Como e por que investir nas ações da Neoenergia (NEOE3) - TC

Neoenergia (NEOE3)

Fundada em 1997, com a privatização das concessionárias de distribuição dos estados da Bahia (Coelba) e do Rio Grande do Norte (Cosern), e tendo adquirido a Celpe em 2000, a Neoenergia é uma das maiores empresas integradas do setor de energia elétrica latino-americano.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Neoenergia (NEOE3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Neoenergia (NEOE3);
  2. Governança Corporativa Neoenergia (NEOE3);
  3. Evolução da Neoenergia na Bolsa de Valores;
  4. Como analisar a Neoenergia (NEOE3);

O que faz a Neoenergia (NEOE3)

A Neoenergia é uma companhia integrada que possui operações em três segmentos: (i) Redes – distribuição e transmissão; (ii) Renováveis – geração eólica, hidrelétrica e Solar e (iii) Liberalizado – geração térmica e comercialização de energia.

Atualmente, exerce suas atividades em 18 estados brasileiros, com forte na região Nordeste. Abrange uma área de concessão de cerca de 840 mil quilômetros quadrados e com aproximadamente 14 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras, são elas: Coelba (BA) e Cosern (RN), adquirida no ano que deu início as suas operações; Celpe (PE), adquirida em 2000; e a Elektro(SP/MS), incorporada no ano de 2017. No total, a empresa é responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas. 

Além disso, ao longo de suas operações fez diversas aquisições e aprimorou seu portfólio dentro do setor. Em 2006, adquiriu autorização da UHE Corumbá III com capacidade instalada de 96,4 MW. Em 2010, adquiriu 10% das participações na UHE Belo Monte com capacidade instalada de 11.223 MW, entre outros investimentos. 

Em todas as suas operações a empresa possui práticas sustentáveis relevantes. Seu segmento está muito ligado ao meio ambiente, entre seus compromissos ações contra as mudanças climáticas são adotadas com intensidade buscando reduzir a emissão de gás carbônico e no longo prazo incluir diversas outras fontes de energias limpas no seu portfólio. Visando este propósito, a empresa faz diversos investimentos em modelos de negócios de energia sustentável buscando garantir inovação e eficiência.

Governança Corporativa Neoenergia (NEOE3)

A empresa conta com uma governança premiada, foi uma das 23 empresas a receber o Selo Pró-Ética 2016 e 2017, que reconhece empresas que adotam e disseminam práticas lícitas, éticas e transparentes em suas atividades. Sua estrutura é composta por Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Além disso, conta com o apoio de quatro Comitês que contribuem para as tomadas de decisões. Em 2019, passou a integrar o “Novo mercado” da BM&BOVESPA, o mais elevado nível de governança corporativa. 

Evolução da Neoenergia (NEOE3) na Bolsa de Valores

Como analisar a Neoenergia (NEOE3)

Receitas

As receitas são provenientes, em sua maioria, das atividades de redes reguladas.

Custos

Os custos são, em essência, o custo de energia para geradoras e distribuidoras.

Ativos

A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante, sendo sua maior parte Ativos Realizáveis a Longo Prazo.

Passivos

No que tange os passivos da companhia, sua maior parte está em empréstimos e financiamentos de longo prazo.

Para mais informações sobre as empresas da bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub