Moura Dubeux (MDNE3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Moura Dubeux S.A. (MDNE3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a Moura Dubeux (MDNE3);
  2. O que faz a Moura Dubeux (MDNE3)
  3. Modelo de negócio da Moura Dubeux (MDNE3);
  4. Governança corporativa Moura Dubeux (MDNE3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a Moura Dubeux (MDNE3)

A Moura Dubeux é uma companhia presente no mercado imobiliário há 30 anos. Focada no segmento de alto padrão e de luxo, a MDNE3 possui uma presença maciça na região Nordeste do país. Além disso, a organização também atua no segmento de flats, resorts e hotéis de alto padrão.

A MDNE3 possui a maior market share no seu segmento de atuação nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Além disso, a MDNE3 é a maior incorporadora da região Nordeste.

O que faz a Moura Dubeux (MDNE3)

A Moura Dubeux (MDNE3) atua em todos os processos necessários para a construção dos empreendimentos, ou seja, desde a análise de localização e o estudo de demanda, bem como no processo de construção dos empreendimentos de alto padrão e de luxo.

Modelo de negócio da Moura Dubeux (MDNE3)

A MDNE3 possui um modelo de negócio focado na incorporação, que foi descrito no tópico anterior. Entretanto, a companhia também atua como prestadora de serviços, ou seja, a Moura Dubeux presta serviço no segmento de obras por regime de administração, que é caracterizado pelo estudo da demanda potencial de mercado, além da busca de um terreno que atenda as características do projeto que será executado posteriormente pelo condomínio de construção.

Por outro lado, faz parte do modelo de negócio da companhia a prestação de serviço relacionada a administração das obras dos empreendimentos.

Governança corporativa

A MDNE3 faz parte do segmento Novo Mercado da B3, possuindo dessa forma só ações preferenciais em circulação. O grupo dos fundadores possuem 32,3% das ações da companhia.

A companhia possui em sua estrutura:

  • Diretoria Executiva
  • Conselho de Administração
  • Comitê de Auditoria

Além disso, a organização também está listada no Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, bem como do Índice de Ações com Tag Alog Diferenciado.

Sustentabilidade

Em se tratando de sustentabilidade, a Moura Dubeux realiza ações para mitigar os impactos ambientais. Dentre essas ações há:

  • Gestão de Resíduos – gerenciamento de resíduos com o objetivo de minimizar o impacto ao meio ambiente;
  • Água e energia – controle dos indicadores de consumo de água e energia das obras;
  • Madeira Nativa – controle de procedência das madeiras utilizadas na produção;
  • Cadastro Técnico Federal

Evolução da Moura Dubeux (MDNE3) na Bolsa de Valores

A MDN3 abriu o capital em fevereiro de 2020. Logo após, a pandemia chegou de forma mais intensiva no Brasil e o preço da companhia foi impactado de forma significante e ainda não chegou ao nível de preço verificado no período anterior a pandemia.

Setor e concorrentes da Moura Dubeux (MDNE3)

O setor da construção civil é caracterizado por acompanhar, como uma certa defasagem, o ciclo econômico. Além disso, a Moura Dubeux tem uma característica bem específica que é a sua atuação no segmento de alto padrão e de luxo.

Dentre as concorrentes, a Trisul (TRIS3) possui ações negociadas na B3, mas que não são empresas tão concorrentes assim já que a TRIS3 possui sua operação mais presente no Sudeste e a Moura Dubeux, por sua vez, possui um foco na região Nordeste do Brasil.

Como analisar a Moura Dubeux (MDNE3)

Receitas

A receita da Moura Debeux é originada principalmente das vendas os empreendimentos (a maior parcela), além da prestação de serviço, descrita anteriormente.

Custos

Os principais custos da companhia estão relacionados a aquisição dos terrenos, bem como os custos relacionados a própria construção dos empreendimentos.

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, o ativo total da companhia sofreu uma queda no após 2016 como é possível observar no gráfico abaixo. Além disso, a composição do ativo de curto e de longo prazo atualmente da companhia se dá pelos imóveis prontos para a comercialização.

Passivos

Em relação ao passivo da Moura Dubeux , no período de 2019 é possível observar uma crescente no passivo circulante quando comparado aos demais anos. O passivo circulante da companhia é composto de forma mais significante pelos adiantamentos dos clientes.

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub