OSX (OSXB3)

Neste texto, buscaremos compreender a empresa OSXS.A. (OSXB3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a OSX(OSXB3);
  2. O que faz a OSX(OSXB3)
  3. Modelo de negócio da OSX(OSXB3);
  4. Governança corporativa OSX(OSXB3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a OSX(OSXB3)

A OSX foi criada em outubro de 2009 e constituiu uma das empresas criadas por Eike Batista. 

O que faz a OSX(OSXB3)

  A OSX foi criada para atuar no segmento naval oferecendo serviços de construção de navios, fretamento e serviços de operações e manutenção para companhias de exploração de petróleo. Entretanto, dada a dificuldade financeira que a companhia se encontra (em recuperação judicial), as operações não são mais realizadas. 

Modelo de negócio da OSX(OSXB3)

 O modelo de negócio da OSX foi estruturado para agir em três frentes, que são elas:  

  • Construção Naval 
  • Leasing
  • Serviços Operacionais 

Em relação à construção naval, a operação estaria focada na construção de embarcações de alto valor agregado, além dos serviços de manutenção no estaleiro no porto do Açu. Por outro lado, em relação à companhia também atuaria com operações de leasing projetando e construindo embarcações que atendessem a demanda dos clientes e, consequentemente, fretaria as embarcações. Por fim, a outra frente presente no modelo de negócio da companhia seria a prestação de serviços para a manutenção dos navios fretados, bem como demais soluções para os clientes. 

Entretanto, dado o comprometimento da capacidade financeira e operacional da companhia e o pedido de recuperação judicial protocolado em novembro de 2013, a companhia atualmente possui como principal fonte de receita o arrendamento de uma pequena parcela dos 3,2 milhões de km² de área para uma outra companhia. 

Governança corporativa OSX(OSXB3)

No quesito governança, embora a companhia esteja presente no Novo Mercado, ela já apresentou algumas falhas que devem ser um ponto de atenção para os investidores. Dentre esses pontos, vale ressaltar que essa companhia foi fundada por Eike Batista, que possui um histórico de denúncia e prisões com crimes relacionados à manipulação do mercado de ações brasileiro. 

Sustentabilidade

A companhia não disponibiliza relatório de sustentabilidade, nem disponibiliza informações acerca de medidas tomadas para mitigar possíveis impactos ambientais. Entretanto, a companhia informa que a área no Açu conta com todas as licenças ambientais requeridas. 

Evolução da OSX(OSXB3) na Bolsa de Valores

A OSXB3 está presente na bolsa desde 2009 e ao longo da sua trajetória sofreu altos e baixos. Vale destacar que o pico no preço observado em novembro de 2020 se deu por causa do fim do processo de recuperação judicial e das expectativas de reerguimento da companhia. 

Fonte: TC Matrix. 

Setor e concorrentes da OSX(OSXB3)

O setor que a OSX possui o foco possui poucas concorrentes listadas na bolsa para efeito de comparação. A empresa listada na bolsa que mais se aproxima de uma concorrente da OSX é a OceanPact. Entretanto, a Ocean atua na prestação de serviços relacionados ao meio ambiente, operações submarinas e logística e engenharia. 

O setor da indústria naval experimentou um crescimento médio de 19,5% ao ano entre 2000 e 2013 segundo os dados do Ipea. No mesmo período, foram construídas 594 embarcações no mesmo período, gerando mais de 80 mil empregos diretos e 400 mil indiretos, segundo as informações do Sinaval.

Como analisar a OSX(OSXB3)

Receitas

Atualmente, como dito anteriormente, a receita da OSX não advém das operações planejadas inicialmente com foco no setor naval, mas decorrem do arrendamento de parte da extensão territorial da companhia. 

Custos

Em relação aos custos, dado que a companhia de fato não opera o negócio estabelecido inicialmente, o principal custo é decorrente dos impostos PIS e Cofins sobre a receita.  

Ativos

A composição do ativo da companhia, historicamente a companhia possui uma maior composição formada a partir do terreno de propriedade da companhia disponível para aluguel, por exemplo. 

Passivos

No tocante ao passivo, a companhia possui diversas dívidas de longo prazo, mas que por causa da deficiência operacional da companhia, é um ponto de alerta para os investidores. 

Fonte: TC Matrix.

Referências 

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados. 

 

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub