Multilaser Industrial S.A (MLAS3)

A Multilaser Industrial S.A (MLAS3), é uma companhia brasileira que atua no segmento de eletroeletrônicos e informática, sediada na cidade de São Paulo, possui um grande complexo industrial com mais de 75.000 metros quadrados.

Hoje, fabrica mais de 3 mil produtos diferentes, contando com cerca de 3.000 funcionários espalhados pelo Brasil. 

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Multilaser, elencando os seguintes pontos:

  1. História da Multilaser;
  2. O que faz a Multilaser e Seu Modelo de Negócios;
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Multilaser

A companhia foi fundada em 1987 pelo empresário Israel Ostrowiecki, engenheiro que decidiu abrir seu próprio negócio na área de tecnologia.

A Multilaser começou importando copiadoras de Xerox, bastante populares na época, também vendia cartuchos reciclados para impressoras, algo novo e com um preço abaixo das concorrentes. Passou os anos e a companhia se consolidou no setor de fotocópias e impressão. 

Até que em 2003, o fundador da companhia, faleceu em um mergulho na Costa Rica. Seu filho, Alexandre Ostrowiecki assumiu a empresa logo depois, chamando seu amigo Renato Feder para compor o quadro societário.

O setor de fotocópia e impressão entrou em baixa nesta época, e precisando se reinventar, a Multilaser entrou no setor de informática em 2004. No novo setor, a companhia passou a comercializar CDs, DVDs e mouses, incluindo também novos aparelhos eletrônicos como MP3, MP4 e câmeras digitais. 

Em 2007 inaugurou o seu complexo industrial em Minas Gerais, onde produzem chips de memória. No mesmo ano, a companhia expandiu sua linha de produtos, passando a comercializar mochilas, GPS, filmadoras e porta-retratos digitais. Em 2010, iniciou a produção de celulares. 

Em 2011, incluiu em sua linha diferentes modelos de tablets. Em 2017, realizou aquisição da Giga Indústria e Comércio de Produtos de Segurança Eletrônica S.A, que passou a ser subsidiária da Companhia e que possui unidade fabril em Manaus, com foco em produtos da linha de segurança.

Entre 2013 e 2017, a Multilaser criou e adquiriu as seguintes marcas: Multikids Baby, Atrio, Pulse, Giga Security, Smart Go e Warrior. Em 2021, a companhia realizou o pedido de IPO na B3.

O que faz a Multilaser e seu modelo de negócios

A companhia atua no desenvolvimento, fabricação, distribuição, venda e pós-venda de diversos bens de consumo duráveis como tablets, smartphones, notebooks, pen drives, acessórios para computador, áudio e vídeo, brinquedos e puericultura. A companhia possui um portfólio com mais de 3000 SKUs, oferecidos por meio de 11 marcas próprias, distribuídas para 24 mil clientes varejistas de todo o Brasil. Atualmente nossos produtos são vendidos em mais de 40 mil pontos de venda físicos de terceiros, mais de 40 diversos marketplaces virtuais e em nossas lojas virtuais próprias. Em toda sua história, a companhia absorveu as mais recentes tendências tecnológicas lançando produtos para o mercado nacional.

Linhas de Negócio e Portfólio de Produtos

Os produtos da Multilaser são comercializados com as marcas:

  • Multilaser (tecnologia)
  • Multikids (brinquedos)
  • Multikids Baby (puericultura)
  • Atrio (esportes)
  • Pulse (áudio)
  • Giga Security (segurança eletrônica)
  • Mirage (celulares)
  • Warrior (jogos)
  • Weego (puericultura)
  • Smart Go (acessórios de celular) 
  • Swiss Pack (mochilas), 

Oferecidas aos clientes por meio de quatro linhas de negócio principais:

  • Informática: Com 1.252 SKUs, incluindo incluindo tablets, notebooks, desktops, pen drives, equipamentos de segurança, impressão e acessórios de informática (68% da receita líquida da companhia em 2017)
  • Mobile Phones: Com 124 SKUs, incluindo celulares e smartphones (17% da receita líquida da companhia em 2017)
  • Home, Áudio e Vídeo: 710 SKUs, incluindo acessórios para áudio e vídeo, rádio automotivo, GPS, centrais multimídia, caixas de som e aparelhos domésticos portáteis (10% da receita líquida da companhia em 2017);
  • Outros: 918 SKUs, incluindo equipamentos esportivos, produtos para saúde, brinquedos, produtos para bebês e acessórios como bolsas e mochilas (5% da receita líquida da companhia em 2017). 

Principais Atividades:

  • Identificação, Desenvolvimento e Lançamento de Produtos: Com 30% da receita líquida da companhia vinda de novos SKUs, a Multilaser possui diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Com uma equipe de mais de 60 profissionais, conseguiu lançar mais de 1.400 produtos entre 2015 e 2017.
  • Fabricação de Produtos: A Multilaser é a única empresa 100% nacional a produzir chips de memória no país, novos SKUs. Possui uma infraestrutura com aproximadamente 2,6 mil funcionários, um complexo industrial de 115 mil m² localizado em Extrema (MG) e outro de 6 mil m² localizado em Manaus (AM).
  • Gestão dos Produtos: A companhia monitora constantemente as vendas, margens e rentabilidade de todos os produtos que oferece. Utiliza um algoritmo que ajusta o preço e reposição de estoque à demanda observada para cada produto,  e suas controladas indicando inclusive os casos de descontinuação de determinadas linhas que não atendem os critérios definidos. Caso o produto não apresente a rentabilidade esperada, o algoritmo reduz o seu preço para eliminar o estoque, bem como não permitir sua reposição.
  • Pós-Venda: Com mais de 150 colaboradores, a companhia oferece o serviço de pós-venda por meio de diversos canais, como atendimento telefônico gratuito (0800), chat online, e-mail, postos de atendimento e assistências técnicas em todos os estados brasileiros, e também nas redes sociais e WhatsApp.

Governança Corporativa

Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder são os controladores da companhia, na data do último Formulário de Referência, possuíam 86,20% do capital social da companhia. 

Riscos 

  • Caso a companhia seja incapaz de introduzir no seu portfólio produtos inovadores, tecnologicamente avançados e seguindo a tendência do mercado, seu crescimento e seus esforços para manter a lucratividade poderão ser afetados adversamente.
  • A companhia pode não conseguir implementar integralmente suas estratégias de negócios. 
  • Logística: A companhia depende do sistema de transporte e de infraestrutura para entregar os produtos do seu centro de distribuição aos seus clientes-varejistas, marketplaces e consumidores.
  • A companhia não está segurada contra todos os riscos envolvidos em suas atividades e suas coberturas de seguro podem ser inadequadas para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.
  • Captação de recursos adicionais: A empresa pode por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações diluir a participação acionária dos investidores.

Processos Sigilosos

Na data do Formulário de Referência divulgado com o prospecto preliminar, não haviam processos judiciais, administrativos ou arbitrais não sigilosos, em que a empresa ou suas controladas fossem partes e cujas partes contrárias fossem nossos administradores ou ex-administradores, controladores ou ex-controladores, ou nossos investidores ou de nossas controladas.

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A maior parte da receita da companhia (68% em 2017) advém de seu portfólio de produtos, a maior parte da receita da companhia vem de seus SKUs, que incluem tablets, notebooks, desktops, pen drives e outros acessórios de informática. A linha de telefones também é importante para a receita líquida da companhia, com 124 SKUs responsáveis por 17% da receita líquida em 2017. 

Com relação às despesas, os custos mais relevantes são os custos de materiais e comerciais.

Ativos e Passivos (FR item 8 e 9, notas explicativas de Investimento/imobilizado/etc na DFP)

Com relação ao ativo da companhia, destaque para o bom nível de caixa no balanço de 2018, além do elevado nível de estoques e contas a receber de clientes. Todos estes presentes no ativo circulante da companhia. Com relação ao passivo, destaque para a conta de fornecedores, relevante no passivo não circulante, além do alto número de obrigações tributárias. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub