OPCT3 - Como e por que investir nas ações da OceanPact - TC

OceanPact (OPCT3)

A OceanPact (OPCT3) é uma das principais companhias prestadoras de serviços em ambiente marinho no Brasil, oferecendo estudo, monitoramento e uso sustentável no mar, do litoral e dos recursos marinhos.

Fundada no Rio de Janeiro em 2007, a empresa possui foco na área de consultoria e resposta a emergências ambientais, participando de operações de resposta a derramamento de óleo no Brasil e exterior, como vazamento de óleo na Baía de Paranaguá, Campo do Frade, entre outros acidentes ambientais.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa OceanPact (OPCT3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a OceanPact (OPCT3);
  2. Modelo de Negócios (OPCT3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações OPCT3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a OceanPact (OPCT3)

Em 2011, a companhia, através de uma joint venture com a empresa Witt O’Brien’s, a qual oferece consultoria especializada em respostas a emergências e crises, criou a Witt O’Brien’s do Brasil (WOB), a qual fornece consultoria especializada e interdisciplinar nas áreas de Meio Ambiente, segurança, gestão de crises, riscos e emergências.

Em 2013, a empresa forma outra joint venture, agora com a empresa Gardline, a qual possui mais de 50 anos de atuação no mercado internacional de levantamento de dados no mar (marine survey). Seis anos depois, a companhia foi totalmente adquirida pela OceanPact.

No mesmo ano, a companhia ainda passou por um processo de reestruturação societária com a entrada do fundo de private equity Dyna II, a qual agregou conhecimento de mercado, melhores práticas de governança e capital.

Em 2017 e 2018, a companhia fez processos de aquisição, como da Norueguesa MMB e da Servmar. A primeira é especializada em resposta e emergência ambiental e a segunda possui experiência com remediação de áreas contaminadas, serviços de engenharia e facilities.

Desta forma, a OceanPact (OPCT3) oferece serviços de ambiente marinho no Brasil, incluindo estudos, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, principalmente no setor de óleo e gás, além de outros serviços da economia, como: portuário, navegação, mineração, energia e telecomunicações.

As atividades da companhia são divididas em dois segmentos principais:

  1. Embarcações, a qual inclui serviços de logística e engenharia, logística marítima, bases de apoio offshore, engenharia portuária e costeira, limpeza industrial e facilities; e
  2. Serviços, o qual inclui proteção ambiental, levantamentos oceanográficos, licenciamentos e estudos ambientais, segurança operacional e remediação ambiental, geofísica, geotecnia, inspeção, reparo e manutenção.

Nesse sentido, a companhia está localizada no Rio de Janeiro, com estabelecimentos em sete estados brasileiros por meio de 12 bases e 13 centros de defesa ambiental. Dentre eles estão: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão e Manaus.

Modelo de Negócios (OPCT3)

A Companhia atua por meio de três áreas: Ambiental, Subsea e Logística & Engenharia.

A área ambiental da Companhia possui o foco em cinco frentes:

  1. Proteção ambiental;
  2. Levantamentos oceanográficos;
  3. Licenciamentos e estudos ambientais;
  4. Segurança operacional; e
  5. Remediação ambiental.

Essa representa 54% da Receita Líquida da empresa, com um total de 18% em market share. A OceanPact (OPCT3) oferece serviços para clientes como: Petrobras, Exxon Mobil, Chevron, Vale, Shell, etc.

A Subsea possui cinco frentes de atuação:

  1. Geofísica;
  2. Geotecnia;
  3. Inspeção, reparo e manutenção;
  4. Suporte a construção; e
  5. Descomissionamento.

Esta área representa 31% da Receita Líquida e possui 29% de market share, de acordo com dados da ABEAM.

Na parte de Logística e Engenharia, a companhia atua na:

  1. Logística marítima;
  2. Bases de apoio offshore;
  3. Engenharia portuária e costeira;
  4. Obras e dragagens; e
  5. Facilities e limpeza industrial. (Essa área representa 15% da Receita Líquida).

As atividades das áreas são desenvolvidas a partir da frota da Companhia, a qual consiste em:

  1. Embarcações de Resposta a Emergências (OSRV), as quais atuam, principalmente, no combate a vazamento de óleo e atividades de proteção ambiental offshore;
  2. Embarcações de Suporte ao ROV (remotely operated vehicle), as quais atuam na inspeção e manutenção de sistemas submarinos até três 3 mil metros de profundidade; e
  3. Embarcações de pesquisa oceanográfica (RV), equipadas com laboratórios de análise de amostras e outros recursos necessários para pesquisa. Ao todo, a Companhia conta com 23 embarcações.

Atualmente, a empresa opera através de um portfólio de contratos (backlog) com prazo entre 1 a 5 anos. O segmento de Embarcações corresponde a 76% e Serviços representa 24% do volume financeiro desses contratos.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações OPCT3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Demonstração de Resultado – DRE

Receitas

A Receita da Companhia tende a ser mais previsível e estável, haja visto os backlogs que a Companhia possui, com duração entre 1 e 5 anos.

Despesas e Custos

Os custos e despesas operacionais são bastante elevados, o que reduz drasticamente a margem da empresa.

Balanço Patrimonial – Ativo

Grande parte dos seus ativos são compostos por frotas de navios e imobilizados, em geral. A partir da análise horizontal, percebemos um aumento de caixa, em partes, devido ao recebimento de Clientes.

Balanço Patrimonial – Passivo

Seu Passivo Circulante é bem diluído, com nenhuma das contas representando uma grande parcela. Apenas no passivo não circulante que há uma grande quantia em Empréstimos e Financiamentos. Assim, devemos acompanhar mais de perto a condição de liquidez da Companhia, para saber se ela não terá problemas para pagar essa dívida.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub