Como e porque investir na paranapanema (PMAM3)? | TC

Paranapanema (PMAM3)

A Paranapanema S.A. atua no ramo de fundição e refino de cobre primário e na produção de semimanufaturados de cobre e suas ligas. É, assim, a única empresa a transformar o cobre mineral em metal no Brasil. As atividades da Companhia abrangem grande parte da cadeia industrial do material, seguindo até a fabricação e a venda de produtos e coprodutos, como vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões, entre outros. 

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Paranapanema (PMAM3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Paranapanema (PMAM3);
  2. Governança corporativa da Paranapanema (PMAM3);
  3. Evolução de PMAM3 na Bolsa de Valores;
  4. Concorrentes da Paranapanema;
  5. Como analisar a Paranapanema (PMAM3);

O que faz a Paranapanema (PMAM3)

A empresa conta com 2.202 colaboradores e receita líquida de R$ 4,8 bilhões em 2018, posicionando-se como a quarta maior empresa do estado da Bahia e a 110ª do país, segundo a publicação Melhores e Maiores de EXAME.

A Paranapanema possui três unidades fabris. Na matriz, localizada em Dias d’Ávila (BA), são produzidos cátodos, fios e vergalhões, além de coprodutos de cobre, como lama anódica e ácido sulfúrico. Na unidade de Santo André (SP), onde também fica a sede fiscal da Companhia, fabricam-se produtos de cobre e suas ligas, como laminados, tubos e barras. A terceira unidade fica em Serra (ES), onde são produzidas conexões de cobre. O CDPC – Centro de Distribuição de Produtos de Cobre, controlada da Paranapanema, tem unidades na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e realiza a logística de distribuição.

Governança corporativa da Paranapanema (PMAM3)

O modelo de governança corporativa da empresa valoriza o compromisso com a ética nos processos de tomada de decisão. Todas as práticas se baseiam em documentos de referência, como o Código de Ética e o Estatuto Social, sempre seguindo as diretrizes da responsabilidade empresarial, prestação de contas, transparência, equidade e decisões colegiadas orientadas para o consenso entre as partes envolvidas, sempre com visão de longo prazo.

A estrutura de governança da Paranapanema é composta pela Assembleia Geral de acionistas, responsável por eleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. O Conselho de Administração é composto por 7 membros, sendo 1 independente, com mandato de 2 anos, e é assessorado por 4 Comitês: Comitê de Auditoria; Comitê Finanças, Riscos e Contingências, Comitê de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade; e Comitê de Estratégia. O Conselho Fiscal é composto por 3 membros, com mandato anual.

Existe ainda uma área de Relações com Investidores, responsável pela interação com acionistas, investidores, analistas, reguladores, e demais entes do mercado de capitais. Realizamos anualmente reuniões públicas com analistas de investimento, acionistas e demais interessados. 

Principais diretores da Paranapanema

Evolução de PMAM3 na Bolsa de Valores

Performance de PMAM3 no Ibovespa

Concorrentes da Paranapanema

Como analisar a Paranapanema (PMAM3)

A empresa está ligada as cotações do minérios as quais trabalha, além do cenário macroeconômico como um todo. além disso, é importante compreender conceitos financeiro para conseguir fazer a análise do preço justo da ação. por fim, o TC Matrix é uma ferramenta que possibilita essa análise de forma rápida, completa e intuitiva.

Receitas, Custos e Despesas

Receitas, custos e despesas nos resultados de Paranapanema (ação PMAM3)

Ativos e Passivos

Ativos e passivos de Paranapanema (ação PMAM3)

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub