Ourofino (OFSA3)

O grupo econômico no qual a Ourofino hoje se insere foi fundado em 1987. Inicialmente os negócios eram voltados apenas para a fabricação de produtos veterinários para animais de produção (bovinos, equinos, aves e suínos).

Em 2000, a Ourofino passa a também atender o mercado de animais de companhia. De 2001 a 2004, a empresa investiu na construção de um novo parque industrial, localizado em Cravinhos, Estado de São Paulo, dado que as antigas instalações já não acompanhavam o crescimento da empresa. O ano de 2007 marca o início dos investimentos para a entrada no segmento biológico (produção de vacinas contra febre aftosa). 

No ano de 2014, o Grupo concluiu o processo de oferta pública de distribuição primária e secundária de suas ações ordinárias, passando a serem negociadas na B3 no segmento do Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Em 2015 intensificou-se no mercado externo estabelecendo conexões com alguns países, com foco no México e Colômbia, onde ampliou a equipe comercial (no México) e adquiriu um distribuidor local (na Colômbia). Em 2019 passa a produzir vacina contra circovirose expandindo ainda mais o seu catálogo de vacinas.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Ourofino S.A. (OFSA3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Ourofino (OFSA3);
  2. Modelo de negócio da Ourofino (OFSA3);
  3. Governança corporativa Ourofino (OFSA3);
  4. Ourofino é uma empresa ESG?;
  5. Evolução da Ourofino (OFSA3) na Bolsa de Valores;
  6. Setor e concorrentes da Ourofino (OFSA3);
  7. Como analisar a Ourofino (OFSA3);

O que faz Ourofino (OFSA3)

A Ourofino Saúde Animal Participações S.A, é uma empresa de capital aberto que atua no mercado de fabricação e comercialização de produtos médicos veterinários, abrange tanto o setor de animais de produção como o de pets (animais de companhia). Em 2018 a empresa já chegou a deter 9,64% do market share nacional do setor de produtos para animais de produção.

Modelo de negócio da Ourofino (OFSA3)

O modelo de negócios da Ourofino se baseia na geração de valor para todos os seus stakeholders no Brasil e no exterior, a partir da oferta de soluções em saúde animal com produtos e serviços de alto valor agregado e do estabelecimento de um relacionamento próximo e de longo prazo com seus clientes, por meio de uma equipe de colaboradores voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável. Em 2017 a empresa iniciou a revisitação do seu planejamento estratégico. A intensificação da entrada no mercado de biológicos em 2019, tinha como expectativa o crescimento internacional da empresa e os ganhos de market share. A empresa almeja no futuro estar em um novo patamar não só no Brasil, mas como também em toda a América Latina. 

Governança corporativa Ourofino (OFSA3)

No quesito governança, a empresa faz parte do “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA, o que significa que a companhia está listada no nível mais alto de governança corporativa. 

A empresa também faz parte do IGC, o Índice de ações com Governança Corporativa Diferenciada.

Ourofino é uma empresa ESG?

Como as ações da Ourofino estão listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, a empresa se compromete a divulgar um relatório anual de sustentabilidade de acordo com o padrão GRI (Global Reporting Iniative), o qual pode ser conferido no site de relações com investidores da companhia.

Evolução da Ourofino (OFSA3) na Bolsa de Valores

A partir da análise do gráfico abaixo, é possível perceber que as ações da empresa apresentaram ciclos de alta e de baixa, não apresentando uma tendência clara.

Performance de OFSA3 no Ibovespa

Setor e concorrentes da Ourofino (OFSA3)

A Ourofino é classificada no setor de medicamentos e outros produtos de acordo com a B3. Entretanto, é a única empresa listada especializada em medicamentos para animais, as outras companhias são voltadas para tratamentos medicinais em humanos.

Como analisar a Ourofino (OFSA3)

Receitas

As receitas são obtidas através da comercialização dos medicamentos da companhia.

Resultados de Ourofino (OFSA3)

Custos

Os principais custos da Ourofino são relativos aos custos dos produtos vendidos, como matérias primas para fabricação dos medicamentos, e as despesas com vendas.

Ativos

Os maiores ativos da Ourofino atualmente são as contas a receber, os estoques e o imobilizado da companhia.

Ativos de Ourofino (OFSA3)

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa são justamente os empréstimos e financiamentos junto às instituições financeiras que são utilizados para investimentos na empresa.

Passivos de Ourofino (OFSA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub