Petrorecôncavo (RECV3)

A Petrorecôncavo (RECV3) é uma companhia de extração de petróleo e gás natural que possui campos de extração onshore, localizados nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte. A companhia fez IPO em 2021 e possui como um dos seus maiores acionistas, o fundo de private equity, Opportunity.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Petrorecôncavo (RECV3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Petrorecôncavo (RECV3);
  2. O que faz a Petrorecôncavo e Seu Modelo de Negócios (RECV3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações RECV3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Petrorecôncavo (RECV3)

A companhia foi constituída em 1999, com o objetivo de exploração e produção de petróleo, em campos maduros (brownfields) em terra (onshore). A empresa está cercada por pessoas com ampla experiência no setor, como a Perbras, Petrosantander e a gestora Opportunity.

Em 1 de fevereiro, a companhia celebrou um contrato que lhe dava o direito de explorar 12 campos maduros localizados na Bacia do Recôncavo. Nos anos seguintes, a companhia expandiu suas operações nos campos de Burizinho, Lagoa do Paulo Norte, Lagoa do Paulo, Paulo Sul e Juriti.

Nos anos seguintes, a companhia passou por processos de desenvolvimento interno, com a aquisição de equipamentos com objetivo de internalizar algumas atividades e melhora de eficiência interna. Em 2019, devido ao programa de desinvestimento de ativos da Petrobras, a companhia adquiriu um conjunto de 34 campos de terra na Bacia Potiguar.

Em 2020, a companhia faz outra rodada de aquisições de 12 campos, resultante do desinvestimento da Petrobras.

O que faz a Petrorecôncavo (RECV3)

O modelo da Petrorecôncavo se baseia na compra de direitos de concessão de campos onshore maduros, explorando e produzindo petróleo, e na prestação de serviços de operação. Esses serviços se destacam pela revitalização desses campos, com o objetivo de estender a exploração dessas reservas. Atualmente, a companhia possui 150,6 MMboe (milhões de barris de petróleo) de reservas brutas e uma produção de 4,08 milhões de barris de petróleo em 2020.

Em fevereiro de 2021, a companhia operava, ao todo, 47 campos de petróleo, além de ser sócio de 4 campos, operados por terceiros e mais 9 em processo de aquisição, totalizando 60 campos operados direta ou indiretamente pela companhia.

Atualmente, a companhia possui operações em três regiões diferentes:

  1. Recôncavo: Localizado na região do estado da Bahia, é formado por 12 campos de concessão da Petrobras. Esse campo possui uma produção histórica acumulada de 121 MMboe e reservas brutas de óleo e gás equivalentes a 23 MMboe. Atualmente, sua produção média diária em dezembro da companhia foi de 3.251 barris de óleo e 66 mil m³ de gás;
  2. Potiguar: Localizada no estado do Rio Grande do Norte, essa bacia é composta por 34 concessões, sendo 30 com 100% de participação da companhia e outras 4 operacionalizadas por terceiros. Os campos possuem produção histórica acumulada de 159 MMboe e produção média diária em dezembro de 2020 de 6.538 barris de óleo e 211 mil m³ de gás. Atualmente, suas reservas brutas são estimadas em 64,1 MMboe; e
  3. Polo Miranga: Subsidiária da PetroRecôncavo, a SPE Miranga fez a aquisição da concessão de 9 campos de petróleo localizados na região do Recôncavo, na Bahia, também. O polo possui 63,4 MMboe em reservas brutas e uma produção média em 2020 de 899 boe por dia.

Os contratos de concessão dos campos do Recôncavo (i) e Potiguar (ii) têm vencimento em 2025, havendo a possibilidade de postergação, mediante decisão da ANP, por mais 27 anos.

Seu Modelo de Negócios

A companhia possui foco na compra das concessões de campos de petróleo, a fim de explorar e desenvolver projetos, visando a manutenção e revitalização desses campos, com o objetivo de aumentar a explorar, ao máximo, aquele campo. Esses processos de manutenção envolvem:

  • Reativação de poços;
  • Implementação da intervenção em poços já em produção;
  • Perfuração de novos poços em áreas prováveis e provadas de reservas (infill drilling); e
  • No aprimoramento de facilities, processos e técnicas de produção.

Dentre as principais atividades da companhia, estão:

  • Atividades de perfuração;
  • Reparo de poços;
  • Intervenções diversas;
  • Acidificação, estimulações e cimentações; e
  • Outros procedimentos essenciais de desenvolvimento de campos.

Seu processo operacional é dividido em duas etapas:

  • Exploração, caracterizada pelo estudo geológico e aquisição dos campos; e
  • Fase de produção, o qual consiste na perfuração e complementação de poços de produção e instalação de equipamentos necessários.

Após extraído, o gás e o petróleo são armazenados em tanques até sua distribuição via gasodutos e caminhões tanques, respectivamente.

Governança Corporativa

Os maiores acionistas da companhia são: Petro Santander Luxemburgo Holdings (33,2%) e Opportunity Private Equity (25,7%). Além disso, sua diretoria é formada por Marcelo Magalhães (CEO), Troy Finney (COO) e Rafael Cunha (CFO).

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações RECV3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações RECV3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Demonstração de Resultados

Ativos e Passivos

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos


Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub