Ômega Geração (OMGE3) - TC

Ômega Geração (OMGE3)

Fundada em 2008, a Ômega Geração (OMEG3) é uma holding no setor de energia, focada na produção e comercialização de energia renovável e limpa. Seu negócio também engloba participações em outras sociedades e em ativos de energia elétrica já constituídos ou em fase de pré-operação. Atualmente, sua capacidade instalada é de mais de 1.000 MW.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Ômega Geração S.A. (OMGE3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Ômega Geração (OMGE3);
  2. Governança corporativa Ômega Geração (OMGE3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Evolução das ações OMGE3 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Ômega Geração (OMGE3)

O primeiro ativo da companhia foi a Hidrelétrica Pipoca S.A., adquirida em parceria com a CEMIG Geração e Transmissão S.A., e, esta usina e parceria foram responsáveis por colocar em prática o projeto de construção do primeiro ativo próprio de geração de energia a PCH Pipoca, com 20 MW de capacidade instalada.

Em 2011 a companhia adquire seu primeiro parque eólico, o mesmo, com capacidade instalada de 28,1 MW. Como também, vence o Leilão de Energia A-3 para atuar com um de seus complexos eólicos, neste caso, o Delta 1. Além disso, em 2012 inicia as operações com a PCH Indaiá Grande e Indaiazinho ambas com uma capacidade total de geração de 32,5 MW.

O IPO é realizado em 2017 já no segmento de Novo Mercado da B3. Nesse mesmo ano, a capacidade instalada da companhia cresceu 216% após aquisição da PCH Serra das Agulhas e os complexos eólicos Delta 1 e Delta 2, representando no total um acréscimo de 476,2 MV de capacidade instalada à Omega.

Além disso, de 2018 ao início de 2020 também foram anos de forte crescimento na capacidade instalada da Omega Geração pois foram adicionados os seguintes ativos: 50% do Complexo Solar Pirapora, aquisição do Complexo Eólico Assuruá, incorporação da Delta 5 até a Delta 8, onde ambas, adicionaram à companhia mais 900 MW de capacidade instalada.

Portanto, a atuação da Omega Geração no setor de energia elétrica, segmentado para produção de fontes limpas se dá por 8 unidades operacionais sendo: 3 de fonte hídrica, 4 de fonte eólica e 1 de fonte solar. O portfólio total possui uma capacidade instalada de 1.194,9 MW para atuação nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Governança corporativa Ômega Geração (OMGE3)

No quesito governança corporativa, a companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade

A companhia possui metas de redução de consumo de água, energia, emissões e resíduos sólidos. Com a sua Política Socioambiental, a companhia investe em projetos sociais e em projetos que tragam retorno ao meio ambiente, que também vão de encontro com as propostas da ODS que a companhia busca cumprir. Não só isso, mas o próprio negócio da empresa já contribui em boa parte para a sociedade por causa de sua geração de energia limpa.

Evolução da Ômega Geração (OMGE3) na Bolsa

Como analisar a Ômega Geração (OMGE3)

Receitas

As receita são oriundas da geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas.

Ativos

A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua maior parte Ativos Imobilizados e Ativos Intangíveis. Deve-se atentar à posição de caixa da companhia que se mostrou muito volátil nos últimos anos, principalmente nas viradas dos semestres.

Passivo

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub