Como e porque investir na Natura (NTCO3)? | TC

Natura (NTCO3)

Fundada em 1969 por Luiz Seabra, a Natura Cosméticos S.A. (NTCO3) é uma empresa que atua no segmento de produtos de beleza e higiene e hoje é uma das incorporadas pela Natura & CO Holding S.A., presente em diversos lugares do mundo. A corporação consolidou-se como um dos maiores grupos de beleza do mundo após a aquisição da concorrente americana Avon, em 2019, passando a ser avaliada em torno de 11 bilhões de dólares.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Natura (NTCO3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Natura (NTCO3);
  2. Modelo de negócio da Natura (NTCO3);
  3. Governança corporativa Natura (NTCO3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações NTCO3 na Bovespa; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Natura (NTCO3)

A Natura (NTCO3) ficou conhecida pelo modelo de vendas diretas com consultoras, mas nos últimos anos diversificou seu portfólio e conta atualmente não apenas com o e-commerce mas também com lojas físicas.

Além do Brasil, a companhia opera em sete países — Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru. A rede Natura conta com mais de 1,5 milhão de consultoras, 45 lojas próprias e 3,5 mil farmácias e plataformas online para venda de seus produtos.

Modelo de negócio da Natura (NTCO3)

A Natura tornou-se uma grande corporação. No Brasil, o grupo é dono das marcas The Body Shop, da L´Oréal, e Aēsop, da Emeis, além dos produtos Avon.

Em 2016 a Natura adquiriu por valor não informado a rede de cosmético Australiana Aēsop, controlada pela holding Emeis Holdings Pty Ltd. Logo no ano de 2017 também comprou a rede The Body Shop da L’Oréal, por cerca de 1 bilhão de euros expandindo de vez a sua participação no mercado interacional.

Outro grande fato relevante da Empresa é a aquisição da concorrente americana Avon no ano de 2019, com o valor de aproximadamente 3,7 bilhões de dólares tornando-se um dos maiores grupos de beleza do mundo, avaliada em torno de 11 bilhões de dólares. A operação foi feita com trocas de ação.

Governança corporativa Natura (NTCO3)

No quesito governança corporativa, a Natura (NTCO3) está listada no “Novo Mercado” na Bovespa (B3) e na Bolsa de valores Nova Iorque (NYSE).

Sua estrutura de governança corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, além de cinco comitês que ajudam a empresa nas tomadas de decisões:

  • Comitê de Governança Corporativa;
  • Comitê de Pessoas Desenvolvimento Organizacional;
  • Comitê Estratégico;
  • Comitê Operacional do Grupo e Comitê de Auditoria; e
  • Gestão de Risco e Finanças.

1 - Diretoria da Natura na bolsa de Valores

2 - conselho da natura na bolsa de valores

Sustentabilidade, uma empresa ESG

A Natura (NTCO3) está bastante ligada com políticas ambientais. A companhia conta com um plano sustentável que busca enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, garantir igualdade e inclusão, além de mudar seus negócios para circularidade e regeneração do meio-ambiente. Para tal, busca promover a economia circular em seus produtos. Além de deixar claro essa preocupação ambiental, especialmente com a linha de produtos Natura Ekos – feitos a partir de bioativos puros da floresta amazônica. Suas fórmulas são enriquecidas com manteigas e puros óleos dos ativos.

Gráfico das ações NTCO3 na Bovespa

É possível observar no gráfico de cotação das ações NTCO3 na Bovespa que após anos sem apresentar muita volatilidade, os papéis atingiram crescimento exponencial entre o início de 2018 e final de 2019, e apesar da queda expressiva durante a pandemia da Covid-19, as ações já recuperaram o valor pré-crise.

3 - Resultado da Natura na bolsa de valores

Como analisar a Natura (NTCO3)

Receitas

As receitas são oriundas, em sua maior parte, da venda de cosméticos.

4 - Recitas da Natura na bolsa de valores

Custos

Os custos da Natura (NTCO3) são, em essência, o custo da operação da companhia. 

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo a sua maior concentração nos ativos realizáveis a longo prazo.

5 - Ativos da Natura na Bolsa de Valores

Passivos

A Natura (NTCO3) tem sua maior concentração dos passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e outras obrigações. 

6 - Passivos da Natura na Bolsa de Valores

7 - Passivos da natura na bolsa de valores

Para mais informações sobre empresas da Bovespa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub