Como e por que investir na PortoBello Grupo (PTBL3)? | TC

Portobello Grupo (PTBL3)

A Portobello Grupo S.A. (PTBL3) foi fundada no ano de 1979 em Tijucas – SC, onde a atividade cerâmica era comum na região. As matérias-primas utilizadas no processo industrial são provenientes de jazidas próprias ou de terceiros.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Portobello Grupo S.A. (PTBL3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Portobello Grupo S.A. (PTBL3);
  2. Modelo de negócio da Portobello Grupo S.A. (PTBL3);
  3. Governança corporativa Portobello Grupo S.A. (PTBL3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações PTBL3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Portobello Grupo S.A. (PTBL3)

A empresa passou a exportar seus produtos em 1981, tornando-se uma empresa de capital aberto uma década mais tarde. Já em 2015, com o lançamento da marca Pointer e início das operações em Alagoas, foi concretizado a Portobello Grupo (PBG).

Destaque é o projeto Officina Portobello, nova marca da companhia (2016), com soluções únicas na arte da porcelanato, com o objetivo de compor o mix das lojas Portobello Shop.

Atualmente a Portobello Grupo é uma sociedade anônima que atua com revestimentos cerâmicos. É uma empresa já consolidada no mercado brasileiro e pioneira no ramo em que atua, por meio do feedback direto com designers e arquitetos como forma de manutenção da sua evolução. E atua no mercado norte-americano a Portobello América desde 2018.

Modelo de negócio da Portobello Grupo S.A. (PTBL3)

A Portobello atua focando tanto no fornecimento de revestimento para as grandes corporações, como também no varejo. A companhia além de atender ao segmento de maior renda, nos últimos anos vem focando também nas classes de renda mais baixas por meio da fábrica Pointer.

Toda sua produção ocorre via unidades próprias e outsourcing (Brasil, China e Europa). O ramo em que a empresa atua é bastante dinâmico, com atualizações constantes, a Portobello está sempre lançando novos produtos, cerca de 20% do portfólio é renovado anualmente. Atualmente, a companhia exporta para mais de 60 países, com destaque para América do Sul, Estados Unidos e mercados específicos na Europa e Ásia.

Governança corporativa Portobello Grupo S.A. (PTBL3)

Ela está no segmento de listagem do Novo Mercado da B3 desde 2008, o mais alto nível de governança da bolsa brasileira. Suas ações compõem o Índice de Governança Corporativa (IGC) e o índice de Tag Along (ITAG) da B3. A Portobello é administrada por um conselho de administração e uma diretoria executiva.

Sustentabilidade

A Portobello configura sua estrutura de gestão de sustentabilidade com ações na área de responsabilidade econômica, social e ambiental. Desde 2016 a companhia publica o relatório de sustentabilidade.

Evolução das ações PTBL3 na Bolsa de Valores

Como analisar a Portobello Grupo (PTBL3)

Receitas

Sua receita é totalmente proveniente de vendas dos produtos de revestimento cerâmico, como porcelanatos, mosaicos para fachadas, peças especiais e revestimentos para paredes, mobiliários cerâmicos, louças e metais.

Custos

O preço do gás natural, que é um dos principais insumos utilizado na fabricação das cerâmicas e porcelanatos, é um ponto chave que que impacta fortemente a rentabilidade da empresa.

Ativos

A Portobello possui uma composição do ativo formada principalmente pelo caixa, pelas contas a receber, estoques, realizável a longo prazo e imobilizado.

Passivos

A maior parte dos passivos da Portobello Grupo S.A. (PTBL3) são de longo prazo e são relativos aos empréstimos e financiamento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub