Pague Menos (PGMN3)

A Pague Menos (PGMN3) é uma rede farmacêutica com foco nas regiões Norte e Nordeste. Em 2021, a companhia possuía 1.105 unidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Pague Menos (PGMN3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Pague Menos (PGMN3);
  2. O que faz a Pague Menos e Seu Modelo de Negócios (PGMN3);
  3. Empresas Pares (peers);
  4. Governança Corporativa;
  5. Gráfico das Ações PGMN3 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

História da Pague Menos (PGMN3)

A companhia foi fundada no ano de 1981, por Francisco Deusmar de Queirós, na cidade de Fortaleza, Ceará. Quatro anos depois, a companhia muda seu modelo de negócios para drugstore, o qual vende produtos além de farmacêuticos, como higiene, comidas e itens de beleza.

Em 2005, a companhia inaugurou diversos programas, como o de Cartão Fidelidade, Espaço VIP, Atendimento de Medicamentos Especiais (AME) e Farmácia Popular. Este último foi de extrema importância na região Norte/Nordeste, contribuindo bastante para o crescimento da companhia.

Em 2010, a companhia alcançou a marca de 400 lojas físicas espalhadas pela região Norte e Nordeste. Os próximos cinco anos são marcados por forte expansão da companhia, com a inauguração de novas 355 lojas. Em 2020, a companhia finalizou o ano com 1.105 unidades físicas e 22 milhões de clientes cadastrados, sendo 16 milhões de clientes ativos, totalizando 5,7% de market share.

O que faz a Pague Menos (PGMN3) 

A Pague Menos é a terceira maior rede de farmácias do Brasil, em número de lojas, com 1.101 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil. As lojas são em formato de drugstores, ou seja, focado em medicamentos de marca e genéricos, produtos de higiene, beleza e até alimentos.

Seu cliente possui faixa etária média de 58 anos, pertencentes às classes B2, C e D. Existem diversas formas dos clientes chegarem até às farmácias Pague Menos, as quais incluem uma solução omnichannel, interligando a vendas online com as físicas. Ou seja, os clientes têm a opção de comprar via online e de buscar na loja física (“Clique & Retire”), de drive-thru e de entregas last mile, através de parcerias com a Rappi, Loggi, Frete Rápido, Uber Eats e Jamer.

Em 2020, a companhia apresentava um market share nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul de 9,9%, 19,5%, 4,7%, 1,6% e 1,1%, respectivamente. Seu mercado endereçável (TAM) é composto por 147,7 milhões de consumidores, contemplando as classes B2, C e D, as quais representam 81% do total de vendas do mercado (R$114,8 bilhões), segundo o IPC Maps (2019).

Seu Modelo de Negócios

A companhia vende dois tipos principais de produtos, além de prestar serviços, sendo os seguintes descritos abaixo:

Produtos sujeitos à prescrição médica: São medicamentos que necessitam de prescrição médica para serem vendidos, podendo ser medicamentos de marca ou genéricos;

Produtos de venda livre: Conhecidos como medicamentos OTC (over-the-counter), são medicamentos que não necessitam de prescrição médica, como: produtos de higiene, nutrição e beleza, produtos de marca própria (Pague Menos, Amorável, Daufe e Power Vita), produtos de conveniência (alimentos, balanças, medidores de pressão, etc) e serviços básicos, como medição de pressão arterial, glicemia, vacinação, entre outros.

Serviços: Serviço de cartões (Cartão Sempre); Atendimento de medicamentos especiais (AME); um serviço oferecido para venda de medicamentos de alta complexidade; SAC Farma e serviços de entrega a domicílio; e recarga de celular, vale transporte, etc. 

No ano de 2020, a Receita bruta da companhia foi formada por ~99,7% da venda de produtos e apenas 0,3% dos serviços prestados por ela. 

Empresas Pares (peers)

Dentre seus pares, estão: Raia Drogasil (RADL3); Panvel (PNVL3); e Dimed (DMFV3). Apesar da maioria das companhias terem presença em todo o Brasil, elas possuem focos em diferentes regiões do país, implicando em diferentes públicos alvo.

Governança Corporativa

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações PGMN3 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações PGMN3

Fonte: TC Matrix

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A companhia possui, praticamente, 100% de sua receita bruta advinda da venda de mercadorias – porção de serviços é insignificante. Assim, seu maior custo é formado por custos variáveis (CPV), totalizando 72% das despesas, seguido por gastos com pessoal, 15,4%.

Figura 3: Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Fonte: TC Matrix

Ativos e Passivos

Figura 4: Balanço Patrimonial

Fonte: TC Matrix

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