Metalurgica Riosulense (RSUL4)

O Metalurgica Riosulense (RSUL4) é uma companhia do setor industrial, com mais de 70 anos de atividade, focada no segmento de fabricação de peças automotivas. A companhia produz para a indústria nacional e internacional.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Metalurgica Riosulense (RSUL4), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Metalurgica Riosulense (RSUL4);
  2. O que faz a Metalurgica Riosulense e Seu Modelo de Negócios (RSUL4);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações RSUL4 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Metalúrgica Riosulense (RSUL4)

A companhia iniciou suas atividades em 1946, a qual prestava serviços de manutenção, em geral, para indústrias madeireiras e de fécula de mandioca, na época. Poucos anos depois (1949), a companhia se transformou numa Sociedade Anônima, permitindo novos aportes de capital, com o objetivo de investir em plantas fabris e maquinários.

Dez anos depois da sua fundação, a companhia expande suas atividades para o segmento de fabricação de autopeças, o qual se desenvolveu até final da década de 1980, o qual acabou sendo encerrado por falta de viabilidade econômica. Na década de 1990, a companhia teve de buscar financiamento de capital, o qual utilizou para investimentos em parques fabris, passando a atuar no segmento de usinagem e administrativo.

O que faz a Metalúrgica Riosulense (RSUL4) e Seu Modelo de Negócios

A companhia atua na fabricação e comercialização de autopeças para motores de combustão interna e componentes para suspensão de veículos pesados. Nesse sentido, a companhia atua em quatro segmentos: (i) mercado de reposição de autopeças; (ii) mercado externo; (iii) mercado de montadoras de veículos; e (iv) uma pequena parcela no setor ferroviário.

Os segmentos correspondem por 30,35%, 5,94%, 49,47%  e 14,23%, respectivamente, da receita operacional líquida. Além disso, dentre os produtos e serviços mais comercializados pela companhia, estão: Guias, Sedes, Tuchos, Suportes, Camisas e Ombreiras. Dentre as matérias primas utilizadas no processo de produção desses produtos, estão: Ferro gusa, ferro ligas, sucatas, tubo de latão silício, Gás GLP, Inoculante Base e Resina.

Os produtos são distribuídos de forma terrestre para o mercado nacional e de forma marítima, terrestre e aérea para o mercado externo. Dentre as principais praças, estão os estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina.

A companhia possui certa concentração de Fornecedores e Clientes. Cada matéria prima é fornecida por apenas um fornecedor, além de que a Mercedes Benz e a Scania são responsáveis por 22,5% da receita líquida total da companhia.

Governança Corporativa

Dentre seus maiores acionistas, estão: João Stramosk (34,72%); Carlos Eduardo Oliveira (24,91%); Fernando Camargo Aboudib (14,70%); e João Fábio Macaneiro (6,99%). João ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração, juntamente com sua família, em outras posições relevantes.

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações RSUL4 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações RSUL4

Fonte: TC Matrix

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Figura 3: Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos

Figura 4: Balanço Patrimonial 

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub