ORVR3 - Como e por que investir em ações da Orizon? - TC

Orizon (ORVR3)

A Orizon (ORVR3) é uma companhia de tratamento de resíduos, localizada atualmente nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, a qual utiliza desses resíduos para o tratamento dos materiais, produção de energia e serviços de engenharia ambiental.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Orizon (ORVR3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Orizon (ORVR3);
  2. Modelo de Negócios (ORVR3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações ORVR3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Orizon (ORVR3)

A Orizon Valorização de Resíduos nasceu em 1999, com a denominação de Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. (“HTPA”). Posteriormente, se tornou uma holding com a denominação de Haztec Investimentos e Participações S.A. (“HIP”) em 2009, a qual foi criada com o objetivo de ser o veículo de investimentos dos acionistas da Orizon Meio Ambiente.

Em 2009, os principais acionistas na HIP eram cinco: SH1000 Participações, InfraBrasil Fundo de Investimentos e Participações, Fundo de Investimentos e Participações Multisetorial Plus e os minoritários da SGRP Empreendimentos e Participações e Pro Ambiente Gerenciamento e Projetos Ltda.

Entre 2009 e 2019, houveram novos investimentos de fundos de private equity, os quais não foram bem sucedidos, além de captação de novo capital de outros investidores, com o objetivo de expandir organicamente e inorganicamente. Em 2019, a maioria dos seus 5 maiores acionistas no passado se desfizeram de suas posições na empresa.

A Orizon (ORVR3) atua na fase final da cadeia de tratamento de resíduos e na prestação de serviços ambientais para clientes públicos e privados, como: Braskem, Wilson Sons, Michellin, CSN, Shell, Dupont, Cyrella, L’oreal, entre outras.

Em 2020, a companhia foi uma das que mais gerou crédito de carbono no Brasil, atendendo cerca de 500 clientes corporativos e mais de 20 milhões de brasileiros, através do tratamento de ~4,6 milhões de toneladas de resíduos. Por incrível que pareça, no Brasil, 40,5% dos resíduos sólidos gerados possuem destinação imprópria.

A companhia busca agregar valor à cadeia de gestão de resíduos, através do desempenho nas áreas de:

  1. Tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não perigosos;
  2. Exploração de biogás, energia e créditos de carbono;
  3. Beneficiamento de resíduos (waste-to-energy); e
  4. Serviços de engenharia ambiental.

As áreas acima foram responsáveis por, respectivamente 65%, 16%, 13% e 6% da Receita Líquida nos últimos 12 meses de 30 de setembro de 2020, totalizando R$ 289 milhões.

A empresa possui atuação nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, atualmente, com projetos em desenvolvimento nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Modelo de Negócios (ORVR3)

A companhia não faz a coleta nem transporte dos resíduos. O Ciclo operacional da companhia segue o fluxo abaixo:

  1. Recebe tais resíduos por meio de Aterros Sanitários. Os resíduos perigosos vão para a área de Incineração;
  2. Os resíduos seguem para as Unidades de Tratamento de Minerais, Beneficiamento e Recuperação energética; (Essa etapa permite a Companhia produzir Energia e Biogás – através das etapas anteriores – para comercializar).
  3. O resto dos resíduos seguem para a ala de Engenharia Ambiental e Cidades/Indústria, as quais a companhia possui clientes específicos.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações ORVR3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas

Fonte principal de Receita da Orizon advém do Tratamento e Destinação Final de Resíduos, através da incineração e a de aterros sanitários (65%), Beneficiamento de Resíduos e WtE (waste-to-energy) (13%), Energia e Biogás, com redução de emissões de CO2 (16%) e Engenharia Ambiental (6%).

Demonstração de Resultados

Custos e Despesas

A Orizon (ORVR3) possui uma Margem Bruta (2019) de 30,5%, porém, o que a faz ter Resultado Negativo, por enquanto, são as Despesas de overhead. Além disso, a Companhia possui uma despesa financeira que representa quase 50% do Resultado Bruto.

Balanço Patrimonial – Ativos

A Orizon (ORVR3) terminou o ano de 2019 com pouquíssimo saldo em Disponibilidade e um Contas a Receber mais significativos. Devemos acompanhar de perto a Despesa com PECLD, pois pode apresentar um risco para a liquidez da empresa.

Já em 2020, as Receitas Financeiras tiveram um impacto significativo no Resultado da Companhia.

No não-circulante, destaque para os Imobilizados e Intangíveis.

Balanço Patrimonial – Passivos

No Passivo, destaque para a conta de Empréstimos e Financiamentos de longo-prazo.

Patrimônio Líquido negativo nos anos antes do IPO (2018 e 2019), revertido com o Bônus de Subscrição.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub