Porto Seguro (PSSA3)

A Porto Seguro (PSSA3) é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 9 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. A Empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Porto Seguro (PSSA3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Porto Seguro (PSSA3);
  2. Governança corporativa Porto Seguro (PSSA3);
  3. Sustentabilidade
  4. Evolução das ações PSSA3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a Porto Seguro (PSSA3).

O que faz a Porto Seguro (PSSA3)

A Porto Seguro iniciou suas atividades em 1945, vendendo seguros na cidade de São Paulo. Atualmente ela é a 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência. A empresa possui cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,3 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o país, além de aproximadamente 36 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço, com contrato de exclusividade.

Em novembro de 2003, a Companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida (excluindo os produtos de previdência). Antes da aquisição, a Azul Seguros denominava-se AXA Brasil e era subsidiária da seguradora multinacional francesa AXA.

No quarto trimestre de 2009, a Porto Seguro e a Itaú Unibanco Holding celebraram a unificação das operações de seguros residenciais e de automóveis, pelo qual a Porto Seguro obtém o direito exclusivo para a oferta e distribuição de produtos de seguros residenciais e de automóveis para os clientes da rede de agências (e demais canais) do Itaú.

Com a referida associação o Itaú Unibanco passou a deter 30% de participação nas operações da Porto Seguro. O negócio possibilitou que o Itaú e a Porto Seguro combinem seus padrões de excelência nos processos de precificação, subscrição de riscos, gestão de benefícios nas operações de seguros de automóvel e residência, oferecendo produtos mais adequados para atender os diversos segmentos de mercado, por meio das marcas: Porto Seguro, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros.

A empresa foi pioneira no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos e serviços, criou o perfil do segurado para análise de subscrição dos riscos, lançou o produto carro+casa, os centros automotivos e centros de atendimento rápido a sinistros, bike socorro, alarmes monitorados e também implementou produtos como o cartão de crédito, consórcio entre outros.

Recentemente, lançou produtos mais acessíveis no segmento de Automóvel, como o Azul Leve e Azul Popular, tendo como objetivo principal o acesso a novos mercados e diferentes nichos.

Governança corporativa;

A empresa se encontra no segmento de novo mercado de governança corporativa da B3, atualmente, o mais alto. Saiba mais sobre governança corporativa: segmentos de listagem.

Evolução da PSSA3 na Bolsa de Valores

Como analisar a Porto Seguro

Quando pensamos em analisar uma empresa com viés fundamentalista, essas empresas podem ser analisadas principalmente por meio de múltiplos e por valuation. No caso da Porto Seguro, que é uma empresa em estágio de maturidade, pode ser analisada pelo modelo de desconto de dividendos.

Nesse contexto, para analisar empresas é necessário conhecimentos em contabilidade e finanças, por meio do TC matrix você poderá ter acesso de forma rápida, intuitiva e completa as informações das empresas.

Receitas, Custos e Despesas

Ativos

Passivos

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub