Como e por que investir nas ações da Petz (PETZ3)? | TC

Petz (PETZ3)

Fundada em 2003, a rede de lojas Petz (PETZ3) tornou-se uma das maiores empresas brasileiras no setor de cuidados de cães, gatos e demais animais de estimação. A pet shop dispõe de serviços de veterinário, banho e tosa, além da comercialização de ração e produtos para pets.

Em setembro de 2019 acontece o IPO da Pet Center Comércio e Participações S.A (PETZ3) na B3 com uma demanda seis vezes maior do que a oferta inicial. Naquele dia, o valor da ação subiu 10,40%, chegando a R$ 15,18. Com larga presença nacional, a Petz vem aumentando seu market share e já está presente em todos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de boa parte do Nordeste.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor a rede de lojas Petz (PETZ3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Petz (PETZ3);
  2. Modelo de negócio da Petz (PETZ3);
  3. Governança corporativa Petz (PETZ3);
  4. Evolução das ações PETZ3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Petz (PETZ3)

A rede de lojas Petz atua como uma plataforma de soluções de cuidados para cães, gatos e demais animais de estimação com uma estratégia omnicanal. Ou seja, adota uma comunicação linear em todos os canais – online (web, aplicativos, redes sociais) e off-line (TV, lojas físicas, rádio).

Modelo de negócio da Petz (PETZ3)

A proposta central da companhia é oferecer aos clientes experiência de compra e atendimento diferenciado tanto nas lojas físicas, quanto conveniência e agilidade nos canais digitais. Uma das inovações que a empresa trouxe ao mercado pet foi o serviço de assinatura, na qual o cliente – sem qualquer taxa ou mensalidade, pode selecionar produtos para receber periodicamente uma cesta de produtos previamente selecionados.

Ademais, atualmente a Petz é também a maior rede de centros veterinários do Brasil com a marca Seres (rede de centros de estética) e responsável pelo Adote Petz, um programa nacional de adoção de cães e gatos abandonados. O projeto já conseguiu um lar para mais de 45 mil cães e gatos.

Governança corporativa Petz (PETZ3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado de segmento de listagem da B3, nível mais alto de governança corporativa da B3.

Evolução das ações PETZ3 na Bolsa de valores

A empresa começou a ser negociada em setembro de 2019, desde lá já atingiu novo topo de cotações.

Concorrentes da Petz (PETZ3)

A Petz só possui um concorrente listado na B3, a Ouro Fino (OFSA3). Contudo, é apenas uma concorrente indireta, visto que o core business desta são cuidados com animais de rebanho e criação. Ou seja, a Petz é de fato a única que atua de forma intensiva nesse modelo de negócio.

Vale lembrar que o fato do mercado de pet shops no Brasil ser bastante pulverizado, com muitas lojas de bairro, a corporação fica sem concorrentes relevantes, uma vantagem competitiva para a expansão orgânica e inorgânica dos negócios.

Como analisar a Petz (PETZ3)

Quando pensamos em analisar as ações PETZ3 sob o viés fundamentalista é importante nos determos em uma análise por meio de múltiplos e/ou valuation. No que diz respeito à Petz, uma empresa que atualmente está em fase de crescimento, devemos analisá-la especialmente pelo modelo de fluxo de caixa descontado do método de valuation.

Nesse contexto, para analisar empresas é necessário conhecimentos em contabilidade e finanças. Com o uso do TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade, tendo acesso de forma rápida, intuitiva e completa as informações das empresas.

Receitas, Custos e Despesas

Ativos e Passivos

Para mais informações sobre empresas da Bolsa de valores, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub