internação e centro obstétrico, além de um laboratório de patologia clínica.

Nos 10 anos seguintes, entre 2000 e 2010, o Hospital Mater Dei inaugura um novo centro obstétrico e maternidade, além de evoluir nos estudos da área de quimioprevenção do câncer de mama para rastrear nódulos através da técnica tecnécio, sendo pioneiro neste tipo de procedimento no Brasil. Em 2010 o hospital fez uma expansão da sua Unidade de Oncologia, aumentando a capacidade de atendimento para pacientes com câncer, através da ultrassonografia 4D e medicina nuclear (padrões tecnológicos de qualidade).

Mater Dei Contorno

Entre 2010 e 2010, a companhia inaugurou o Mater Dei Contorno, uma unidade com estrutura de pronto-socorro, unidade de oncologia, centro cirúrgico e UTI, com capacidade para 357 leitos.

Em 2015 é inaugurado o Centro de Oncologia, no Mater Dei Contorno, com o 1º pronto socorro oncológico de MG, e uma ano depois, é inaugurado o Hospital Integrado do Câncer dentro do próprio Mater Dei Contorno, além de criar área de cirurgia cardiovascular pediátrica e serviços de hemodiálise. Já em 2019 é inaugurado o Mater Dei Betim, uma expansão do pronto-socorro ginecológico e obstétrico, no Mater Dei Santo Agostinho, incluindo Centro cirúrgico, medicina diagnóstica, ressonância magnética, tomografia, laboratórios, etc.

O que faz o Hospital Mater Dei S.A.

A companhia possui três unidades localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, com um total de 1.081 leitos hospitalares, sendo 540 leitos já construídos, porém não operacionais, e 541 já operacionais. Ao final da construção do hospital em Salvador, a companhia terá disponível 68 centros cirúrgicos.

Dentre o seu público alvo estão pessoas de classes sociais de renda média e alta, as quais são em maioria, um público que possui acesso a um plano de saúde. Nesse sentido, a companhia presta serviço para mais de 85 operadoras de plano de saúde, como: Allianz, Bradesco, Caixa Econômica Federal, etc.

Dentre os serviços prestados pelos hospitais da rede Mater Dei, estão englobados em todas linhas de atendimento e cuidado ao paciente, desde procedimentos mais básicos aos mais complexos, como por exemplo: exames de ressonância magnética, tomografia, internação, centros cirúrgicos, UTIs, etc.

Nesse sentido, a companhia atua através de 4 unidades hospitalares, sendo a última, em Salvador, ainda em fase de construção:

  1. Betim-Contagem (Minas Gerais);
  2. Contorno (Minas Gerais);
  3. Santo Agostinho, parte em construção e parte já operando (Minas Gerais); e
  4. Salvador (Bahia) ainda em construção, com previsão de conclusão em 2022.

Modelo de Negócios

Como o principal ativo da companhia são as pessoas, a Rede Mater Dei possui um modelo de gestão fundamentado na integração de práticas de governança clínica e corporativa, a qual abrange profissionais como enfermeiros e médicos e se baseia em 4 pilares:

  1. Saúde populacional;
  2. Experiência do paciente;
  3. Bem-estar dos profissionais clínicos; e
  4. Redução de custos.

Além disso, a companhia necessita de um investimento em pessoal, o qual se dá através de treinamentos a fim de reter os profissionais na empresa. Algumas iniciativas são:

  • Lidera Mater Dei, um programa interno com foco na capacitação;
  • Centro de Formação Institucional (CFI);
  • Programa de Especialização de Enfermeiros, programa lato sensu; e
  • Programa de Residência Médica.

Os hospitais da Rede Mater Dei são privados, atendendo através de parceiros de operadores de plano de saúde. Além disso, a companhia possui um modelo de pacotes e diárias.

Sua receita provém de serviços hospitalares, como:

  • Serviços Médico Hospitalares;
  • Internações e Centro de Tratamento Intensivo UTI;
  • Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP);
  • Cirurgia; (v) Pronto socorro e ambulatório;
  • Oncologia;
  • Centro de Reprodução Humana; e
  • Medicina Diagnóstica.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Ações da Mater Dei S.A. (MATD3) na B3

Cotação das ações da MATD3

Como analisar a empresa

Ativo

Dentre os ativos mais representativos do Balanço Patrimonial da Mater Dei S.A., se encontram os Ativos de Direito de Uso, ou arrendamentos, derivados da cisão dos ativos imobilizados, os quais passaram a posse para o controlador, JSS Empreendimentos e Participações S.A. Além disso, vale a pena acompanhar o Contas a Receber e o reconhecimento de PECLD, o qual aumentou bastante em 2020.

Balanço Patrimonial – Ativos

Passivo

Dentre os passivos mais concentrados estão os empréstimos de curto prazo da companhia, a qual deve ser acompanhada de perto e seu passivo de arrendamento, os quais são caracterizados pelos contratos de arrendamento com a JSS participações (controlador) dos terrenos e hospitais.

Balanço Patrimonial – Passivos

Receitas

A receita da companhia advém da prestação de serviços hospitalares, os quais 91,9% advém dos provedores de planos de saúde e autogestão (taxa por serviço), os quais derivam de pacientes com planos de saúde e apenas 8,1% de pacientes sem plano de saúde e outros.

Despesas

Dentre os maiores gastos da companhia, estão: Materiais e medicamentos e gastos com pessoal, em geral.

Demonstração de Resultados do Exercício

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub